CASA DO DESPEJO

Atualizado em 2017
CASA DE DESPEJO

CASA DE DESPEJO

No fórum que frequento surgiu uma pergunta  sobre o que seria a chamada Casa do Despejo ou Quarto do Despejo, constante em um anuncio publicitário de compra e venda de imóveis em condomínio de casas. Na mesma hora me lembrei de que não havia nada sobre o assunto no Blog e resolvi então criar esta postagem. 

Em relação a apartamentos, erroneamente alguns condomínios costumam chamar de "quarto do despejo" um pequeno ambiente localizado em cada andar de um prédio onde é possível aos moradores daquele andar colocar o seu lixo diário. No final do dia o zelador recolhe para a lixeira. Na verdade este ambiente nada mais é do que uma salinha de lixo, que atualmente algumas cidades proíbem sua utilização para evitar procriação de insetos. Portanto, se alguém se referir a este termo em prédios, pode corrigir porque esta errado.

Mas o que seria então uma Casa do Despejo.

É o lugar onde você pode guardar "badulaques" isto é, coisas que você não utiliza diariamente. Um tipo de depósito onde você armazena tudo o que precisa para manutenção da sua casa, do seu jardim, como por exemplo, cortador de grama, escada, caixa de ferramentes, pneu, etc, etc. Pode ter uma pia ou não.

Trata-se de um quarto ou ambiente nos fundos ou na lateral da casa principal próximo ou anexa a garagem do imóvel. Geralmente fica no fundo do terreno. Pode ser individual isto é, privativo e localizado dentro do terreno de propriedade particular ou ser coletivo, disponibilizado pelo condomínio de casas em um determinado local.

CASA DE DESPEJO

Em imóvel rural é o chamado "galpão".

Em prédios residenciais pode ser coletivo com acesso através da zeladoria e utilizado para guardar objetos dos moradores. Nos prédios atuais não é mais construída. 
O termo mais utilizado é Quarto do Despejo.

Não confunda edicula com casa de despejo. 
A edicula é uma pequena casa com banheiro e um quarto nos fundos do terreno. 
A casa do despejo tem uma única peça. Simples assim.



Comentários