👉 AJUDE A MANTER O SITE

✔ PIX - E-mail: mcamini150@gmail.com ✔ Banco Inter - Qualquer valor

COMO SABER SE EXISTE IMÓVEL EM SEU NOME


Atualizado em 2017

COMO SABER SE EXISTE IMÓVEL EM SEU NOME

COMO SABER SE EXISTE IMÓVEL EM SEU NOME

Uma das principais dúvidas que vejo na Internet é de pessoas que desconfiam ter algum bem imóvel em seu nome mas não sabem como localizar ou de pessoas que vão financiar um imóvel e são informadas pelo banco que existe um imóvel em sua propriedade, que desconhecem, o que acaba por atrasar todo o processo.

Pode ocorrer mesmo que difícil, alguém colocar um imóvel em propriedade de outra pessoa mas é mais provável que seja uma fraude ou um homônimo. Na doação,o cartório solicitaria os dados do donatário para comunica-lo do feito sem a presença dele. No testamento, para ser aberto, os beneficiários tem que ser localizados, no inventario, os herdeiros também devem ser localizados e aqui sim pode ocorrer problemas.

Saber se existe algo no seu nome não é tarefa fácil. Não há como emitir uma certidão negativa de propriedade imobiliária nacional (o eterno cadastro nacional imobiliário). Cada cidade grande tem diversos cartórios, cada um responsável por uma zona de endereços. Seria demasiado caro pedir uma certidão em cada um.

A certidão negativa de propriedade imobiliária é emitida penas pelos Cartórios de registros de Imóveis nos grandes centros. Nas cidades pequenas, em geral, um único cartório de notas concentra todos os serviços.

Exitem ainda o Cartório Distribuidor de Escrituras no Fórum de cada cidade. Solicite uma Certidão em seu nome. Se for positiva trará descrito que imóvel encontra-se em sua propriedade com o respectivo número do Registro no Cartório de Imóveis. Se for Certidão Negativa, nada consta em seu nome ou não foi possivel localizar. 

Para quem precisa fazer busca em outra cidade e estado o cartório online é uma opção, com um custo muito elevado mas uma ótima opção desde que você não tenha pressa. Leva em torno de 20 dias para receber um documento e evite escolher carta registrada devido aos descumprimentos de prazos de entrega. È serviço terceirizado.

Em ações judiciais que se precisa localizar bens a penhorar, se não houver sucesso, você pode pedir ao juiz que autorize busca em cadastros diversos que somente com autorização judicial pode ser utilizador devido a proteção de dados.

Alguns estados já estão informatizados facilitando esta busca por CPF através do BR Registradores. Aqui é bem mais barato mas você deve saber em que cartórios fazer a consulta. Basta se cadastrar e pagar as taxas solicitadas e você consegue o documento mais rápido. 





Comentários

  1. Amigo tenho uma conhecida que o pai dela descobriu que tinha uma herança pra ele lá em Penanbuco,quem informou foi a Receita Federal que tinha isso pra ele,só que o pai dela faleceu e não deu tempo dele correr atrás disso,o que ela tem que fazer nesse caso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só com o CPF e nome completo e certidac de e óbito tem como sabe se o falecido deixou algum imóvel ?

      Excluir
  2. SE O PAI DELA NÃO CHEGOU A RECEBER ELA NÃO CONSEGUIRÁ RECEBER Á NÃO SER QUE NA ORDEM HERIDITÁRIA NÃO HAJA SUCESSORES,POR EXEMPLO SE O PAI DELA NÃO TINHA IRMÃOS ELA RECEBE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala comigo no whats 11977892100 preciso te perguntar umas coisas

      Excluir
    2. Como Fasso pra saber se uma casa ta mesmo no nome da minha vo

      Excluir
  3. como posso descobrir se a casa que moro com meu esposo esta so no nome dele pois nunca vi nenhuma escritura e documento compramos a casa fas dois anos por 170 mil obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanderleia Varini.
      Procure o cartório de imóveis da zona de endereço do imóvel e solicite uma matricula imobiliária atualizada. Nela vai constar em nome de quem esta o imóvel e se estiver apenas em nome de teu esposo vai constar o estado civil dele como casado e você como esposa.

