👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

BUSCAR IMÓVEIS PELO ENDEREÇO

BUSCAR IMÓVEIS PELO ENDEREÇO

As vezes, a pessoa precisa verificar a situação de um imóvel e somente possui o endereço completo deste. A principio, o endereço completo é suficiente para fazer a busca do imóvel e verificar a matricula atualizada do mesmo.

Há casos em que esta busca não é possível e assim o número da matricula é fundamental para localizar o imóvel nos arquivos do Cartório de Registro de Imóveis. Para que um imóvel seja localizado pelo endereço necessário é que tenha cadastro municipal com incidência de IPTU e esteja com seus dados todos atualizados na matricula.

Sempre que houver alguma alteração nos dados do imóvel o proprietário deverá solicitar através de requerimento próprio do Cartório de Imóveis a devida alteração para assim manter os dados atualizados.

Se o proprietário não atualizar os dados e houver alguma alteração quanto a nome de rua, número, CEP, etc, o cartório não conseguirá localizar o imóvel baseando-se no endereço, obrigando o solicitante a proceder a busca apresentando o número da matricula imobiliária.

Existem cartórios que se negam a fazer este tipo de busca exigindo o número da matricula imobiliária. Insista com o funcionário do Cartório porque o mesmo tem um Livro nº 4 (indicador Real) onde todos os imóveis da serventia são cadastrados neste livro pelo endereço, portanto a busca é possivel. Se mesmo assim houver negativa faça uma reclamação escrita ao juiz que responde pelo cartório. existem exceções que são os imóveis públicos de invasão que não possuem endereço e portanto resultarão me busca negativa.

Atualizado em 2017

Comentários

  1. Posso descobrir o nome do proprietario de um imovel na internete pelo endereço do imovel?

    ResponderExcluir
  2. Não, não é possivel. o proprietário pode ter apenas o contrato de compra e venda e não ter ainda a escritura, portanto o ideal é que seja solicitado n9o Cartório de imóveis uma Certidão de propriedade imobiliária.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Ói maria Angela! Uma pergunta: Um terreno foi dado em doação para uma prefeitura,foi criada uma lei específica para isso. No entanto os quiosques e uma casa que ficavam sobre o terreno permaneceram em nome dos antigos proprietários (esta escrito na tal lei). Como posso saber ou me informar a quem pertence estes imóveis? Consigo pela internet ou telefonema? É que a cidade é muito longe de onde moro.Penso em me mudar para lá e alugar os quiosques e a casa...obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Olá. solicite no cartório de imóveis da cidade uma matricula imobiliária. nela constará o direito de superfície e em nome de quem ele está. È reciso apenas o endereço completo do terreno.

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Ten doi falsos corretores negociando lotes de uma imobiliaria falida isso e possivel?

    ResponderExcluir
  6. Oi Jonatas Souza, se a imobiliária faliu e tinha bens estes bens pertencem a massa falida da empresa,s e eram de terceiros os que se dizem corretores não podem negociar salvo se tiverem procuração do proprietários dos terrenos.
    solicite a quem se identifica como corretor que ele te apresente a carteira do CRECI e a autorização de venda do proprietário que o habilita a negociar os terrenos. abraços

    ResponderExcluir
  7. boa tarde tenho interesse num terreno, ele está abandonado a muitos anos, queria saber como localizo o proprietário só tenho o endereço do terreno como faço? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, com o endereço completo procure o cartório de imóveis da região e solicite uma certidão de propriedade imobiliária. virá o nome do proprietário.
      abraços

      Excluir
  8. Olá meu pai era caseiro de uma casa próximo a Barra da Tijuca e agora no dia 24veio a falecer.. pelo que sei os donos do imóvel foram morar nos Estados Unidos como faço pra descobrir alguém pra avisar que meu pai faleceu e pra eles poderem por um outro caseiro ne..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sinceramente não sei como vais fazer. Teu pai devia ter anotado alguma forma de localização dos proprietários. Como ele recebia salário, como recolhiam os impostos referentes ao teu pai, quem pagava luz e água e demais despesas. Tem que haver um procuradora por aqui.
      abraços

      Excluir
    2. Entre em contato comigo, poderei ajudá-lo.

      Excluir
  9. Olá, como faço para descobrir novo endereço e nome de uma empresa(Imobiliária), ela me deve um valor x, mudou e não deu nenhuma informação da nova localização e novo nome...???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, deve ter mudado a razão social mas o CRECI juridico continua o mesmo, solicite ao CRECI do estado o novo endereço.Podes dar parte dessa imobiliária.
      abraços

      Excluir
    2. Obrigada!!

      Excluir
    3. Por gentileza, o imóvel dos meus pais, está na acrópole, sem os nomes deles, eles são falecidos, como fazer pra colocar no nomes deles,

      Excluir
    4. Na verdade, tem uma advogada, que tava no resolvendo uns problemas da casa, por ter herdeiros, ela sempre, falava, que tinha umas dívidas, pra pagar para acrópole, para poder passar o nome do proprietário, como não entendo , preciso estar informada, se por acaso a casa for para leilão, ela pode usar com má fé,

      Excluir
    5. Na verdade, a casa não tem escritura, apenas contrato de compras e vendas,

      Excluir
    6. Oi Maria Aparecida, te respondi via Email.

