👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

QUANDO NÃO SE PODE USAR O FGTS NA COMPRA DE IMÓVEL


foto do interior de uma casa mostrando parte da sala em estilo rústico.

QUANDO NÃO SE PODE USAR O FGTS NA COMPRA DE IMÓVEL

O uso do saldo do FGTS ( Fundo de Garantia Tempo de Serviço) na aquisição da casa própria tem regras definidas e situações em que seu uso não é permitido.

Quando a norma do FGTS não permite o uso na compra da casa propria.

Há casos em que a lei não permite que o adquirente use a sua conta do FGTS para aquisição de imóvel, são eles:

  • Quando você tiver outro imóvel financiado em qualquer parte do Brasil, não poderá usar o fundo na compra de novo imóvel.
Não omita informações do banco na hora de preencher o cadastro de financiamento. Quem tem financiamento imobiliário, tem seu CPF (Cadastro Pessoa Física) no cadastro nacional de mutuários.

  • Quando tiver mais de 40% da fração ideal de outro imóvel.
Se você tem um imóvel ou um percentual deste que, corresponda a mais de 40% deste imóvel,o uso do fundo fica proibido.

  • Quando for proprietário de terreno urbano edificado (com construção).
Terreno com construção em cima, é considerado imóvel apto para moradia e portanto o Fundo não pode ser solicitado em nova compra de imóvel. Se o terreno for limpo a utilização é possível.

  • Quando for para aquisição de imóvel que não seja residencial
Imóvel comercial ou industrial não permite que se use o fundo, mas em imóvel misto a parte residencial pode utilizar o saldo do fundo.

  • Quando for proprietário de imóvel residencial recebido de herança ou doação sem cláusula de usufruto.
O usufruto transfere para quem o instituiu, o direito de usar e colher os frutos do imóvel até morrer(vitalício) e assim, o nu-proprietário que recebeu o imóvel em doação, poderá usar o fundo na compra de novo imóvel, mas o usufrutuário não poderá fazer o mesmo, pois detém o direito de uso vitalício do imóvel doado.

  • Quem financia ou adquire à vista imóvel até R$ 1.500,00 Mil reais.
O limite de uso do fundo é para compra de imóveis até 1.500,00 mil reais, acima disso não é permitido.

  • Quando for para aquisição de imóvel de lazer na praia ou campo incluindo sítios, chácaras.
Se a aquisição é em município onde a pessoa trabalhar exercendo sua profissão e residir, poderá ser analisada a possibilidade de compra.

  • Quando o vendedor usou o seu FGTS na compra do imóvel adquirido a menos de 03 anos.
Atenção com este item. Ao se interessar pela compra de um imóvel, pergunte ao vendedor quando ele adquiriu o bem. Se ele comprou a menos de 03 anos e usou o saldo do FGTS na compra, você não poderá usar a sua conta. A regra visa a evitar fraude, onde a pessoa compra usando seu Fundo e logo em seguida vende para ter todo o dinheiro disponível.

  • Quando a aquisição é para moradia dos familiares ou parentes.
É obrigatório que a compra seja para o titular da conta do fundo.

  • Quando a amortização extraordinária do saldo devedor for menor que 12 vezes o valor da prestação na data da solicitação.
È obrigatório que o valor depositado na conta do fundo seja superior a 12 vezes o valor da parcela atualizada.

  • Quando houver prestações do financiamento em atraso.
Não é permitido o uso do fundo para pagar parcelas não quitadas do financiamento e sendo assim, para usar o fundo e diminuir o saldo devedor, ou pagar algumas parcelas, os pagamentos tem que estar em dia.

  • Quando o financiamento for feito fora do SFH como, por exemplo, no financiamento feito pelo SFI (sistema financeiro imobiliário ).
O fundo somente pode ser usado quando a compra for por financiamento dentro do sistema financeiro habitacional. Em banco privado através do Sistema Financeiro Imobiliário, não é permitido o uso.

  • Na compra de imóvel sem habite-se.
Toda a documentação do imóvel a ser adquirido tem que estar em dia. Se a construção é ilegal o uso não é permitido. Exclui desta regras os imóveis na planta provenientes do crédito associativo, minha casa, minha vida e os que a Caixa é gestora dos recursos.

  • Na construção de imóvel em terreno próprio.
Neste caso o uso não é permitido, mas se você adquirir terreno em que será feita construção através de cooperativa, consórcio ou outra forma de construção, via projetos sóciais do governo, o uso poderá ser autorizado.

Leia também:


Fonte: www.cartilhadofgts.com.br

Comentários

  1. Boa tarde, pretendo iniciar um financiamento via modalidade FGTS, mas fui informado pela Caixa que não posso utilizar essa modalidade devido eu morar em São Paulo e o imóvel esta localizado em Santos. Eu já estava ciente de que não poderia usar o FGTS devido a regra, mas não posso utilizar a carta de credito? Na caixa foi dito que essa modalidade tem um juros menor e segue a mesma regra de que se eu fosse utilizar o FGTS. Eu estou no empasse pois duas agencias da Caixa disseram que não pode, mas dois correspondente de Santos estão dizendo que pode sim. No manual que tem no site da caixa ( MANUAL_DE_MORADIA_PRÓPRIA_22_04_14 ) não consegui encontrar essa regra que diz sobre a carta de credito. Sabe dizer quem tem a informação certa ou indicar um link que fala sobre isso? Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego Dimm.
      Na carta de crédito FGTS tem outras tantas regras incluindo o valor do imóvel a ser comprador que varia de acordo com o numero de habitantes da cidade onde vais compra-lo. A regras de morar na cidade não tem mas tem que estar proxima das capitais e como Santos esta longe da capital o banco tem razão.
      abraços

      Excluir
  2. Olá meu marido tem um imóvel antes do casamento já quitado ... e agora queremos ter o nosso , estamos casados em comunhão parcial de bens . Consigo usar meu fundo certo ?

    Só tem um porém , e que trabalho em São Paulo Capital , e pretendemos morar na Praia Grande que são 80 km do meu trabalho , vamos alugar a princípio por um ano para ver se nos adaptamos e ele vai montar o escritório dele na baixada para melhorar os negócios , após essa adaptação vamos comprar , o que me preocupa é distância gasto 1:15 h de carro ,80 km eles liberam o fundo de garantia ? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yone Granjeira

      Eu acho, não tenho certeza, que Praia Grande é região metropolitana considerada limítrofe a SP o que permitira o uso do FGTS principalmente se completarem um ano morando lá. Não sou de SP por isso não tenho certeza mas lembro que alguns anos atrás estavam para modificar isso.
      Abraços

      Excluir
  3. Boa noite.
    Eu e meu namorado estamos comprar um terreno a vista é gostaria de usar meu FGTS para pagar parte do valor.
    Consigo usar meu FGTS para adquirir um terreno ? Preciso comprovar que já irei construir assim que adquirir?
    Que tipo de opcao eu tenho para este caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. É possível usar o fundo na tua metade do terreno. Os outros critério dependem do que o banco vai analisar.

      Excluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.