/>

15/10/08

DESOCUPAÇÃO DO IMÓVEL LOCADO - MODELO


Esta notificação de desocupação de imóvel locado deve ser utilizada somente pelo Locatário quando desejar encerrar o contrato em prazo indeterminado  permitido que seja elaborada em forma de aviso simples contendo apenas os elementos necessários que a Lei do Inquilinato determina como informação de desocupação em 30 dias, data completa da elaboração que inicia a contagem dos 30 dias e assinatura.

Não utilizar para comunicar término de contrato ou desocupação antecipada do imóvel locado. Este modelo é uma sugestão, adapte conforme a necessidade.


COMUNICADO DE DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEL LOCADO


Cidade, 1º de Abril de 2016


LOCADOR: FULANO DE TAL
Aos cuidados da IMOBILIÁRIA XXXXX - setor de desocupações


Prezado Sr.(a).

Pela presente, estou dando ciência de não haver interesse em prorrogar a locação vigente sobre o imóvel que ocupo, sito a rua Dr. Sobe e desce. n° ........, apto. ........, na cidade de -------------, estado, razão pela qual comunico que ao final do prazo de 30 dias a contar desta data (dia ... de ...... de 200.) será o mesmo desocupado de pessoas e coisas e suas chaves devidamente entregues no escritório do(a) administrador(a), sito a rua ................................... n° ........., na cidade de Papaléguas , para fins de vistoria e posterior encerramento da locação e quitação de débitos pendentes. Declaro que até a presente data não possuo débitos referentes à locação.

Atenciosamente,


......................................................
(assinatura do(a) locatário(a))



Observações: em duas vias e a imobiliária assina e carimba o recebimento na segunda via que fica com o locatário. O carimbo é necessário porque são funcionários que recebem a comunicação.


72 comentários:

  1. Prezada,

    Meu contrato de locação (sou locatária) irá fazer 01 ano dia 06/09/2014. Não tenho interesse em ficar no imóvel depois dessa data. Em qual data envio para a imobiliária a carta de desocupação de imóvel locado de modo a não pagar a multa? O imóvel encontra-se em perfeito estado de pintura e conservação, não necessitando de reparos. Mesmo assim preciso mandar pintar?
    Grata!

    ResponderExcluir
  2. Em 06 de agosto você por escrito em duas vias comunica a imobiliária de que vão desocupar o imóvel na data do término entregando as chaves para vistoria final.

    Em relação a pintura é complicado. Judicialmente os juízes tem aceito que o locatário não precisa pintar o imóvel se a pintura esta em perfeito estado. Ocorre em geral tem que entrar na justiça porque as imobiliárias exigem pintura nova sendo que após 12 meses a pintura já é considerada usada. Portanto vai depender da vistoria.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Prezada,

    Moro em um imóvel locado. O imóvel foi colocado à venda, foi me dada a preferência de compra, mas não quis. O novo proprietário quer continuar com a locação, porém mudou a imobiliária. Recebi uma carta da nova imobiliária pedindo os 03 últimos recibos de aluguel e nada consta do IPTU e condomínio. E em relação ao contrato com a antiga imobiliária, como fica o contrato? Os prazos do contrato anterior devem ser respeitados?

    ResponderExcluir
  4. Olá. O contrato não era com a antiga imobiliária e sim com o antigo proprietário. A imobiliária apenas administrava o contrato entre vocês ou atuava como procuradora do locador antigo.

    A imobiliária atual faz este tipo de verificação então solicite para a imobiliária anterior e pode ser via email uma declaração de quitação de condominio e IPTU e informe que a nova imobiliária esta solicitando. não sei porque a atual não entrou em contato coma anterior mas tudo bem.