      Se o regime de bens do casal é de comunhão universal ou comunhão parcial de bens fique tranquila porque qualquer imóvel que seja comprado durante o casamento pertence ao casal mesmo que tenha sido comprado em nome de apenas um dos cônjuges e assinado por este.

      Assim sendo se são casados no regime de comunhão parcial de bens e ele comprou apenas no nome dele o imóvel também pertence a você por força do regime de bens não importando se ele pagou o imóvel sozinho ou com sua ajuda. Na separação cada um tem 50% do bem e no falecimento de um de vocês o cônjuge sobrevivente é dono de 50% que não entra no inventario e nãos erá herdeiro dos 50% do esposo se tiverem filhos ou ele tiver parentes vivos(pai, mãe e irmãos). abraços

      Excluir
    2. Só com o CPF e nome completo e certidão de óbito tem como sabe se o falecido deixou algum imóvel em seu nome?

      Excluir
  4. Meu pai faleceu a três anos, não fizemos inventario por não saber se ele tinha alguma coisa. Porém chegou uma cobrança da receita esse mes como se ele possui-se algo. Como proceder? Pois ele não tinha nada, mas era laranja de algumas pessoas, mas achamos que isso havia sido resolvido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa.
      É preciso comunicar a Receita do falecimento de teu pai cancelando o CPF dele. somente indo até lá saberá do que se trata pois se ele era laranja e há bens em nome dele terão um problema bem grande pela frente. abraços

      Excluir
  5. Maria Ângela, bom dia. A empresa em que eu trabalhava irá abrir falência (por má fé) e gostaria de saber se existe alguma forma de eu saber se existe algum imóvel em nome do proprietário. Algum mecanismo de busca por nome ou CPF. Existe? Se não, como consigo saber?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo Gonçalves

      Com o nome completo do proprietário e da empresa + CPF e CNPJ você pode fazer uma busca nos cartórios de imóveis pedindo uma certidão de propriedade imobiliária e se acharem que podem estar sumindo com bens para não indenizar funcionários se pode fazer uma denuncia no Ministério do trabalho.
      abraços

      Excluir
    2. Obrigado pelo retorno!

      Excluir
    3. Olá
      Tenho um caso similar ao Rodrigo mas creio que haja propriedades em mais de uma cidade. Como procedo? Tenho que ir a mais de um cartório?

      Excluir
    4. Via internet com o cartório online podes pesquisar em todo o país se necessário, é mais caro mas compensa as idas e vindas que terás. Nos cartórios distribuidores também. é uma longa pesquis. abraços

      Excluir
  6. Olá bom dia, sou amigada a 4 anos tenho um filho de 3 anos com meu marido E gostaria de saber se tenho direito a alguma coisa caso venha me separar dele.
    Gostaria de saber tbm como faco pra saber se tenho algum imóvel em meu nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Para saber se tem algum imóvel em teu nome ou de teu companheiro é preciso solicitar no cartório de imóveis uma certidão de propriedade imobiliária.

      Tudo em bens que teu esposo comprou depois da união de vocês pertence a ambos e nãos eparação você tem 50% desde que o dinheiro usado no pagamento dos bens não seja proveniente de um investimento anterior a união de vocês.

      a pensão alimenticia das crianças é um direito delas paga pelo pai a você se ficar com a guarda dos filhos.

      abraços

      Excluir
  7. Minha tia morreu a 7 anos tem como saber quais bens tinha ou tem em nome dela ela não tinha filhos nem marido era sozinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvio, com o nome e o CPF dela você pode pesquisar nos cartórios de registro de imóveis se existe algum imóvel em nome dela.
      Abraços

