DOC DE ALUGUEL - EXTRAVIO



DOC DE ALUGUEL - EXTRAVIO

O aluguel pode ser pago de várias formas diferentes determinadas pelo Locador do imóvel (proprietário ou seu representante legal) no contrato de locação.
São elas:

- boleto bancário(opcional)
- na imobiliária
- direto ao proprietário
- débito em conta corrente
- depósito bancário(TED, DOC, depósito direto em conta)

A maioria dos contratos de locação, pelo menos os bem feitos, informam em cláusula específica o lugar onde o aluguel deve ser pago e a data do vencimento. Esta mesma cláusula informa que o não recebimento do boleto de pagamento não exime o Locatário de pagar o aluguel na data do vencimento e local indicado.

A cláusula evita que o locatário protele o pagamento após o prazo de vencimento alegando não ter recebido o boleto de pagamento e sendo assim por não ser sua culpa ele não deve pagar multa e juros por atraso.

No caso do Doc (boleto)  ele pode ser gerado e remetido ao locatário pela imobiliária ou pelo banco recebedor do aluguel. Há casos em que o Doc extravia ou chega após o prazo de vencimento sem culpa do locatário.

O que fazer se o Doc (boleto) bancário não chega?

O locatário deve antes do vencimento, entrar em contato com o locador para comunicar que o Doc não chegou, obter o valor correto a ser pago e solicitar o que deve ser feito.

Quando o aluguel é administrado por imobiliárias o locatário tem a opção de pagar na imobiliária ou solicitar novo Doc(antes do prazo de vencimento) pelo correio ou via meios eletrônicos.

Quando o aluguel é pago direto ao proprietário deve-se entrar em contato para solicitar onde pagar e como.

É certo que o Doc costuma sempre chegar com 05 dias de antecedência do vencimento, praxe utilizada pelas imobiliárias, se não chegar o locatário deve ficar atento.

O locatário não deve ficar inadimplente sob o argumento de que não recebeuÈ seu dever comunicar que o mesmo não chegou e é seu direito não pagar multa e juros se por negligência de terceiros o mesmo após o comunicado, não chegar.

As imobiliárias tem diversas formas de pagamento quando ocorre este tipo de problema que são:

- enviar novo DOC com novo prazo de vencimento
- enviar via Email no mesmo dia
- permitir débito direto na conta da imobiliária
- enviar via motoboy novo recibo
- solicitar pagamento na imobiliária.

Se seu Doc não chegar entre imediatamente em contato com o locador, não deixe para o último dia e evite transtorno. 

ATUALIZADO EM 2017

Comentários

  1. Muito grato Ângela pela sua disponibilidade e vontade de servir ao próximo. Era leigo np assunto mas estou ficando esperto. Agradeço.

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    1. Que bom Lemuel, fico contente em saber que o blog há 10 anos vem auxiliando as pessoas a entenderem melhor como funciona os diversos campos do ramo imobiliário. abraços

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