    Temos duas situações, ou o locador mantém este contrato como esta até o final ou ele te chama e te põe contra a parede. Como novo proprietário ele tem 90 dias para decidir se aceita continuar o contrato ou te despeja. Assim ele pode te chamar e propor continuar o contrato desde que você aceite aumentar o aluguel pelo preço d mercado ou então propõe novo contrato com novas cláusulas e preços e prazos. Ou você aceita ou ele pede o imóvel e ele pode legalmente fazer isso.

    como a imobiliária te pediu os documentos citados é um indicio de que ele deseja manter o imóvel locado então aguarde o que lhe será proposto, se não falarem nada ele assume o contrato como esta. Investidores tem toda a vantagem em manter bons locatários mesmo que por aluguel um pouco menor.

    abraços

    ResponderExcluir
  5. E dando continuidade à dúvida anterior, caso eu não concorde com os termos do novo contrato e não chegarmos a um acordo, posso desocupar o imóvel sem pagar a multa? (faz 6 meses que estou no imóvel)

    ResponderExcluir
  6. Olá. Se você não concordar com os termos do contrato o comprador é que tem que te pedir o imóvel. Você vai dizer que não concorda com e não assina novo prazo e espera que ele te notifique para desocupar porque se você informar que vai sair ele vai te cobrar a multa.
    Se ele te pedir o imóvel o prazo de desocupação é 90 dias e o aluguel não pode sofrer aumento durante o prazo de desocupação.
    abraços

    ResponderExcluir
  7. e durante esses 90 dias que é o prazo para desocupação eu pago o aluguel diretamente para ele, visto que nesse meio tempo ambas as partes estarão sem contrato?

    ResponderExcluir
  8. Sim. quando as partes não chegam a uma cordo e o comprador pede o imóvel o aluguel no mesmo valor segue sendo pago bem como as taxas até a entrega das chaves a titulo de indenização pelo uso do imóvel. abr

    ResponderExcluir
  9. Tenho um imóvel em Brasília aluguei com um contrato de um ano. Estou morando em outra cidade mas não deu certo e gostaria de reaver o imóvel para uso próprio ja que não tenho outro imóvel posso pedir o imóvel antes de vencer o contrato o mesmo não tem multa rescisória. ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Na data do vencimento do contrato tens que comunica-lo por escrito mas nada te impede de entrar em contato agora avisando para que ele passe a procurar novo imóvel. abraços

      Excluir
  10. Olá,
    Preciso mencionar sobre a multa rescisória na carta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emily.
      Esta notificação é para contrato que se encerra. Teu caso estas desocupando antes com indenização ao locador pagando o multa. é outro tipo de notificação. Link abaixo

      http://saberimobiliario.blogspot.com.br/2009/06/notificacao-de-desocupacao-antecipada.html

      abraços

      Excluir
  11. Olá. Minha inquilina faleceu ha uns 4 meses, porém não fui notificado, só tomando conhecimento no mes passado (AGOSTO/15), quando fui cobrar (por telefone) o aluguel que atrasou. Neste mes de setembro/15, a filha e os netos da inquilina, que lá já residiam também, não pagaram o aluguel. Como devo proceder? Como garantia, quando da locação há anos atrás, foi apresentado um fiador, cujo ato encontra-se averbado na matricula de seu imovel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Temos um problema na tua informação. Ou o contrato tem um fiador ou o contrato em um imóvel dado como fiança caução. Se você tem no contrato a garantia de fiador uma pessoa responsável por pagar a divida do inquilino e também o imóvel desta pessoa dado em garantia então temos dupla fiança que é infração legal cometida por você e uma delas será tronada sem efeito, em geral a segunda.

      Quanto ao locatário que faleceu a lei determina que a locação prossiga com os familiares que residam com o locatário automaticamente, portanto é legal.

      Lei 8.245/91
      Art. 11. Morrendo o locatário, ficarão sub - rogados nos seus direitos e obrigações:

      I - nas locações com finalidade residencial, o cônjuge sobrevivente ou o companheiro e, sucessivamente, os herdeiros necessários e as pessoas que viviam na dependência econômica do de cujus , desde que residentes no imóvel;

      Sendo assim havendo inadimplência os herdeiros residentes no imóvel são responsáveis. Terás que notifica-los por escrito de que atraso superior á 10 dias implicam em ação judicial de despejo e os alugueis devidos deverão ser pagos dentro da ação judicial. Podes comunicar o fiador de que esta havendo inadimplência.
      abraços

      Excluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Oi Mariana

    Podes entregar a carta mas de o contrato diz que tens que comunicar 30 dias antes vais pagar aluguel até 27/12.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Estou desocupando um imóvel antes de vencimento de contrato, faltam 11 meses, estou em dia com tudo pago. Como proceder em relação a multa, devido a crise estou indo para outro imóvel para economizar e não atrasar o atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, tens que pagar a multa conforme esta no contrato e devolver o imóvel reformado, como o recebeu. Abraços

      Email mcamini150@gmail.com

      Excluir
  15. tenho algumas dúvidas e gostaria de esclarece-las com você.