      Excluir
  8. Boa tarde!Como passar um imóvel para o meu nome sendo q este está no nome de uma pessoa já falecida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende. Se for parente e você herdeira, através do inventario, se não fores herdeira e o falecido tiver herdeiros não é possível e se não houver herdeiros somente por usucapião daqui a 10 anos. Nesse caso tens que tomar posse do imóvel, cuidar, fazer dele tua casa, pagar todos os impostos por 10 anos e não podes ter outro imóvel em teu nome.
      abraços

      Excluir
  9. Boa tarde, tenho uma dúvida. Quando eu e meus irmãos éramos crianças meu pai comprou um lote em outro estado para cada um. Todos os meus irmãos descobriram o endereço e venderam seus lotes. Acontece que os familiares do meu pai, que moram no Estado onde foram comprados os lotes, são bastante "trambiqueiros ". Eu nunca consegui achar esse imóvel devido eu morar em outro Estado. Minha irmã quase fica sem o imóvel dela, pois tentaram adquirir uma cópia da identidade dela (com ajuda da minha mãe) para provavelmente falsificarem a assinatura. Tenho certeza que possuo um imóvel também, porém nem meu pai nem minha mãe me falam a verdade. O que fazer? Como descobrir?

    ResponderExcluir
  10. Oi Márcia

    Te respondi via email que me enviaste. abraços

    ResponderExcluir
  11. Ola tbm to com uma grande dúvidas keria saber como posso fazer para descobrir se meu pai deixou alguma herança pois so filho fora do casamento dele e fiz exame de dna e fui registrado ele faleceu tem 8 anos e nunca rescebir nem uma informaçao sobre bens dele pois moro em são paulo e ele morava no nordeste como faço pra te informaçao sobre o k ele tinha se so tenho o nome dele e dos pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tens que na cidade onde ele faleceu solicitar a copia da certidãod e óbito dele onde informa se ele deixou bens a inventariar.ou no cartório de imóveis da cidade solicitar certidão de propriedade imobiliária. Estado em outro estado vais ter que usar o cartório online que não é barato.
      abraços

      Excluir
  12. Boa tarde no atestado de obito de meu marido costa que ele deixa bens mais foi feito o inventário e logo foi vendida , e sgora eu quero comprar uma casa pela caixa só que não pode ter tido um imóvel antes , eu godtaria de saber se a caixa puxar o atestado de óbito dele ela pode descobrir que eu ja tivr um imovel por favor preciso desta resposta urgente , muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não existe impedimento para novo financiamento e compra pela CEF a não ser que a casa fosse minha casa minha vida. Nesse caso não vais conseguir.
      Abraços

      Excluir
  13. E tem mais ums coisa eu nunca registrei este imovel e nos cartorios de registros de imóveis nao costa nada em meu nome obtigada e continuação do caso a cima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas pode no imposto de renda constar que foi vendido para você ou o IPTU em teu nome, é risco.
      abraços

      Excluir
  14. Boa noite, fiquei sabendo por boatos que meu pai havia deixado um apartamento antes de morrer em meu nome, porém, eu não tinha contato com ele em vida. Como faço para descobrir si é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá com seu nome e CPF deve fazer uma busca nos cartórios de registro de imóveis pedindo uma certidão de propriedade imobiliária. Se houver vai aparecer nesta certidão.
      abraços

      Excluir
  15. olá boa noite meu avô está vivo ainda e ele passou uma parte da chacara dele em meu nome diz minha mãe
    como faco pra saber de está em meu nome mesmo não tenho contato com meu avô ja faz tempo aonde devo ir na minha cidade obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Scarlat. Procure o cartório de registro de imóveis e solicite uma certidão de propriedade imobiliária do imóvel. Se estiver em teu nome vai constar na certidão.

      abraços

      Excluir
  16. Boa tarde,
    Sei que possuo imóveis em meu nome devido a uma transição de família há uns 20 anos atrás, também sei que um dele não é na cidade onde resido, como posso realizar a pesquisa deste imóvel sem precisar ir a cada um dos cartório de cada uma das cidades possíveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo. Terás que utilizar o Cartório Online, é mais caro mas eles fazem a busca em teu CPF e te enviam a certidão.
      abraços

