/>

19/09/08

FIADOR - PROFISSIONAL OU FALSO

Qual é a figura de um fiador na locação de imóveis? Prestar fiança a um conhecido que necessita alugar um imóvel e seu locador exige que alguém garanta o pagamento do aluguel até o encerramento do contrato.
Mesmo que o Código Civil determine que antes de cobrar do fiador o locador deva acionar judicialmente o locatário que é o responsável principal pela dívida muitos abusos ocorrem por pessoas despreparadas que desconhecendo ou fazendo-se desconhecer a lei, tentam cobrar do fiador antes mesmo de acionar o locatário.
Por conta de abusos e da possibilidade de inadimplência do locatário é que hoje está cada vez mais dificil conseguir um fiador. A maioria da população que vive de aluguel não tem condições de arcar com os custos do Seguro Fiança, Fiança Bancária, Título de Capitalização aluguel garantido ou a caução em bens móveis e imóveis. Com toda esta dificuldade muitos recorrem ao que o mercado chama de FIADOR PROFISSIONAL.
O conceito de FIADOR PROFISSIONAL diz que é aquela pessoa que possui vários imóveis e oferece a fiança da locação em troca do pagamento de até 50% do valor do aluguel por mês, assim se responsabiliza pelo pagamento em caso de inadimplência do locatário. Mas qual a vantagem? O valor cobrado não é suficiente para cobrir eventuais custos mas fica aplicado rendendo.
Nenhum locador registra o contrato de locação na matrícula do imóvel dado em garantia pelo fiador profissional até porque o custo não compensa e esse tipo de despesa não pode ser cobrado do locatário, assim o fiador continua com o bem livre, isto é, oficialmente a garantia não consta averbada na matrícula. Não há nada em lei que proiba esta prática mas na minha opinião é o mesmo que arcar com os custos de um seguro fiança onde o dinheiro do locatário vai para o ralo de qualquer forma.
Quanto ao FALSO FIADOR este sim incorre em crime pois geralmente se aproveita de pessoas humildes que precisam morar em algum lugar e não tem quem garanta a fiança. São pessoas que se fazem passar por proprietários de imóveis usando documentos falsos ou clonados.
Anunciam em jornais classificados se oferecendo para afiançar o contrato de aluguel e muitas vezes possuem falsas procurações de proprietários de imóveis que estes costumam enganar.
É importante que locadores que não utilizam serviços de imobiliárias ou preferem as que cobram "bem baratinho"(barato que sai caro), tenham noção de que estes fiadores desaparecem e o locatário que você tem dentro do imóvel levará muito tempo para de lá sair devido a morosidade de nosso judiciário.
A melhor forma de se prevenir é prestar atenção ao que o locatário diz na primeira vez que conversar sobre a locação pois é nesta hora que você pode identificar se ele tem fiador ou vai em busca de um e mais importante ainda é verificar todos os documentos apresentados inclusive tentando um contato em hora diferente para verificar quem atende os telefones deixados como referência.
O fiador é uma pessoa honesta e a fiança é segura desde que você saiba identifica-lo mas ninguém está livre de ser enganado por mais cuidado que tenha.
Por informar aqui em meu blog como funciona o esquema já espero a minha caixa de email cheia de chingamentos e ameaças dos nossos chamados fiadores profissionais que não gostam de pessoas honestas que utilizam a internet para manter outras pessoas honestas informadas dos golpes que praticam.
Lembro que por mais que o aluguel tenha fiança o locatário é o principal devedor.