    Estou em um imóvel que tem contrato de 30 meses, quero entregar o apartamento, pois não tenho mais interesse em continuar no mesmo, o aluguel vence todo dia 10 de cada de mês, eu tenho que avisar com trinta dias de antecedência, a minha dúvida é se eu já posso avisar que vou entregar o imóvel, ou esperar para entregar a carta de aviso no dia dez desse mês para poder continuar ate o dia dez de janeiro.Como é que devo proceder?

    Grata;

    ResponderExcluir
  16. tenho algumas dúvidas e gostaria de esclarece-las com você.

    Estou em um imóvel que tem contrato de 30 meses, quero entregar o apartamento, pois não tenho mais interesse em continuar no mesmo, o aluguel vence todo dia 10 de cada de mês, eu tenho que avisar com trinta dias de antecedência, a minha dúvida é se eu já posso avisar que vou entregar o imóvel, ou esperar para entregar a carta de aviso no dia dez desse mês para poder continuar ate o dia dez de janeiro.Como é que devo proceder?

    Grata;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dia 10 é o dia do pagamento. dia de pagamento e dia do inicio do contrato nem sempre é a mesma data. O contrato pode iniciar em 1º do mês e o vencimento do aluguel a ser pago no dia 5 do mês seguinte. O locador escolhe a data com o locatário conforme o dia em que este recebe seus rendimentos.

      Veja a data de inicio do contrato se for dia 10 é como você citou. Se for outra data vais sempre completar 30 dias porém haverá aluguel pró rata.

      Digamos que teu contrato começou no dia 5 do mês e estamos no dia 10.
      Você paga o aluguel e entrega o aviso informando que sai dia 10 do mês seguinte.
      No mês seguinte dia 10 entregas as chaves e paga o aluguel final que é o que vence dia 10 + o aluguel dos dias usados no mês de desocupação, do dia 1º até 10, data da entrega das chaves.
      Abraços

      E,ail: mcamini150@gmail.com

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Olá, então o meu contrato começou no dia 25/07/2014 tenho que pagar pro-rata desde o dia 25 ate o dia dez é isso? desculpa não entendi!

    ResponderExcluir
  19. Olá, então o meu contrato começou no dia 25/07/2014 tenho que pagar pro-rata desde o dia 25 ate o dia dez é isso? desculpa não entendi!

    ResponderExcluir
  20. tenho um imovel alugado (sem contrato)e gostaria de saber como proceder para que o inquilino desocupasse . e eu nao tenha dores de cabeca mais tarde .pois eu ja pedi a desocupacao ha dois meses.ja me indicaram a fazer um pedido por escrito e assinado por ambas as partes . e tambem me disseram q a partir dessa assinatura devo aguardar ate 90 dias.existe algum contrato modelo pra isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, contrato verbal somente por denuncia cheia podes pedir o imovel(lei 8245/91 artigo 47) ou então por acordo em que os dois queiram encerrar ou pela via judicial por infração.

      Pedir sem os motivos da lei somente após 5 anos de contrato verbal.
      A notificação é escrita por denuncia cheia e com 30 dias para sair, não 90.
      Abraços

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Olá, eu aluguei minha casa, e agora preciso pedir a mesma de volta, o contrato com o inquilino vence dia 28/01/2016 e eu preciso entregar a carta solicitando o imóvel com 30 dias de antecedência, porém, o mesmo está me devendo 1 mês de aluguel e 4 contas de água. Como eu formalizo isso na carta?! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilka Andrade

      Notificação extrajudicial de despejo por término do contrato onde você solicita a devolução do imóvel por término contratual não havendo interesse em dar continuidade a locação solicitando a desocupação e entrega das chaves para vistoria final em 30 dias. Coloque a informação de que existem débitos em aberto de aluguel e agua que deverão quitados e entregue os comprovantes para encerramento do contrato.
      abraços

      Excluir
    2. Maria Angela, bom dia e muito obrigada pela pronta resposta! :)

      Vc teria um modelo dessa comunicação? Não acho nenhuma nesse formato!