      Excluir
  10. Olá querida Maria! queria saber se o titular do IPT e o mesmo proprietário da escritura do Imóvel. Ou o titular do IPTU pode ser um ea escritura pode estar em outro nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. o titular é quem consta com o nome na matricula. O IPTU pode estar em nome de quem tem apenas a posse ou o usufruto do imóvel. Só é dono do domínio do imóvel quem constar o nome na matricula imobiliária.
      abraços

      Excluir
  11. Preciso saber quem é o proprietário desse imóvel rua Antônio v.m.rezende,212 planalto do sol Sumaré







    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ATENÇÃO: não faço buscas de propriedade imobiliária por email, vocês tem que ir ao cartório de imóveis da zona de endereço do mesmo e pedir uma certidão de propriedade imobiliária.

      Excluir
    2. Boa tarde, sou corretor de imóveis aqui em Sumaré caso precise de assessoria e acompanhamento conte comigo. Rogério Elias (19) 991677811- CRECI 157474. Att.

      Excluir
  12. Boa noite quero comprar uma terreno com uma casa só que é de posse, a casa já existe a uns 20a e já teve 2 donos e eu será a terceira o que eu tenho que saber antes de fechar negócio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tens que pedir a eles os contratos anteriores para que te seja vendida a posse e assim poderes já entrar com usucapião deste imóvel. No contrato de venda deve constar que eles transferem o direito da posse adquirida na data xx de cada um para completar estes 20 anos.
      abraços

      Excluir
    2. Olá Maria Angela
      Tem uma casa que quero compra mais não acho o proprietário do imóvel oque devo fazer ate porque a casa parece esta muito tempo sem uso e está abandonada

      Excluir
  13. Olá Maria, preciso muito de sua ajuda.. minha má e tem um terreno na praia que comprou de uma determinada pessoa...ela tem esse terreno construído a mais de 6 anos, tem água e luz no nome dela.. mas cm esse terreno é na praia ela só vai de vez em quando.. ao chegar lá no meio deste ano tem umas pessoas morando lá ... invadiram... minha má e foi na delegacia e eles apresentaram uma escritura, mas nessa escritura não especifica a casa da minha mãe, mas ela disse que a casa da minha mãe está dentro do terreno dela.. pode isso mesmo o terreno da minha má e sendo murado e tudo... nós estamos achando que a escritura dela é falsa... isso é possível? Por favor nós ajude, sabemos que tem alguma coisa errada nessa história, mas não sabemos por onde começar... Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. É possivel ser falsa como é possivel que quem vendeu para sua mãe tenha vendido novamente se era o proprietário na matricula o que é estelionato. sua mãe deve ter o IPTU em nome dela então procurem imediatamente um advogado para entrar com reintegração de posse. Se essa escritura for original é problema sério pela frente.

      abraços

      Excluir
  14. Boa noite, vi seus comentários e me esclaresseram bem. Parabéns. Gostaria de saber se posso comprar um terreno que possui contrato de compra e venda do atual e de mais dois antigos donos. Eu terei como regularizar definitivamente? Tenho como saber se ele possui rgi em nome de alguém ou se ainda não possui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o endereço do imóvel solicite matricula atualizada no cartório de imóveis para verificar a situação e a comprovação de todas as posses bem como IPTU quitados dos últimos 5 anos. cuidado com este tipo de compra pode ser área verde que não tem como regularizar

      Excluir
    2. OLá Maria o q significa are verde

      Excluir
    3. Acredito que seja área rural.

      Excluir
    4. Essa pergunta foi de 2020, ele deve ter perguntado via email e esqueci de apagar a que estava aqui. área verde é área pública. Uma praça, um morro, um caminho ou qualquer lugar que pertença ao município, estado ou União, seja na área urbana ou rural. Obrigada pelo comentário. Essa postagem precisa ser atualizada.
      Abraços

      Excluir
  15. O cartório disse que não pode informar o proprietário, a não ser que tenha matrícula, no caso quero comprar ou alugar a casa, que esta parecendo abandonada, se eu soubesse quem é o proprietário não precisaria disso. Fiquei de mãos atadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peça ao cartório uma certidão de propriedade imobiliária e forneça o endereço completo do imóvel, não precisa numero da matricula ou esse cartório é muito antigo e criou dificuldades por nada.
      Abraços

      Excluir
    2. Eu também tentei pesquisar no cartório se o terreno que estou pretendendo comprar é de propriedade pública ou particular. E no Cartório eles me disserem que só fazem a busca de terrenos registrados. Para imóveis sem escritura, a busca tem que ser feita na prefeitura.