      Excluir
  17. Olá boa tarde recebi cobrança de 2 imóveis em nome de meu pai já falecido,fui até s prefeitura descobri mais 9 imóveis.
    Tem alguma possibilidade de fazer s pesquisa no cartório de imóveis?
    Pois a pesquisa para saber se esta em seu nome custa r$900.e no momento estou sem condições.
    Acho que usaram o nome dele como laranja.
    Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  18. Olá boa tarde recebi cobrança de 2 imóveis em nome de meu pai já falecido,fui até s prefeitura descobri mais 9 imóveis.
    Tem alguma possibilidade de fazer s pesquisa no cartório de imóveis?
    Pois a pesquisa para saber se esta em seu nome custa r$900.e no momento estou sem condições.
    Acho que usaram o nome dele como laranja.
    Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  19. Meu pai separou da minha mãe, ele diz que a casa estar no nome do outro filho dele, como posso saber se realmente a casa se encontra no nome do outro filho dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, com o endereço do imóvel procure o cartório de imóveis da região e solicite uma certidão de propriedade imobiliária. Esta certidão irá trazer o nome do proprietário. abraços

      Excluir
  20. Ola Maria Quando você diz realizar busca no Cartório Distribuidor de Escrituras da sua cidade, isso vale para escrituras realizadas em outros Estados?

    Tudo indica que meu falecido pai tenha realizado registro de um imóvel em outro estado, mas hoje de pois de 30 anos não sei com investigar.

    Como faço para descobrir (se esta em seu nome ou usufruto), como em outros registros que estão sob minha guarda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nesse casotem que fazer abusca na cidade que desconfias que ele tenha imóveis. Talvez o cartorio online te ajude se tens recursos pois é bem mais caro. Abs

      Excluir
  21. Olaa meu pai morrel a 15 anos e ouvir boatos que ele deixou um imovel no meu nome como fazo pra saber ?? Ou como faso pra saber se tem imovel no nome dele pois nao tenho cpf dele so o nome dele conpleto no meus documento tenho outros irmao que nao conheso filhos deles com outro mulher se ele morrell e nao deixou o imovel pra ninquem tenho direitos ?? Como faso pra adiquirir esse direitos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. No cartório de imóveis distribuidor solicite uma certidão de propriedade imobiliária em nome de teu pai e no teu nome, se tiver algo vai aparecer. abraços

      Excluir
  22. Eu e meu irmão, temos um imóvel que foi registrado com usos e frutos para minha mãe.a pergunta é se isso pode interferir na compra de um novo imóvel que teria ajuda de um subsídio governamental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriano.
      Sim, vai interferir pois já existe imóvel em nome de vocês mesmo sendo nua-propriedade. não interfere se for compra de imóvel que não seja MCMV com uso do teu FGTS mas para MCMV você já tem um imóvel.

      abraços

      Excluir
  23. Oi tudo bem, bom minha duvida e a seguinte: Minha tia tem um imóvel, sendo que segundo a irmã dela esta no meu nome e de uma outra tia minha! Só que ela não me deixa ver esse documento! tem como eu consultar pra saber se realmente esta no meu nome ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Augusto Nascimento

      Sim, procure o cartório de registro de imóveis da zona de endereço do mesmo e peça uma certidão de propriedade imobiliária. basta que tenhas o endereço completo do imóvel. Se não sabes a que zona pertence o imóvel, qualquer cartório te informa. A certidão trará o nome dos proprietários.
      Abraços