      Muito obrigada!

      Excluir
    3. Me envie um email para mcamini150@gmail.com. abraços

      Excluir
    4. Bom dia,Maria Ângela! aluguei um imóvel com contrato de 30 meses, com começo em 25/07/2014 a findar em 24/01/2017, vou sair antes do término do contrato, mandei o aviso de desocupação no dia 09 deste mês, com prazo até 09 de janeiro, (o aluguel vence todo dia dez). Se eu entregar as chaves antes do dia 09 por exemplo dia 01 de janeiro, ainda assim eu sou obrigada a pagar os dias proporcionais até o dia 09, mesmo eu não estando mais com as chaves?? E como é feito o calculo da minha multa rescisória sendo que finda em 24/01/2017?? Desde já obrigada!

      Excluir
    5. Olá, sim você tem que cumprir os 30 dias de aviso e se entregares as chaves antes do dia 9 paga igualmente estes dias.
      Lembro que no dia 10 de janeiro estará pagando o aluguel referente a dezembro então de 1 a 9 de janeiro é pro rata o pagamento.

      Quanto a multa preciso saber o valor do aluguel e da multa que consta no teu contrato. Me envia um Email para mcamini150@gmail.com

      abraços

      Excluir
    6. Muito obrigada, pela atenção, o mundo precisa de pessoas assim.
      Parabéns pelo seu trabalho!
      vou te enviar um e-mail.
      Grata.

      Excluir
    7. Faço minha parte. todos aprendem um pouco.
      abraços

      Excluir
  23. Olá Maria Angela ! Preciso muito de sua ajuda...
    Eu moro de Aluguel há 3 anos (desde quando me casei).
    Porém agora, depois de muita luta conseguimos comprar nosso casa.
    Porém esta casa que compramos esta alugada a uma pessoa pelo antigo proprietário, porém o inquilino não quer fazer um contrato direto comigo pela imobiliaria, pois tem o nome sujo, não tem renda.. etc !

    Agora ele esta me pedindo 60 dias de aluguel GRÁTIS (sem pagar), para sair da casa em 60 dias sem problemas...
    O que eu devo fazer ? devo dar esses 60 dias ?
    O que devo fazer para formalizar isso em papel, qual modelo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana. A lei do inquilinato 8.245/91 artigo 8 determina que ao ficar pronto teu registro de imóveis você deve por escrito informar o inquilino de que comprou o imóvel anexando copia simples da matricula imobiliária em seu nome comprovando a comrpa e notificar extrajudicialmente que deseja retomar o imóvel para uso proprio concedendo a ele o prazo de desocupação de 90 dias para desocupação e que durante este período a titulo de indenização pela ocupação do imóvel e cumprimento da legislação do inquilinato o aluguel deve continuar a ser pago nos mesmos valores até a entrega das chaves.
      esta é sua obrigação como comprador e você deve deixar a imobiliária seguir administrando e recebendo os alugueis e também solicitar que la o comunique oficialmente e faça a notificação de despejo com 90 dias para ele sair.