      Excluir
  16. como descobrir a localizaçao de um terreno pelo nome do proprietario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, solicitando uma certidão de propriedade imobiliária no cartorio distribuidor da cidade.
      abraços

      Excluir
  17. Boa noite. Estou sendo cobrada judicialmente por atraso de IPTU de um apto que devolvi em 2008. O que devo fazer para solicitar que a prefeitura retire o meu nome de cobrança do IPTU, já que o imóvel não pertence a mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, já passou mais de 5 anos, teu advogado tem que pedir a extinção do processo pois a divida já caducou. Se devolveu o imóvel deves comprovar que não é mais teu, a prefeitura não tem como adivinhar que um imóvel foi devolvido ou vendido por contrato se não constar na matricula. Se era de cooperativa procure a mesma para retirar teu nome. Cabe uma ação por danos ao teu nome, consulte um advogado.
      Abraços

      Excluir
  18. Gostaria de saber se vc pode tirar uma ônus Reais na cidade do Rio de Janeiro, de um imovel na Rua Antonio Bsilio, Tijuca, RJ. E qual o preço.
    Tambem gostaria de saber o preço de uma certidão de propriedade do mesmo imóve. Favor mandar e-mail para cinezio222@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cinezio, sou de Porto Alegre, RS, só tenho como fazer este serviço para imóveis daqui.
      abraços

      Excluir
  19. Boa noite!
    Tem um terreno abandonado, como faço para saber se tem matrícula ou/e proprietário um terreno?
    Sendo que sei nome da rua, mas não sei o número?
    Como devo proceder?
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clovis

      Tens que conseguir o número para poder pelo endereço verificar no cartório de imóveis quem é o dono. Se não tem numero pode ser terreno público e aí não tens como fazer usucapião. converse com vizinhos para saber mais sobre o terreno.
      Abraços

      Excluir
  20. comprei um lote escriturado ha 20 anos fizemos contrato de gaveta. o antigo proprietario mudou e já procurei de todas as maneiras. existem empesas confiaveis para achar essa pessoa? contrui uma casa enorme tenho luz, agua tudo em meu nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizabeth. Se tens o nome completo e CPF dele podes tentar localiza-lo em consulta pela internet. Já procuraste somente na cidade ou estado e restante do país? Se tens nome e CPF, existe o site da Fenix que podes procurar endereço em rede nacional. Abraços

      Excluir
  21. Boa noite comprei um terreno em Pernambuco com escritura de posse depois de 3 meses fui cercar mais um vizinho disse q o terreno tinha dono era um policial para mim tímida disse q ele tinha documentos escritura definitiva mas não vi até agora é o q q fasso me dê uma luz por onde começar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexsandro, procure urgente um advogado, você pode ter sido vitima de estelionatários. Se ele é dono oficial é só tirar uma copia atualizada da matricula do terreno no cartório de imóveis que erá o nome dessa pessoa que se diz dono. Se estas residindo no terreno não sai sem ordem judicial.
      Abraços
      Abraços

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite como posso ajudar minha avó de 66 anos aposentada por invalidez(def.metal) a deixar um testamento dividindo seus bens com duas filhas e eu e meu irmão no caso netos dela. Minha vo tem uma casa e no terreno as duas filhas construíram suas casas minha vo pode deixar em testamento a casa dela pra mim e meu irmão? E a casa dela ta sem documento pq no tempo deu uma inxete e ela perdeu,ela me disse que era um documento de compra e venda do antigo dono da casa como posso ajuda la. Obgda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria.
      sua avó pode dispor livremente de 50% dos bens então o ideal é que as filhas assinem concordando com este testamento. Procurem um cartório de notas para se informar porém a documentação do imóvel tem que entrar com usucapião se era contrato particular.
      Abraços

      Excluir
  24. bom dia,
    meu nome é DAIANA.Tenho umas duvidas,meu pai é aposentado,é alcolatra,tem problemas de saúde,mora sozinho.Porém,tem uma pessoa que fica com ele so nao dorme.Moro longe, porem, tenho duvidas dessa pessoa que fica com ele,acho que ela deve ter passado os imoveis para o nome dela,sem ele perceber,pois ele nega que nao passou nada pra a mesma.Tem alguma maneira de saber se ainda está no nome dele os imoveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiana. Para que ela passe os imóveis para o nome dela é preciso que ambos compareçam a um cartório de notas para fazer uma procuração a ela dando poderes para transferir para si mesmo os bens ou então teu pai fazer as escrituras de venda ou doação para esta pessoa e sóbrio porque se o cartório identifica álcool na pessoa não segue adiante o procedimento.
      Cada imóvel tem uma matricula imobiliária arquivada no cartório de registro de imóveis do zoneamento do endereço destes. Peça a matricula atualizada de cada imóvel no seu respectivo cartório. a matricula vai trazer os dados do proprietário que deve constar o nome de teu pai. solicite a um conhecido na cidade que tire estas matriculas para você ou então peça utilizando o cartório online que é mais caro mas você verifica com exatidão. Abraços

