👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

ONDE FICA O CARTÓRIO?

CIRCUNSCRIÇÃO IMOBILIÁRIA

Pouco se fala a respeito deste assunto que é de importância para quem não entende do ramo imobiliário e precisa tirar uma cópia da matrícula de um imóvel. como a matrícula fica arquivada em um único Cartório de Registro de Imóveis é mais fácil de ser localisada quando se precisa tirar uma cópia.
Diferente da escritura pública que pode ser transladada em qualquer tabelionato do país, a matrícula estará sempre em um único lugar para facilitar a consulta visto a importância que tem perante os negócios imobiliários.

Por conta disso é estabelecido em lei a área de abrangência de cada Cartório de Registro de Imóveis que pode ser responsável pela guarda das Matrículas de imóveis de um número limitado de bairros ou de região ou zona, facilitando assim a busca. Cabe esclarecer que cada município tem sua divisão territorial estabelecida geralmente em zona e uma zona pode abranger vários bairros.
Em cidade pequenas pode ocorrer de existir um cartório somente ou ele estar junto com o tabelionato.

Cada cartório tem sua competência e não é difícil saber em que cartório está a matrícula que você procura. Como existe um mapa que localiza cada cartório e estabelece quais bairros pertencem a cada um deles, telefonando para qualquer cartório o funcionário que atender saberá lhe dar a informação bastando que você forneça o bairro onde o imóvel que você deseja encontrar a matrícula se localiza.

Portanto Circunscrição Imobiliária significa a área de abrangência que cada cartório de registro de imóveis atua e como cada um tem sua área somente o cartório correspondente ao arquivo da matrícula é que responde por ela. Isto quer dizer que se um imóvel está registrado no cartório da 4ª zona você não poderá solicitar uma cópia em outro cartório que não seja este.
A regra em si garante a confiabilidade do registro arquivado, segurança da guarda da Matrícula e principalmente praticidade na localização.
O cartorário detém a resposabilidade pela veracidade e guarda dos documentos arquivados.

Comentários

  1. Olá, estou comprando um lote de um loteamento novo,porém de uma pessoa que comprou direto com a construtora e ja está quitado.porém o atual proprietario nao fez escritura, tem a quitação do imóvel,tirei a matrícula do imóvel e consta na mesma o nome da empresa do loteamento. A minha duvida é o que irei precisar para fazer a escritura,sendo que de início irei fazer um contrato de compra e venda, sendo que o mesmo irei dar mais de 50% de entrada e parcelar o restante direto com o proprietário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evelyn

      A matricula não sai´ra direto em teu nome desta forma. A loteadora após quitação fornece a minuta da escritura para quem comprou passar a escritura e depois esta pessoa tem que passar para você. Se esta pessoa esta te vendendo por contrato é porque não quer fazer a documentação e pagar os custos então vocês tem que ir até a loteadora para ver a possibilidade de a minuta já sair em teu nome direto e isso logicamente tem custos pois a loteadora vai cobrar.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.