6 comentários:

  1. oi, eu tentei locar um imóvel para abrir uma oficina, e não aceitaram a documentação de 3 fiadores que consegui, confesso que quando me falaram desse fiador profissional, eu cheguei entrar em contato, mas comecei a pesquisar e desisti. Claro que tive que desistir também do meu empreendimento né, porque ser honesto no Brasil é pagar o alto preço da burocracia que queria que eu provasse uma renda de 3x mais o valor do aluguel sendo que nem tinha aberto a empresa ainda. Mas enfim, segue aqui minha humilde opinião: se a burocracia não fosse tamanha, talvez as pessoas não precisassem procurar essas pessoas pra tentar salvar o último suspiro de esperança que ainda ás resta, e não passariam pelo dolorido processo de humilhação que é ficar levando nãos consecultivos na cara, pedindo a amigos e parentes que sejam seus fiadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kris. Obrigada pelo contato. Esta postagem é antiga e hoje em dia nem existe mais este tipo de fiador porque as imobiliárias já conseguiram formar uma lista destas pessoas e bloquear a aceitação deles na fiança.

      Concordo com você até porque sou locatária de onde resido por uma imobiliária e acredite, passei pelo mesmo problema que você e por ser autônoma, foram 16 dias até conseguir aprovar meu seguro fiança e olha que eu vinha de uma locação em que morei 18 anos sem pagar um único aluguel atrasado. Mais garantia que isso impossivel.

      Mas infelizmente o problema não é a burocracia, ela existe somente porque temos uma lei que protege gente desonesta. Se o locador pudesse despejar o inquilino que não paga sem precisar ir a justiça teríamos pela frente apenas uma fiança que cobrisse a devolução do imóvel locado. Poderíamos pagar uma taxa mensal que no final seria usada pelo locador para as reformas.

      Um proprietário leva de 6 a 12 meses para conseguir pela via judicial despejar o inquilino e depois se ele não paga o que é muito comum, tem que acionar o fiador. Uma ação judicial tem custo de 12 aluguéis mais honorários. Para completar, o locador que não recebe sempre acha que a culpa é da imobiliária e aciona a mesma judicialmente também.

      Pelo citado acima conclui-se que ou se busca a maior segurança possível ou nada feito e quem paga é sempre quem precisa do imóvel para morar. Espero que um dia se consiga mudar tudo isso porque nem greve locatário pode fazer para mudar alguma coisa. Eu resolvi com seguro fiança, que todo ano me toma um bom dinheiro mas que já ouvi dizer que no sudeste cobram uma fortuna, aqui é bem menos.


      abraços

      Excluir
  2. Oi, Boa noite minha Mae vendeu um pedaço de terreno enquanto ela era viva para 2 pessoas isso ja faz uns 12 anos e ela vendeu de boca e acho que só assinou um papel que provavelmente eles autenticaram e deixou outro pedaço para meus irmãos e eu poder contruir e nos deixou a escritura que meu pai passo pro nome dela então queria saber se ainda que eles ficaram pagando os impostos por todos esses se agente quiser entrar com uma ação só com a escritura oq aconteceria ...vlw aguardo a resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá vão te cobrsr o IPTU devido mas o direito de herança é garantido. Abraços

      Excluir
  3. O Fiador é obrigado apresentar um imóvel em seu nome como garantia da locação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das condições para aceitar uma pessoa como fiador é que ele tenha um ou mais imóveis quitados sem ônus em sua propriedade. Portanto o imóvel é apenas prova de que você tem bens a penhorar caso seja preciso mas este imóvel não é colocado no contrato como garantia, a garantia é você, a pessoa do fiador. O locador apenas pede a matricula do imóvel como comprovação de bens da mesma forma que pede teus comprovantes de renda como comprovação de quanto tu ganhas. Se és casado o cônjuge obrigatoriamente também será fiador junto com você. são requisitos obrigatórios para aceitar o fiador.
      Abraços

      Excluir

Meu Blog é democrático e criticas só virão a aperfeiçoar seu conteúdo. Fique a vontade para criticar, elogiar, sugerir ou implorar, eh,he,he.
Criticas ofensivas serão apagadas, criticas construtivas serão mantidas,
Se teu comentário não for respondido em 24 horas, envie um Email pois posso não ter recebido a notificação de que foi postado.

DÊ PREFERÊNCIA EM ME ENVIAR UM EMAIL

EMAIL: mcamini150@gmail.com