      Excluir
  25. Olá boa tarde... Gostaria de saber se no cartório de registro de imóveis eu consigo o contacto do proprietário de um terreno que já esta abandonado a anos pois tenho interesse em compra-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não, você consegue saber quem é o proprietário e a situação do imóvel até os dias de hoje mas não vais conseguir o endereço por exemplo.
      Abraços

      Excluir
  26. Boa noite
    Gostaria de uma informacao

    O juiz obriga uma pessoa a vende seu imovel mesmo ele sendo de doacao

    Ou ele so obriga a vende com um regiatro original

    Pq minha mae so tem um papel de doacao feito pela minha avo que ainda esta viva
    Ela nao tem registro porque nao pertence a ela o registro original e de outra pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Para que o juiz autorize a venda é preciso a matricula imobiliária em nome de quem está solicitando a venda judicial. Um pedaço de papel não tem valor como doação. Se tua avó tem outros filhos a coisa complica. Se o registro não está em nome de tua avó tem que fazer usucapião deste imóvel.
      Abraços

      Excluir
  27. boa noite comprei um imóvel na mão de uma pessoa e anteriormente a mesma comprou com outra que comprou com o titular do lote com um barracão,o proprietário dono que emitiu o contrato particular de compromisso de compra e venda diz no documento ter registro na prefeitura mas nenhum de nós temos a escritura, agora quero legalizar como devo proceder da melhor maneira tendo em vista poucos condições financeira gostaria de ter a escritura mas ninguém tem o contato do primeiro dono do lote, você ´poderia me ajudar por gentileza. DESDE JÁ fico grata e aguardo! DEUS TE ABENÇÕE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lurdes

      estas compra e venda sucessivas vão te obrigar a obter a propriedade via usucapião ou então procurar o loteador que vendeu a esta pessoa o lote para ver a possibilidade que te passar a a minuta da escritura como cessão de direitos. Precisa sim dinheiro, se tens pouco dinheiro o usucapião via justiça gratuita é o melhor caminho.
      Abraços

      Excluir
  28. Olá, ótimo blog. Uma dúvida: queria alugar uma casa na imobiliaria por 6 mese, pago adiantado, mas ainda assim me exigemmum avalista. É correto fazerem isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não. Se vais quitar o contrato inteiro antecipadamente não há como pedir fiador porém se não apresentares alguma garantia não vão te locar desta forma por conta do risco de renovação automática impedindo a desocupação. o locador não é obrigado a locar com quitação antecipada.
      abraços

      Excluir
  29. Boa tarde, Maria

    eu agencio imoveis para locação geralmente eu consigo o numero do apartamento junto com o nome do edifício e endereço e vou ate o setor de
    IPTU mesmo assim não é certo que seja a pessoa que me dizem. Tem uma outra forma que possa ser amais eficaz e junto consiga também o contato ? Quando consigo o nome tenho que jogar na internet quando não consigo achar pelo facebook mas isso da muito trabalho e algumas vezes não tenho resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O melhor meio é conversando e mantendo bom relacionamento com porteiros e zeladores. eles são ótima fonte de informação. Abraços

      Excluir
  30. Olá tenho o endereço completo do imóvel mais alguns nomes gostaria de obter mais informações do imóvel tipo quem realmente é o dono dele e se tem dívidas a pagar como faço isso ? Obrigado ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi MAX, no cartório de registro de imóveis solicite uma busca pelo endereço completo e peça uma matricula atualizada. Abraços

      Excluir
  31. Olá Maria Ângela, vi seu blog por acaso e amei o modo como vc dá atenção p/ seus leitores MUITOS PARABÉNS PRA VC!

    BEM AGORA VAMOS AS DÚVIDAS... meu marido tem 5 irmãos e os pais dele morreu deixando um terreno, hoje apenas quatro dos irmãos inclusive meu marido moram no terreno cada um com suas casas distintas mas no mesmo terreno, nos queremos fazer documentação da nossa casa mas eu não sei nem por onde começar pois não temos nenhum documento de nada por favor me diz o que posso fazer para obter os documentos necessários e assegurar a propriedade da nossa casa.

    DESDE JÁ EU AGRADEÇO MUITO PELA SUA ATENÇÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia Barbosa. É preciso abrir o inventario conjunto de teus pais onde será transmitido aos herdeiros o terreno na proporção de 1/5 para cada um e as benfeitorias na mesma proporção ou da forma que for acordado por todos. è preciso que o irmão que não fez casa no imóvel se manifeste sobre o que fazer com o 1/5 do terreno dele se venda para vocês, se abre mão antes de iniciar o inventario, etc. Vão ter que chegar a um acordo. fechado o inventario vocês todos podem na prefeitura pedir a separação dos IPTU e inclusive no cartório fazer um condomínio no local para que cada um tenha escritura pública da sua casa, mas antes de tudo o inventario tem que ser feito. Abraços