      Informe que a lei te obriga a conceder 90 dias. Não faça novo contrato peça o fim do atual e de os 90 dias que a lei permite. Uma pessoa no SPC pode não cumprir o acordo e se assinares depois tens que entrar com despejo judicial bem mais demorado que uma imissão de posse.
      abraços

      Excluir
  24. Ana Cristina15/02/16 11:33

    Bom dia! Uma dúvida: só posso enviar notificação solicitando desocupação do imóvel por falta de pagamento após 10 dias do vencimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Pode sim, atécom um dia de atraso. Abraços

      Excluir
  25. Bom dia! tenho um imovel locado com prazo 30 meses, encerrando dia 30/04. Está sob os cuidados de uma imobiliária. Gostaria de reaver meu imovel, uma vez que meu irmao quer morar no referido. Notifico a imobiliária que não tenho interesse em continuar com o contrato? Prazo de 30 dias ou 90 dias? Lembrando que irei aguardar o termino do contrato, mas gostaria de notificar antes a rescisão. Notifico o locatário também, caso a imobiliaria se mostre omissa ou por inercia? aguardo seu contato. obrigado desde já;

    ResponderExcluir
  26. Que faz tudo é a imobiliaria. Comunique por escrito que não irá renovar o contrato solicitando que eles notifiquel o inquilino com 30 dias para desocupação. Abraços

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde aluguei minha casa 10/03 mais presisso dela agora ,posso pedir para desocupar á casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, somente se o inquilino concordar e nesse caso ele vai querer indenização.
      Abraços

      Excluir
  28. Ola, bom dia!

    Tenho uma casa aluga ha 6 anos, porem no ultimo ano o inquilino não assinou o contrato pois falou que ia sair. Já se passou 1 ano, porem pagaram certinho.
    Mais esse mês fez um ano e fui levar o contrato para eles e os mesmo falou que não vai mais ficar na casa . Gostaria de saber se ele so tem 30 dias para entrega do imovel e posso pedir para ele me fazer uma notição pois não quer mais renovar o contrato e tambem se passar os 30 dias e eles não entregar o imovel eu posso cobrar o valor que ia subir este ano?
    desde ja agradeço.
    Yara Moreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exija a notificação escrita de desocupação em 30 dias, se ele não enviar, notifique via correio que o aluguel a partir de abril passará a ser de valor xxxx. Isso vai impedi-lo te enrolar para sair. Abraços

      Excluir
  29. Minha mãe aluga uma casa, o contrato venceu hoje dia 04/04, mas ela havia esquecido, e quer a casa. Ela pode usar esse modelo de pedido e pedir os 30 dias para entregar a casa? Outra coisa é o fato de eles terem sido avisados verbalmente hoje e se negarem a sair pois não tem para onde ir! Como seria correto proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela, envie anotigicação bia correio AR com desocupação em 30 dias contados da dats do recebimento. Edte é o prazo legal. Abraços

      Excluir
  30. Boa Noite,
    Tinhamos uma loja comercial alugada no nome do meu esposo,a antiga socia possou o ponto e o novo dono não fez a alteração com a imobiliária. Continuando o aluguel no nome do meu esposo e agora esta com 6 meses de aluguel atrazado como devemos proceder para despeja-los da loja e devolvela a imobiliária

    ResponderExcluir
  31. Boa Noite,
    Tinhamos uma loja comercial alugada no nome do meu esposo,a antiga socia possou o ponto e o novo dono não fez a alteração com a imobiliária. Continuando o aluguel no nome do meu esposo e agora esta com 6 meses de aluguel atrazado como devemos proceder para despeja-los da loja e devolvela a imobiliária

    ResponderExcluir
  32. Boa noite, meu contrato de aluguel venceu no dia 27/02 e a imobiliária não me passou o novo, agora 03/05 quero desocupar o imóvel pois estar com problemas de infiltração e vários outros que foram questionados e não foram solucionados. Preciso pagar a multar ou tenho direito de sair?

    ResponderExcluir
  33. Boa noite, meu contrato de aluguel venceu no dia 27/02 e a imobiliária não me passou o novo, agora 03/05 quero desocupar o imóvel pois estar com problemas de infiltração e vários outros que foram questionados e não foram solucionados. Preciso pagar a multar ou tenho direito de sair?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não precisa pagar multa pois teu contrato se renovou automaticamente por prazo indeterminado já que não houve interesse em renovação escrita e assim não tem multa. apenas tens obrigação de por escrito avisar 30 dias antes de que irá desocupar e encerrar o contrato. Devolve o imóvel como foir ecebdio.
      abraços

