👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

COMO SABER AS CUSTA PARA REGISTRAR UM TITULO


Uma das principais duvida de quem compra um imóvel é saber exatamente quanto vai gastar com a transmissão do imóvel para o seu nome. Simplesmente perguntar ao Cartório de Imóveis não vai resolver, pois cada solicitação de registro é única. Analisar tabelas também não porque temos varias taxas inclusas.

Sendo cada registro único, o Cartório de Imóveis necessita analisa-lo para assim estabelecer os valores a serem pagos pelo solicitante. Solicitante é a pessoa que leva o título ao Cartório para registro.
Título é todo documento que confere a uma pessoa um direito, podendo ser público ou privado como escritura pública ou particular, contrato de promessa de compra e venda, formal de partilha, carta de arrematação,etc. Portanto é possível ao solicitante requerer ao cartório que examine e calcule o título apresentado antes de dar entrada neste titulo para registro. Significa que por requerimento a pessoa irá solicitar ao Cartório de Imóveis que verifique o seu titulo apresentado e lhe forneça quanto custará para registra-lo.

A solicitação de exame e cálculo deve ser feita em requerimento preenchido pelo interessado com firma reconhecida onde ele deve informar estar ciente de que a analise e calculo não inclui o registro do titulo, ou seja, ele não é lançado no protocolo e assim não goza da prioridade de registro do titulo (art. 186 da Lei 6.015/73). O titulo recebido será anotado no Livro de Recepção de Titulos.

O solicitante paga os emolumentos deste requerimento no ato da solicitação. Não é um valor alto e varia devido a legislação ser estadual. Na maioria dos estados fica em torno de R$50,00. O cartório tem 30 dias para analisar e calcular.
Se o solicitante aceitar as custas, então deverá requerer a prenotação do titulo dando inicio ao registro de propriedade em seu nome.

Na prática cartorária solicita-se a prenotação do titulo diretamente devido aos riscos de não ter o titulo prenotado(dado entrada no cartório) pagando os emolumentos previstos pelo oficial do cartório e depois complementa-se o valor se necessário.
Com exame e calculo o titulo fica 30 dias no cartório para analise, sem garantia de registro do mesmo e sujeito a outra pessoa levar a registro o mesmo titulo e assim obter os direitos sobre o bem.

 MODELO DE REQUERIMENTO

ILUSTRÍSSIMO SENHOR OFICIAL DO CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS DE (CIDADE)
LIVRO DE  RECEPÇÃO Nº ____________________________
Venho respeitosamente á presença de V.Sa. requerer o exame e o calculo do(s) titulo(s), a seguir relacionado(s),
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
Declaro estar ciente de que com este ato de pedido de exame e calculo de custas, o(s) titulo(s) apresentado(s) não gozam do direito de prioridade previsto no artigo 186 da Lei 6.015/73.

Termos em que, P. Deferimento.

Data completa: cidade, dia, mês e ano

_________________________________________________
(assinatura do(a) requerente) com firma reconhecida

NOME: _____________________________________________
CPF:________________________ RG:___________________
TELEFONE:___________________
END.:__________________________________________



Comentários

  1. A imobiliaria nao quer assinar contrato, pq quem vai morar sou eu q sou freelance minha mae q é a locataria mora em outra cidade. Isso pode?

    ResponderExcluir
  2. O imóvel foi locado para sua mãe. Se ela deixou o imóvel e você se mudou para ele temos uma situação de sublocação em que é obrigatório o consentimento do proprietário por escrito para que o contrato seja passado para você. Se proprietário não concordar ele pode pedir o despejo imediato e ainda judicialmente buscar reparação contra tua mãe que sublocou o imóvel para você.

    Se sua mãe locou o imóvel para você residir, assim ficará o contrato porque sendo você free lancer nenhuma imobiliária via colocar um contrato em teu nome devido ao risco e a imobiliária tem como dever zelar pela segurança do contrato. nesta situação ou o contrato permanece em nome de tua mãe ou você desocupa pois é a imobiliária que decide se você pode ou não ser o locatário. Não há o que discutir. O credor tem o direito de escolher quem quer para seu cliente.

    Se você vivia neste imóvel com sua mãe, ele saiu e te deixou no imóvel e você é dependente dela ou seja, ela paga o aluguel e te ajuda financeiramente então a sublocação fica afastada porque entende- se que você viva com sua mãe e continua sendo familiar dependente dela e ela responsavel pela locação.

    O locador é que sempre decide quem ele quer para locatário e ele pode sim recusar transferir o contrato para o teu nome. Perfeitamente legal. Se talvez você arrume um fiador de peso, eles podem quem sabe aceitar.

    abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.