      Excluir
  32. Ola, Maria Angela. Gostaria de tirar uma dúvida: Minha avó faleceu, tinha 2 terrenos como herança de seus pais, porém, o segundo terreno não está no nome dela, esta no nome do antigo dono -o qual a mãe de minha avó havia comprado o terreno-. Minha avó deixou como herdeiros, 2 filhos. Meu pai mora no terreno que esta em nome de minha avó, e meu tio no outro terreno que não está. Meu tio esta entrando na justiça para abrir inventário para separação de bens de minha avó. O outro terreno não entrará neste inventário? No caso meu pai sairá na desvantagem? Meu tio terá direito de 50% do terreno em que meu pai mora? E meu pai não terá direito no outro terreno? Há discordância da parte de meu pai, mesmo assim, ele é obrigado pela justiça a aceitar esta situação? Como podemos proceder a esta situação? Por favor, me oriente, estamos desesperados! Aguardo sua resposta. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Igor
      Procurem um advogado, os dois imóveis tem quer ser partilhados mesmo que não tenha documentação. O imóvel de seu tio será regularizado por usucapião.
      Abraços

      Excluir
  33. Olá, gostaria de tirar uma dúvida, eu e minha família moramos a mais de 20 anos em uma casa mas não temos o documento , só que uma vizinha antiga diz que onde moramos é um lote grande que nele há 3 casas ou seja são 3 donos gostaria de saber como faço para dividir esse terreno e registrar no nome do meu pai tudo bem direitinho como deve ser ? Por onde posso começar?
    Por gentileza me de uma luz ,desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tem que ser feita uma análise da matrícula imobiliária desse lote, quem tem o domínio, quando foi adquirida as posses para todos juntos por usucapião adquirir a propriedade e dividir se a lei municipal permitir. Comecem pesquisando a matrícula no cartório de imóveis.
      Abraços

      Excluir
  34. Olá, gostaria de saber quem é o proprietário de um terreno, mas não tenho nenhuma informação a não ser o endereço. Há um jeito fácil de saber e há custo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, com o endereço completo procure o cartório de imóveis da região e solicite uma busca pela matrícula imobiliária. Alguns cartórios dizem que não fazem a busca pelo endereço mas insista. TemTcusto madmnão vostumaxser caro. Abraços

      Excluir
    2. Obrigada, vou tentar.

      Excluir
  35. Boa tarde ,Preciso descobrir antigos donos e cnpj ,mas só tenho endereço ,como consigo ?

    ResponderExcluir
  36. Olá gostaria de saber o esposo da minha cumadre comprou um imóvel mais o contrato de venda foi de gaveta e o mesmo faleceu e ela conhece a propietaria que vendeu o imóvel.sendo que o sogro passou o relógio da luz para nome dele e da água com a antiga propietaria ela pode passar para nome dela o imóvel? Qual procedimento minha cumadre pode fazer para legalizar no nome dela já que a antiga propietaria não deu tempo de passar para o falecido esposo e o país do falecido tem esse direito de ficar com imóvel ? Ou ela fica na forma da lei sendo a portadora da escritura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A esposa é herdeira e se não tem filhos os pais também herdam então ela deve procurar um advogado e abrir inventario para garantir os direitos.
      Abraços

      Excluir
  37. Moro na casa a 20 anos, 19 anos pago o IPTU , não tenho o contrato da casa, estava abandonada e apossei , o dono nunca apareceu. Posso dar entrada como usucapião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim já tens o direito de usucapião. Procure a Defensoria Pública para entrar com a ação, o advogado analisará se estas enquadrada em todas as situações que permitem buscar a propriedade do imóvel. Abraços

      Excluir
  38. Respostas
    1. Com o endereço completo, procure o cartório de imóveis da região e peça a matricula imobiliária do terreno para verificar a situação. Se não houver matricula é área verde e não há como fazer usucapião.

      Excluir
  39. Boa noite, Maria Ângela. Vamos lá, meu pai tem um terreno muito grande, E mora lá a mas de 40 anos, porém o irmão dele mora ao lado, E insiste dizer q o terreno era dos pais deles, sendo q o terreno meu pai invadiu e deu um pedaço pra esse irmão. Esse irmão agora , quer pegar um pedaço do terreno alegando ser herança. Oq fazer? Meu pai não tem escritura, a única coisa q tem e uma conta de luz comprovando a moradia dele a mas de 30 anos. Oq fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, teu pai não pode permitir e tem como provar estar na posse do imóvel, então procurem um advogado urgente para entrar com usucapião que ele já tem direito. O irmão não tem como provar a posse dos pais.
      Abraços

      Excluir
  40. Preciso localizar o proprietário do imovel, para regularizar a documentação. Tenho o nome . Tenho a certidão do cartório, mas não consigo o telefone e endereço para procura-lo. Como fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, normalmente se faz a busca pelo CPF para tentar localiza-lo, se ela está ativo em lojas, banco e comércio em geral os dados estarão atualizados mas não há garantias. Faça cadastro no Serasa Experian.
      abraços

      Excluir
  41. Boa tarde ,meu sogro e minha sogra sao falecidos e tem um terreno pra herança so que nao descobriu em nome de quem tava o terreno e nem sab em que cartório ,como descobrir ?pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tem que fazer a pesquisa em nome de ambos em todos os cartórios de imóveis da cidade. É a única forma de achar. Abraços.

