/>

10/02/11

O MOFO EM IMÓVEIS LOCADOS



Tenho lido em fóruns muitas perguntas relativas a discussões entre proprietário e inquilinos a respeito do mofo em imóveis locados. Na maioria dos casos o inquilino quer que o locador resolva o problema que ele julga ser responsabilidade do mesmo. Cabe aqui algumas considerações a respeito o qual posso falar com conhecimento de causa por residir em um imóvel que apresenta este tipo de problema em todos os invernos.

Cada estado tem suas peculiaridades. Alguns são estados onde o clima é muito seco como Brasilia(DF), outros são estados onde o clima é mais úmido como o Rio Grande do Sul. Normalmente cidades que tem rio são cidades mais úmidas e o mofo no inverno é constante.
Em regiões muito quentes compradores de imóveis tem preferência por imóveis com aberturas voltadas para o lado sul da cidade evitando assim que o sol bata diretamente no imóvel tornando-o insuportavelmente quente. Em cidades onde o clima é frio compradores preferem imóveis voltados para o leste - norte - oeste onde o sol bate diretamente no imóvel tornando-o mais aquecido. Em cidades com clima variado a posição leste/norte é a ideal, nem muito quente no verão, nem muito frio no inverno. Estas são observações que todo o construtor esta atento mas nem todo comprador ou locatário de imóvel residencial ou não residencial percebe na visita ao imóvel antes de fechar o contrato. 

Todo o imóvel localizado em cidade onde o inverno é rigoroso, chuvoso e  muito úmido, esta sujeito a apresentar mofo em suas paredes, armários, roupas e sapatos. Quando este imóvel tem suas aberturas voltadas para o lado Sul da cidade o problema pode se agravar exigindo do morador um cuidado especial durante o inverno. É o caso de muitos imóveis locados. Convenhamos que locatário sempre busca um imóvel com melhor preço e assim visita vários imóveis  de mesmo perfil e acaba por ficar com o que tem o aluguel mais barato. Logicamente tudo tem seu preço e com certeza este imóvel é mais barato por algum motivo. A posição Sul do imóvel é um dos motivos que o leva a ter aluguel mais barato.

Todo o imóvel voltado para o sul apresenta problema de mofo pois recebe no inverno quase nada de sol o que o torna um imóvel muito frio e no verão sol suficiente para torna-lo muito quente. Este é um dos principais defeitos de um imóvel com sua face para o Sul mas nada que não possa ser resolvido. Quem faz uso de ar-condicionado não sentirá tanto o problema.

O mofo surge do excesso de umidade, basta alguns dias com chuva e muito frio para que manchas escuras comecem a aparecer, nas paredes, armários, guarda roupa, roupas de couro e sapatos. Começam com pequenos pontinhos que vão se juntando e quando se percebe o mofo esta instalado. Muitos não dão bola para o assunto até que as paredes fiquem tomadas, aí sobra sempre para o proprietário. Cabe informar que mofo pode provocar problemas de saúde então vamos tratar de limpar os imóveis.

O mofo é provocado pelo clima e em sua maioria basta manter a casa arejada e as paredes limpas para que ele se mantenha longe de você. Se você é daquelas pessoas que não gosta muito de limpeza com certeza suas paredes ficarão como as da foto desta postagem aí não adianta reclamar com o proprietário pois suas paredes mofaram porque você não deu a mínima para elas. Assim como nenhum proprietário pode ser responsabilizado por um alagamento provocado por uma tempestade também não pode ser responsabilizado pelo mofo no imóvel, é dever do inquilino a limpeza  conservação do mesmo e você não o locou com as paredes mofadas. hoje o mercado dispõe de muitos produtos que facilitam a limpeza, dificultam a formação do mofo e mantém o imóvel livre do problema.

Há casos em que o mofo é responsabilidade do proprietário e estes casos é quando este mofo provém de uma infiltração na parede do imóvel ocorrida por vazamento de encanamento do imóvel ou do imóvel vizinho. Neste caso com certeza é dever do proprietário do imóvel consertar o vazamento e os danos causado a pintura do imóvel pois quando ocorrer vazamento nem sempre a limpeza resolve o problema necessitando as vezes de refazer a pintura.

Resumindo: o mofo é problema resolvido facilmente com o produto certo. Na prática água sanitária mantem as paredes limpas por um bom tempo. Siga as dicas do site abaixo e evite situações desnecessárias com seu locador. Na hora de locar um imóvel lembre-se da face voltada para o sul.


6 comentários:

  1. Olá Maria tudo bem! peço desculpas por estar entrando em contato com você por aqui, acabei me esquecendo de marcar seu e-mail estou precisando da sua ajuda, arrumei um estágio na MRV engenharia fiquei até feliz porque vou ser treinado e remunerado "claro se vender" mais o problema é que tenho que me desprender do meu atual trabalho gostaria muito dá sua ajuda, uma opinião de alguém realmente experiente fiquei muito interessado após a entrevista mais ao mesmo tempo a pergunta de alguém sem nenhuma experiência será que vou vender mesmo e garantir o meu no fim do mês
    Desde já agradeço e me despeço
    Ass:Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Oi Rodrigo.
    a resposta que você quer não posso te dar. É uma profissão muito dificil.
    conheço pelo menos 20 corretores novos e somente 01 vendeu antes de 6 meses.Essa resposta vai depender do teu empenho, conhecimento e trabalho, muito trabalho.Hoje até esta mais fácil devido a oferta e procura mas mesmo assim não é tão fácil quanto parece.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. ol'a Maria! td bem?
    Desculpe-me tambem por estar entrando em contato por aqui! vc teria como me passar seu email para que eu possa sanar umas duvidas?! preciso muito de ajuda de alguem e n sei pra onde correr nem pra onde ir. POr favor!
    Obirgada!
    Meu email 'e cris.tesima@gmail.com poderia me enviar um email?
    Obrigada

    bijuks

    ResponderExcluir
  4. Olá, cheguei até aqui através do yahoo respostas, aquela que você deu no http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081124082259AAESO5T

    É contrária ao nosso ordenamento jurídico, pois a importância cobrada pelo Cartório para preenchimento de uma guia de ITBI contraria o art. 7º, inc. II, da Lei nº 15.424/2004 (Lei de Emolumentos do Estado de Minas Gerais).

    ResponderExcluir
  5. Prezados,

    Já existe tecnologia para elminar mofo,bacterias e fungos,acaros.

    Deem uma olhada www.supersan.com.br

    Grato !

    ResponderExcluir
  6. Oi Rodrigo, obrigada pela indicação, visitarei o site com certeza. Fica cada vez mais fácil manter um imóvel hoje em dia com as facilidades que aparecem.
    abraços

    ResponderExcluir

Meu Blog é democrático e criticas só virão a aperfeiçoar seu conteúdo. Fique a vontade para criticar, elogiar, sugerir ou implorar, eh,he,he.
Criticas ofensivas serão apagadas, criticas construtivas serão mantidas,
Se teu comentário não for respondido em 24 horas, envie um Email pois posso não ter recebido a notificação de que foi postado.

DÊ PREFERÊNCIA EM ME ENVIAR UM EMAIL

EMAIL: mcamini150@gmail.com