      Excluir
  34. Boa tarde! Estou com uma dúvida. Gostaria de ajuda!
    Alugo um apto há mais de 15 anos.
    Já enviei o aviso de 30 dias que termina agora dia 27/05.
    Quando entramos no apto o espelho já estava com aquelas manchas pretas de uso. No entanto, na vistoria está escrito "em perfeito estado"( que entendo que significa que não está quebrado e etc)
    Tenho obrigação de trocar os dois espelhos?? Pq eles estaã manchados? Sendo que são aquelas manchas de umidade, do tempo. Para trocar, vai ser quase uma mini reforma, porque eles ficam embutidos em uma pedra.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, devias ter contestado pois manchas não é "perfeito estado" mas de qualquer forma 15 anos o mesmo espelho não precisa trocar pois é desgaste de uso. abraços

      Excluir
    2. Muito obrigada pela resposta!
      Abraços,

      Excluir
  35. Ola.
    Estou saindo de um imóvel, mas semana passada quebrou a mola da porta. Tenho que trocar a mola antes de sair. Ja estou no imóvel há 2 anos.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim tens que trocar a mola da porta. abraços

      Excluir
  36. tenho minha casa alugada e desejo voltar p ela tem modelo de aviso para q a pessoa saia no final do contrato, e devo dar algum prazo , ou só avisar 40 dias antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Você deve notifica-la 30 dias antes de que irá necessitar do imóvel para us próprio não desejando a renovação e solicitando a desocupação e entrega das chaves na data do encerramento do contrato. entregue em mão ou via correio AR. notificação de desocupação de imóvel locado para uso próprio.

      Excluir
  37. Olá,tenho um alugado com contrato de 12 meses,e ao término desse a inquilina me pediu mais 6 meses,onde foi feito um adendo,o contrato encerrou 15 junho 2016,entao após término do contrato ele tem algum prazo para entregar o imóvel mesmo sem pagar a locação?Ainda por mais ela diz que a pintura da casa está boa mas não permite entrar na casa,esta com 4 talões de água em atraso,2 energia,fira IPTU e ainda se acha no direito de ficar na minha casa mais um mês sem pagar o aluguel?O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  38. Olá, se eka deseja desocupar pode entregar as chavesna data em que completa os 6 meses, se passar desta data ela tem que avisar por escrito 30 dias antes de sair mas sempre pagará o aluguel até entregar as chaves. A vistoria tem que ser feita no dia da entrega das chaves por ambas. Marque de recever no imóvel. Todos os valores devem ser pagos ou você não dará o termo de quitação e poderá cobrar na justiça. Dê o recibo de chaves quando ela entrega pois prova a data em que ela devolveu o imóvel. Abs

    ResponderExcluir
  39. Tenho um imóvel comercial locado por um prazo de 36 meses com termino de vigência no dia 01/12/2016, o que preciso fazer para pedir a desocupação do imóvel no termino do contrato. tenho que dar um prazo alem do termino do contrato ou deverá ser desocupado no dia 01/12/16.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. em 01/11/2016 notifique o locatário por escrito de que não irá renovar o contrato de locação solicitando que o imóvel seja desocupado e as chaves entregas na data do término do contrato 1/12/16 para vistoria final,a certo de valores e posterior encerramento.Abraços

      Excluir
  40. Olá, boa noite.
    Estava em um imóvel de locação residencial por prazo indeterminado.
    Aí, enviei uma notificação para a imobiliária com 30 dias de antencedência que iria deixar o imóvel, antes da data de vigência do meu contrato.
    Eu tenho que pagar o aluguel do mês que avisei que vou sair? POis o art. 6º da lei, pelo que li e entendi, diz que se eu avisar com 30 dias de antecedência eu não preciso pagar o aluguel daquele mes. É assim mesmo?
    Eu enviei um email para notificar a minha saída, isso serve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leila Góes da costa Filha

      Sim, pagas o aluguel até a entrega das chaves, o artigo 6º não determina gratuidade no pagamento. é direito do locador receber até a entrega das chaves e ele não pode recusar recebe-las pois o aluguel para de contar quando da entrega, pegue recibo. Após fazem a vistoria e se estiver tudo ok fazes os pagamentos finais e terminam o contrato.
      Abraços