      Excluir
  42. nossa familia mora num terreno que pertencia a um primo mas de 50 anos esta no nome dele ele faleceu minha mae morou la primeiro depois minha vo o ptu eta issento mas alguns anos atras um filho do meu tio disse que comprou o terreno da imobilaria e colocou no nome da mae dele isso pode se o terreno estava no nome do meu primo e ele tem irmaos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o terreno foi quitado pelo primo que comprou??? Se não quitou a loteadora pode ter retomado e vendido para terceiros. É preciso analisar qual a situação juntando toda a documentação e levando para um advogado. Abraços

      Excluir
  43. Necessito saber proprietário de imóveis por aplicativos, sem ter de recorrer a cartórios. Como é possível??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá se queres uma pesquisa de confiança tem que ser via cartório onde o documento oficial do imóvel fica registrado. Se o imóvel não tiver matricula a busca é pela prefeitura. Abraços

      Excluir
  44. Olá, gostaria de saber qdo a busca de propriedade é negativa, ou seja, nada foi localizado em nome de uma pessoa, terei que buscar matricula ou existe outra forma de identificação, já que o imóvel existe há anos e a pessoa reside no imóvel, como descobrir em nome de quem está a propriedade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. É muito comum que uma pessoa tenha a posse do imóvel por anos, décadas sem ter regularizado e se tornado proprietário seja porque a pessoa que você julga proprietário obteve a posse do imóvel por invasão, herança, repasse de posse de outra pessoa, doação por contrato particular ou até mesmo um contrato de gaveta. Isso ocorre porque só é proprietário de um imóvel oficialmente quem registra o titulo que possui na matricula imobiliária desse imóvel, mas nem todos os títulos podem ser registrados. O principio da continuidade registral na Lei de Registros Públicos obriga que o registro da propriedade deva ser transmitido do proprietário anterior para o novo proprietário por Escritura púbica se o valor do negocio for acima de 30 salários mínimos, por contrato particular se abaixo, por sentença judicial ou por usucapião. significa dizer que posse não pode ser registrada. Se sua busca resultou como negativa para a pessoa que pesquisou significa que ela pode ser a dona de direito, porém não levou a registro o título que possui. Imposto e registro são gastos consideráveis e a vista e muita gente não registra por falta de dinheiro. Sendo assim sua busca volta ao cartório de imóveis mas desta vez deves solicitar uma matricula atualizada do imóvel. Online não é possivel pesquisar por endereço então terás que fazer a pesquisa direto no cartório do zoneamento do imóvel. Alguns cartórios se recusam a pesquisar por endereço exigindo o numero da matricula imobiliária. A matricula atualizada não só trás o nome de quem consta como último proprietário como também todas as informações desde a constituição do imóvel, suas alterações e todos os proprietários.
      Abraços

      Excluir
  45. Vocês são muito competentes e profissionais, parabéns pelo excelente trabalho, transmitiu-me muita confiabilidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, o site é de minha propriedade, sou pessoa física, Técnica Imobiliária e procuro fazer o melhor. Infelizmente não consigo dar conta de todos os assuntos sozinha devido a quantidade de comentários que recebo, mas pelo menos os assuntos mais importantes estão presentes. Essa postagem em breve será atualizada.
      Abraços

      Excluir
  46. Oi dona Maria Ângela! Estou com uma dúvida ao mesmo tempo um problema, tem como descobrir em qual cartório o terreno foi legalizado apenas com o endereço do imóvel? Porque a minha tia faleceu e ela tinha escritura do terreno e a mesma antes de falecer se mudou com com a minha prima e o esposo dela e levou todos os documentos e a escritura do terreno e como aqui é usos e frutos para fazermos qualquer coisa como botar o hidrômetro a companhia de água aqui do Rio de janeiro pede a escritura do terreno e nós não temos, a senhora poderia me orientar como devo fazer para achar o cartório aonde o terreno está registrado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Na verdade o que as companhias querem é a matricula atualizada do terreno, a escritura é só o documento oficial que permite ao comprador transferir a propriedade para o nome dele na matricula. Com o endereço completo do imóvel você deve procurar o cartório de imóveis da região e pedir uma certidão de matricula. Ocorre que a maioria dos cartórios não querem mais fazer busca por endereço então pode ser que te recusem. Online não é mais possivel.
      Se a tua tia doou o imóvel e reservou para ela o usufruto enquanto viva, com o falecimento o usufruto se extinguiu e é preciso averbar a certidão de óbito dela na matricula. A busca pode ser feito pelo nome e CPF dela e também pelo nome e CPF dos donatários ou seja se ela doou para você, por exemplo, faz a busca com teu nome e CPF que vai dar certo.
      Abraços

      Excluir
  47. Olá, estou ocupando uma casa que estava abandonada a mais de 5 anos a situação do pátio é precária, precisava saber se tem valor de IPTU atrasado e no nome de quem está o imóvel, onde posso me informar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cartório de imóveis responsável pelo zoneamento deste imóvel. Você pede uma busca pelo endereço completo. Na prefeitura você pode ter acesso ao IPTU pelo endereço do imóvel.
      Abraços

