/>

12/09/08

ONDE FICA O CARTÓRIO?

CIRCUNSCRIÇÃO IMOBILIÁRIA

Pouco se fala a respeito deste assunto que é de importância para quem não entende do ramo imobiliário e precisa tirar uma cópia da matrícula de um imóvel. como a matrícula fica arquivada em um único Cartório de Registro de Imóveis é mais fácil de ser localisada quando se precisa tirar uma cópia.
Diferente da escritura pública que pode ser transladada em qualquer tabelionato do país, a matrícula estará sempre em um único lugar para facilitar a consulta visto a importância que tem perante os negócios imobiliários.

Por conta disso é estabelecido em lei a área de abrangência de cada Cartório de Registro de Imóveis que pode ser responsável pela guarda das Matrículas de imóveis de um número limitado de bairros ou de região ou zona, facilitando assim a busca. Cabe esclarecer que cada município tem sua divisão territorial estabelecida geralmente em zona e uma zona pode abranger vários bairros.
Em cidade pequenas pode ocorrer de existir um cartório somente ou ele estar junto com o tabelionato.

Cada cartório tem sua competência e não é difícil saber em que cartório está a matrícula que você procura. Como existe um mapa que localiza cada cartório e estabelece quais bairros pertencem a cada um deles, telefonando para qualquer cartório o funcionário que atender saberá lhe dar a informação bastando que você forneça o bairro onde o imóvel que você deseja encontrar a matrícula se localiza.

Portanto Circunscrição Imobiliária significa a área de abrangência que cada cartório de registro de imóveis atua e como cada um tem sua área somente o cartório correspondente ao arquivo da matrícula é que responde por ela. Isto quer dizer que se um imóvel está registrado no cartório da 4ª zona você não poderá solicitar uma cópia em outro cartório que não seja este.
A regra em si garante a confiabilidade do registro arquivado, segurança da guarda da Matrícula e principalmente praticidade na localização.
O cartorário detém a resposabilidade pela veracidade e guarda dos documentos arquivados.

3 comentários:

  1. Anne Aragão13/09/14 18:33

    Olá Maria, estou lendo cada dia uma nova postagem sua. Adoro seu blog!. Querida, lhe mandei um e-mail. Se puder responder, eu te agradeço. Anne

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Estive hoje no cartório de imóveis e pedi através da matrícula mãe a informação verbal, para descobrir o dono do loteamento, pois este não foi registrado pelo primeiro comprador, com os dados posso entrar em contato e assim lavrar e registrar a escritura pública, ou terei problemas com os contratos intermediarios? Grato novamente

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafael Henrique. O proprietário dp terreno como um todo não é a pessoa que lhe vendeu o lote e por isso é bem provável que precises entrar na justiça para regularizar a situação. Não é somente a questão da propriedade por contratos particulares sucessivos mas também a regularidade da área loteada. Se temos um loteamento irregular a situação complica. ao receber a matricula que solicitaste aproveite e peça a orientação do cartório conforme o que constar no documento recebido.É o cartório que exige toda a regularização das posses.

    abraços

    ResponderExcluir

Meu Blog é democrático e criticas só virão a aperfeiçoar seu conteúdo. Fique a vontade para criticar, elogiar, sugerir ou implorar, eh,he,he.
Criticas ofensivas serão apagadas, criticas construtivas serão mantidas,
Se teu comentário não for respondido em 24 horas, envie um Email pois posso não ter recebido a notificação de que foi postado.

DÊ PREFERÊNCIA EM ME ENVIAR UM EMAIL

EMAIL: mcamini150@gmail.com