      Excluir
  41. Olá Maria,
    O comunicado pode ser feito através de e-mail? Pois a imobiliária é do outro lado da minha cidade, tendo que sair do serviço.
    Outra questão, paguei no início do ano, integralmente, o IPTU. Posso pedir reembolso ou abatimento dos meses seguintes que não estarei mais no local? Quando loquei, o iptu tinha sido parcelado pelo locatário anterior. Penso que não cabe a mim deixar o IPTU pago para o próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Todos os valores pagos á vista devem ser devolvido o proporcional. Assim como pagaste a vista pega o valor pago divide por 12 meses e multiplica pelos meses que faltam para saber quanto será abatido dos teus valores finais do contrato.
      quanto ao aviso de desocupação somente pode ser enviado via Email se a imobiliária autorizar. Não recomento.
      abraços

      Excluir
  42. Bom dia,

    temos um contrato direto com o proprietário onde o mesmo já venceu em 20/02/2016 mas como estamos construindo nossa casa de acordo com o mesmo não fizemos contrato novo por não termos prazo definido para o término da mesma.
    Quando locamos tivemos de dar 01 mês adiantado ao proprietário e agora estamos para sair até metade do mês de SETEMBRO/2016 ... o mesmo foi cobrar o aluguel dia 12/08 e foi informado sobre o fato que não pagaríamos pois como temos um mês adiantado na entrada ( nunca houve atrasos de pagamento e temos todos os recibos assinados) estamos quitados até a data de 20/set/2016 onde desocuparemos o imóvel ... Questão: Devemos fazer uma declaração de desocupação do imóvel e entregar?? E o proprietário disse que não temos o adiantamento e que temos até dia 18/08 para pagar o mesmo e cobrará os juros, para evitar discussões pedimos ao mesmo para executar o contrato ( lembrando que não foi feito novo após o vencimento do mesmo em 20/02/2016??
    desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá o contrato está em prazo indeterminado e portanto não há multa ou indenização mas a obrigação de vocês comunicarem 30 dias antes por escrito o locador de que vão desocupar. a falta do aviso escrito de desocupação acarreta a cobrança de um aluguel a mais pelo locador e este adiantado então cobriria este custo. Façam tudo por escrito.
      abraços

      Excluir
  43. Bom dia ! Estou morando num apartamento alugado ,e por motivos de mudança de trabalho vou precisar sair, meu contrato é de 12 meses e fiz depósito de 3 meses como seguro, e estou no.imóvel há 5 meses , ao me entregar o imóvel o proprietário atrasou a pata prevista no contrato de entrega, de que forma posso sair do imóvel sem pagar multa ? Visto que ele já quebrou o contrato com a entrega do imóvel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane Silva

      Se estas mudando de emprego tens que pagar a multa. a isenção é quando o teu empregador te transfere de cidade para trabalhar em outra filial da empresa. Estas morando no imóvel portanto não houve problemas pois aceitaste a data da posse que vale como inicio do mesmo. abraços

      Excluir
  44. Boa tarde...
    Estou com uma dúvida referente a carta de desocupação e entrega das chaves. Meu contrato vence dia 8 e entreguei a carta de desocupação dia 8 de Agosto. Ja retirei todos os moveis do apartamento e gostaria de entregar as chaves agora, antes de vencer os 30 dias. Isso irá gerar alguma multa? E tambem, se eu entregar agora as chaves, ja não precisarei pagar o alguel do mes inteiro no dia 6 de Setembro (vencimento do aluguel)?

    ResponderExcluir

Meu Blog é democrático e criticas só virão a aperfeiçoar seu conteúdo. Fique a vontade para criticar, elogiar, sugerir ou implorar, eh,he,he.
Criticas ofensivas serão apagadas, criticas construtivas serão mantidas,
Se teu comentário não for respondido em 24 horas, envie um Email pois posso não ter recebido a notificação de que foi postado.

DÊ PREFERÊNCIA EM ME ENVIAR UM EMAIL

EMAIL: mcamini150@gmail.com