      Excluir
  48. Ola maria Ângela, estou pensando em abrir uma empresa de caçadores de imoveis, para ajudar as pessaos a encontrar casa para locaçao, mas tenho duvidas como encontrar os proprietarios da casa sem custo no cartório, teria oitra forma para encontrar os proprietários? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, em todas as situações você vai ter que pagar, tanto no cartório como nos órgão de proteção de crédito. Também podes esbarrar na nova lei de proteção de dados que eu ainda não conheço bem, mas que vai dificultar as informações para terceiros. Abraços

      Excluir
  49. Ola gostaria de uma informação tem um terreno que quero compra ,compra e venda 500m2 tem como regularizar e registra no meu nome tudo certinho ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho como te dar certeza pois é preciso analise da matricula imobiliária do terreno e de quem esta te oferecendo o mesmo.

      Excluir
  50. Boa tarde qria saber como encontro um proprietário do imóvel abandonado pois tenho interesse em comprar .eu tenho o endereço e o número do imóvel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode tentar no cartório de registro de imóveis da zona do endereço fazer uma pesquisa da propriedade imobiliária pelo endereço completo do imóvel. Tem cartórios que não querem fazer, insista.

      Excluir
  51. Olá,boa noite...por gentileza preciso de orientação, moro numa casa de fundos a quase 16 anos,paguei aluguel somente até ano de 2011,desde então não pago mais,existem outras casas no prédio,porém o msm foi vendido para uma ONG, e não recebi notificação oficial alguma,e agora a ONG quer me tirar do imóvel sem mover ação,e possível?posso ser despejado, tenho algum direito sobre o imóvel?pago os impostos regularmente, água e luz...me orienta por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, locação de imóvel não dá a você direito de usucapião sobre este imóvel mesmo que essa locação tenha um contrato escrito ou seja verbal. O fato de ter deixado de pagar os alugueis somente comprova a inadimplência. O locador antigo poderia te cobrar na justiça os últimos 3 anos. O adquirente do imóvel pode te despejar te concedendo 90 dias para desocupação. no teu caso de ter arado de pagar o aluguel não caberia direito de preferência porque ele recairia sobre todo o prédio que foi vendido não somente o imóvel que resides. consulte um advogado e ele te orientará se esta tudo correndo dentro da lei.
      Abraços

      Excluir
  52. Olá gostaria de saber por onde começo para proceder .moramos eu meu filho apartamento que e do pai dele pai venho a falecer meu filho tem 6 anos só que só tenho os recibos dos condomínios pagos no meu nome por onde poço começar para tentar achar os documentos do apartamento.queria saber se tenho q sair do imóvel ou poço ficar até fazerem partilha dos bens que no caso tem mais filho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, primeiro de tudo não sai do imóvel até que receba do juiz responsável pelo inventario prazo de saída. em muitos casos o juiz do inventario concede 12 meses de desocupação.
      Os recibos de condomínio provam apenas que tudo esta em dia e que enquanto residiste mantiveste os pagamentos.
      Seu filho é herdeiro e portanto você precisa buscar um advogado para representa-lo porque se for menor será preciso alvará judicial para venda desse imóvel.
      No Cartório de registro de imóveis você solicita uma matricula imobiliária deste imóvel, mas espere até que o advogado te diga o que tens que providenciar.
      Abraços

      Excluir
  53. Bom dia Maria Angela, parabéns pela dedicação em esclarecer as duvidas , nosso sistema imobiliario é muito confuso. Tem um bairro chique em minha cidade no interior do RJ que tem alguns terrenos vazios ainda, gostaria comprar um para construir uma casa. Pelas suas respostas devo ir na prefeitura pedir mapa do bairro e pela localização do lote ir no cartorio rgi pedir certidão de propriedade, certo? mas se o rgi exigir a matricula, tem como descobrir?obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miguel, não, na prefeitura nesse caso não vai adiantar. Como é interior podes ir direto no cartório de imóveis e solicitar a busca da matricula pelo endereço do lote. Se não for possivel, conversar com vizinhos é uma opção, em geral se tem proprietário eles informam e se ainda estiver com loteador vão te dizer. Na prefeitura use como última opção apesar que no interior é mais fácil obter informações.
      Abraços

      Excluir
  54. Ola Maria Ângela.
    Tudo bem ? Espero que sim na cidade em que moro tem uma chácara/sítio abandonada a tempos a qual gera insegurança aos moradores já que os matos estão muito alto e com foco de dengue, gostaria de saber como procede para conseguir usucapião sobre o mesma. Nesse caso teria que ser realizado um contrato de gaveta? (De venda ou de locação) poderia me orientar por favor , agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é preciso saber quem é o proprietário buscando no cartório de imóveis da região a matricula imobiliária dessa chácara. Há casos em que o imóvel fica abandonado porque esta penhorado por dividas trabalhistas, herdeiros sem dinheiro para inventario e vai protelando, entre outras situações que não cabe usucapião.
      Se o imóvel realmente foi abandonado porque o dono faleceu seu deixar herdeiros seria preciso entrar, residir, cuidar como seu, pagar os impostos e agir como se dono fosse para depois de alguns anos poder entrar com usucapião. não é uma situação que você possa planejar e sim que ocorre diante de um fato já existente. São vários fatores a ser analisado. Se sabem quem é o dono podem tentar comprar a área oficialmente por escritura pública.
      Abraços

