IR - ANO-BASE



Parece algo simples de entender mas para quem nunca teve contato com o Imposto de Renda até mesmo o mais simples termo pode confundir ou complicar. Perguntas simples nem sempre são explicadas nos sites de dúvidas e acabam por gerar mais dúvidas, afinal nem todos sabem utilizar os sites de busca para pesquisas.
Aqui no meu Blog o termo mais simples pode sim virar uma postagem. Este é o objetivo, informar.

Em noticias variadas se lê o termo "declaração de Renda 2013 ano base 2012" e é justamente aí que muitos perguntam: Como assim, "Ano-Base"?

Para que você declare seus rendimento é necessário um período em que você os receba(suas receitas) e é também neste período que você tem suas despesas(seus gastos). Este período é o que chamamos de Ano-Base. Resumindo, o Ano-Base é o ano anterior ao que você faz sua Declaração de Renda. Também é chamado de "exercício". Se você ouvir ou ler "exercício 2012" significa "Ano-Base.

Quando dizemos "Imposto de Renda 2013", informamos que no ano de 2013 em data determinada, o contribuinte irá informar todas as suas receitas e despesas efetuadas no ano anterior, isto é, no ano de 2012 compreendendo o período de 01 de Janeiro de 2012 a 31 de Dezembro de 2012.

Sempre que você ouvir o termo "Ano-Base" saiba que estará  sendo referido o ano anterior do primeiro ao último dia do ano.

Comentários