      Excluir
  24. Olá, bom dia!
    Meu avô antes de falecer deixou uma lote na época para cada filho, mas ele ficou com medo de colocar um dos lotes no nome do meu pai,porque ele temia que ele vendesse e eu e minha irma não ficaríamos com nada. Ele disse que iria deixar para mim, no meu nome, ele veio óbito e minha avó ficou para fazer isso, tem um ano mais o menos que ela faleceu. Eu era bebê na época e não sou próxima da parte da família do meu pai. Não tenho contato com ninguém. Como que eu faço pra descobrir se realmente foi feito o que meu avô queria? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. É preciso retirar uma certidão de propriedade imobiliária na cidade onde fica os lotes no cartório de registro de imóveis em teu nome. Se houver vai aparecer.
      abraços

      Excluir
  25. Olá, há 14 anos atrás comprei uma casa pagando o valor à vista ao proprietário. Fomos ao cartório da região e assinamos um recibo que foi registrado no próprio cartório mas nunca corri atrás da escritura da casa. Morei nessa casa durante um ano com minha ex esposa e depois me separei deixando-a lá com meus filhos. Há 5 anos eles estão morando comigo. Primeira pergunta: tem como eu encontrar a escritura ou algo que comprove que a casa é minha, pois tinha alguns documentos que minha ex escondeu achando que com a posse deles a casa seria dela. Segunda pergunta: com esse tempo dela lá, ela tem direito a casa, se quando comprei não éramos e nunca fomos casados no papel (nossa relação durou um ano)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Filipe.

      Você registrou o recibo em cartório de títulos e documentos ou apenas reconheceu firma da tua assinatura em cartório? são situações diferentes. Se só reconheceu firma o recibo tinha que estar com você, se registrou no títulos e documentos é só ir nesse cartório e pedir uma certidão que comprova o que consta no recibo e com isso entras com usucapião do imóvel. tendo sido comprado antes da união, na separação ela não tem direito. abraços

      Excluir
  26. Um imóvel q tem a certidão de ônus no nome d pessoa "A", e q na Prefeitura é constatado um débito desse imóvel. Só q é verificado nesse débito, q o nome do propietário continua, porém no CPF da pessoa "B"!
    Isso pode acontecer, ou é uma fraude, e como entrar com ação contra essa pessoa?
    E a pessoa "A" pode perder esse imóvel para a pessoa "B"?
    E como resolver essa situação para não perder esse imóvel?
    Agradeço a atenção, e fico no aguardo da resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Francisco.

      O débito referente a impostos e taxas do imóvel a este pertence e portanto acompanha a venda deste imóvel. Assim o dono na matricula pode ser A que vendeu para B por contrato particular sem passar escritura e B com este contrato transferiu o imposto para o nome dele.
      A pode ter abandonado o imóvel e B invadiu fez dele sua casa e depois declaração de posse, pagamento do imposto, etc,etc. Existem inúmeras situações, depende e cada uma a analise da solução.
      Abraços

      Excluir
  27. Um imóvel q tem a certidão de ônus no nome d pessoa "A", e q na Prefeitura é constatado um débito desse imóvel. Só q é verificado nesse débito, q o nome do propietário continua, porém no CPF da pessoa "B"!
    Isso pode acontecer, ou é uma fraude, e como entrar com ação contra essa pessoa?
    E a pessoa "A" pode perder esse imóvel para a pessoa "B"?
    E como resolver essa situação para não perder esse imóvel?
    Agradeço a atenção, e fico no aguardo da resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Frnacisco

      Te respondi via Email, parece mais um erro pois a prefeitura lança débitos em nome de quem consta na matricula salvo se é imóvel abandonado com posse de terceiros por contrato.
      Abraços

      Excluir
  28. Olá, meu caso é um pouco de novela! Soube por um amigo dá família, que meu pai financiou um apartamento na caixa econômica em meu nome antes de morrer, sem meu conhecimento! É possível? E como saber se realmente aconteceu isso? Que atitude devo tomar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rick Alisson,

      Isso só é possível se ele tinha uma procuração especifica da CEF assinado por você em cartório de notas do contrario não é possível. podes pedir no cartórios de imóveis da cidade uma certidão de propriedade imobiliária em teu nome.Se tiver algo aparece.
      Abraços