      Excluir
  55. É possível uma casa doação da prefeitura pra uma pessoa ela vendeu pro meu sogro e tinha somente contrato de compra e venda, meu sogro faleceu e antes de falecer minha cunhada usou de Má fé aproveitando da situação dele q sofreu um AVC, segundo ela diz q ele passou a casa no nome do filho dela disse q tem escritura já faz um ano q ele faleceu, ninguém nunca viu essa escritura até pq achamos q ela nem existe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, em geral doações de prefeitura não podem ser vendidas, doadas etc, mas é preciso analisar cada caso. Mesmo que seja possivel, se era o único bem na justiça será anulado pois a doação a terceiros tem que respeitar o direito de herança e portanto a escritura deve ser anulada se existir. Procurem um advogado para analisar toda a situação e se for verdade anular a escritura. A matricula desse imóvel que esta arquivado no cartório de região deve informar a situação do bem. Na prefeitura também conseguem informações.
      Abraços

      Excluir
  56. Preciso muito descobrir o proprietário do imóvel na rua via pedestre salvatore patty n.35 na bila das mercês. São Paulo SP
    Me ajude por favor
    Já tentei de tudo mas não consigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Deixar o contato na caixa e correio do imóvel é uma opção se não consegue localizar o proprietário. Conversar com vizinhos também. no cartório de imóveis onde a matricula imobiliária está arquivada verifique a pesquisa pelo endereço no livro 4 para saber o numero da matricula. Abraços

      Excluir
  57. necessito descobrir o nome e o numero do IPTU da rua GUAXINDUVA nº 152, pois gostei do imovel para comprar e
    quero saber se este imovel tem DEBITOS de IPTU junto a PREFEITURA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não faço consultas de bens por endereço. Matriculas de imóveis somente com o numero da matricula e consulta paga via internet. Abraços

      Excluir
  58. Moro num prédio pequeno de 6 andares, onde meu pai é o único proprietário que mora no apartamento, os outros 5 apartamentos são alugados e administrados por uma imobiliária que não cuida do prédio. Já pedi várias vezes para ele marcar uma reunião ou passar o contato dos mesmos com o proprietários para serem discutidas melhorias no prédio e ele nem liga. Você teria alguma dica de como posso resolver esse problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Quando se tem mais de um proprietário, se tem um condomínio, então recomendo que seja feita uma notificação escrita entregue a cada inquilino, em nome da imobiliária como representante legal dos locadores. 03 vias, uma para o lcoatário, a outra para o locador/imobiliária e a ultima fica com você com data e assinatura do lcoatário que recebeu. Os locatários tem por dever entregar na imobiliária todas as correspondências dirigidas ao locador. Na notificação você informa seus dados e solicita contato dos locadores diretamente com você. A imobiliária da locação não é responsável por cuidar do prédio se ela não foi eleita pelo condomínio para adminsitrar o mesmo.
      Na dúvida contrate um advogado que rapidamente isso é resolvido. Abraços

      Excluir
  59. Bom dia, Herdamos um terreno em Itanhaém, a prefeitura cobra o IPTU, mas lá não pode fazer nada porque dizem que é área e de preservação ambiental, é justo a prefeitura cobrar IPTU sendo que não pode fazer nada la ?Chácaras Bopiranga. Obrigada Maristela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maristela, já existe decisão judicial em outros estados que decide contra a cobrança de IPTu em área de preservação ambiental. Sugiro que busquem um especilista para verificar a legislação municipal, Federal e as decisões judiciais. Abraços

      Excluir
  60. Como posso puxar o IPTU pelo endereço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, em geral é preciso o número da inscrição. Se for SP, tem uma página aqui no site pra você consultar o IPTU e podes verificar os dados necessários para acesso. Abraços

      Excluir
  61. Como faço para saber se um determinado imóvel tem divisas ativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você quer dizer "dividas ativas". No cartório de registro de imóveis onde o mesmo encontra-se cadastrado, você solicita um certidão de ônus reais. esta virá positiva ou negativa. Se positiva, irá listar se o imóvel tem penhora ou outro gravame. Para saber se o imóvel tem divida de IPTU, solicite na prefeitura(ou via site) a certidão negativa de IPTU, taxa de lixo e esgoto. Para essas ceritdões você precisa que o proprietário forneça o numero do cadastro municipal e no cartório precisas do numero da matricula. É preciso consultar os sites dos tribunais para saber se o proprietário não tem ação judicial que possa penhorar o imóvel.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.