👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

MENOR PÚBERE E NEGÓCIOS COM IMÓVEIS

A saber que, menor púbere é a pessoa com faixa de idade entre 16 e 18 anos ainda não completados e que portanto não tem capacidade jurídica plena.
O menor impúbere é toda a pessoa com faixa de idade abaixo de 16 anos, considerado incapaz
(Código civil 2002 art. 05)

Surgiu a duvida sobre a possibilidade ou não de um menor púbere(16 a 18 anos) poder adquirir imóvel em seu nome ou assinar contrato de locação, tendo este menor, fonte de renda suficiente para assumir ambos os encargos.

A resposta é: depende de cada caso.

Se o menor púbere desejar adquirir um imóvel financiado, este não poderá faze-lo nem que seja representado por seus pais. As regras de financiamento impedem. 
A solução será os pais emanciparem o menor  e desta forma ele poderá fazer uso do financiamento.

Para compra de imóvel a vista é permitido que o menor púbere o adquira em seu nome desde que representado pro seus pais. Essa regra é válida para compra de imóvel de terceiros.
Se o menor púbere estiver comprando o imóvel dos próprios pais, devido a conflito de interesses, este menor terá que ter nomeado, um curador especial, que irá assistir este menor no ato da compra e venda.
O menor na compra e venda não pode ser representado por terceiros e nem por quem detenha sua guarda, somente por seus pais

Na doação de imóvel independente da idade do menor não é preciso nenhum tipo de representação e os pais podem doar livremente aos filhos que independente da idade são obrigados a ter CPF (cadastro da pessoa física) para receber a doação.

Na locação de imóvel residencial o menor púbere não pode ser locatário ou locador salvo se tiver um representante legal que pode ser seus pais ou terceiros munidos de procuração pública.

Apesar de ser relativamente capaz, em relação a imóveis, o menor de 18 anos e maior de 16 anos ainda precisa estar assistido por seus pais ou representado por seus representantes legais.



Leitura

Comentários

  1. Podemos realizar a venda para um menor púbere apenas assistido por um dos pais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rejane, é obrigatório ser assistido por ambos com alvará judicial de venda.

      http://www.irib.org.br/noticias/detalhes/compra-e-venda-menor-imp-uacute-bere-representa-ccedil-atilde-o

      abraços

      Excluir
    2. Desculpe, alavará somente no impubere.

      Excluir
  2. olá, um menor pubere pode morar num apartamento alugado pela mãe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sem problemas. Sua mãe aluga em nome dela para você residir. Você constará com seus dados como usuária do imóvel e sua mãe como locatária e principal pagadora e não haverá solidariedade entre ambas ou seja, sua mãe responde por todo o contrato. deve constar em clausula especifica.
      Abraços

      Excluir
    2. obrigada!!

      Excluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.