👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

IRPF - EMPRÉSTIMO PARA COMPRA DE IMÓVEL DE TERCEIROS

Há casos em que você deseja comprar um imóvel para alguém, seja seu filho, mãe, avó, não interessa. Você deseja ajudar esta pessoa e faz um empréstimo para que ela possa comprar o imóvel. Este empréstimo deverá ser declarado tanto na sua declaração como na da pessoa que recebeu o dinheiro como pagamento e na declaração de quem comprou imóvel. Desta forma temos os seguintes lançamentos:
1) Você deverá declarar o empréstimo que fez em 2012 na Aba "Dividas e Ônus Reais", código 11, o valor da divida em 31/12/2012. Note que neste caso deve estar descontado os valores pagos durante o ano ou seja as parcelas, então informe somente o saldo devedor. Declare os dados do credor com CNPJ e nome da instituição.
2) Você deverá declarar o pagamento efetuado ao vendedor do imóvel informando os dados e CPF também.
3) Se a pessoa a quem você usou o dinheiro para a compra do imóvel não for te devolver deverá lançar na Aba "Pagamentos e doações efetuados", código 80, o valor informando nome e CPF da pessoa que recebeu o dinheiro em doação. Esta deve fazer o mesmo informando que recebeu o valor para aquisição do imóvel de você.


Atualizado em março de 2013

Comentários

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.