      Excluir
  29. Meu esposo comprou uma ca por consorcio depois de estarmos morando juntos (uniao estavel sem registro)e colocou na escritura que é solteiro e nao tinha compromisso nem morava com ninguem tenho algum direito caso me separe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,o que seu esposo fez foi uma fraude, falsidade ideológica mentir no contrato. Se tiveres como provar que já viviam juntos, tens direito a metade. Abraços

      Excluir
  30. Olá, meu nome é Ana lucia, tenho uma casa em uma construida em uma area da prefeitura, na candidatura da Luiza Erundina nos deu direito de posse de noventa anos, na gestao da Marta Suplicy ele fez a legalizaçao dessas obras, isso nao foi a cartorio, consta este imovel em meu nome, gostaria de saber pois me entereço pelo programa minha casa minha vida, posso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Lucia

      Não podes usar o MCMV porque já foste beneficiado com este imóvel de concessão de posse vitalicia. O beneficio de moradia governamental somente pode ser concedido uma única vez e mesmo que se desfaça deste imóvel já foste beneficiada e não podes mais usar qualquer beneficio na área habitacional.
      Abraços

      Excluir
  31. Olá! Recentemente descobri que existe um outro imóvel no nome de meu pai sendo que ele nunca fez compra dessa casa. A residencia real dele está toda regularizada na prefeitura, com IPTU todo em dia. No entando esse "novo"imóvel sob seu nome já está com dividas de iptu, imclusive prostestadas. O que deve ser feito? Ele pode vir a perder a residencia dele em função dessa outra divida? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manoel Silva

      Divida de IPTU tem como garantia o imóvel que gerou esta divida e portanto será penhorado o imóvel que tem o IPTU e vendido judicialmente. O imóvel atual fica fora desta penhora.
      abraços

      Excluir
  32. Olá td bem ?, a minha mãe mora no estado da Bahia, e ela recebeu uma correspondência da prefeitura da cidade de Cariacica Es. Dizendo que ela teria que comparecer em uma audiência de conciliação, referente a uma dividida de iptus , essa audiência seria pára um acordo em relação ao pagamento dessas dividas, a minha pergunta é : Como pode alguém que não comprou nem recebeu por herança bem nenhum e dirrepente aparecer um imóvel com divida em seu seu nome?, como resolver esse problema? Nos ajuda a resolver essa questão, ficaremos muito grato com a sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valdmir Santos

      Pode ser engano, pessoa com mesmo nome que fizeram uma busca e apareceu o nome de tua mãe. É preciso tirar uma matricula imobiliária deste imóvel para saber o que informa. Pode ser homônima com CPF diferente e na busca acharam tua mãe.
      Abraços

      Excluir
  33. Bom dia ! Gostei mto de suas dicas e eu tenho um problemão nas mãos , mãos gostaria de ajuda . Minha mãe faleceu a oito meses e e o parceiro dela a mais tempo , e a casa eata em.nome dos dois , ela tem um filho mas não sabe disso é não quero vender o imóvel e minha irmã por parte de mãe quer que venda . A casa só tem escritura de compra e venda, oq posso fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pqara a venda é preciso fazer o inventario e para o inventario é preciso reconhecer a propriedade de tua mãe e companheiro por usucapião. Sendo assim precisam procurar a Defensoria Pública para solucionar tudo isso. Judicialmente falando qualquer dos herdeiros pode após concluído o inventario solicitar a venda do imóvel e com certeza conseguirá mas antes tem que regularizar. Consultem um advogado pois cada caso é um caso.
      Abraços

      Excluir
  34. Olá , bom dia!
    Tenho 50% de um imóvel na escritura, em outra cidade , mas para passar outro imóvel para o meu nome, não pode constar que já tenho esse imóvel (outra propriedade).

    como faço para tirar o meu nome desse imóvel (revogar) para que não saia nenhum bem em meu nome quando for solicitado uma " Certidão de propriedade imobiliária" (certidão negativa de imóvel)....é possível isso? obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Para tirar de teu nome somente por compra e venda ou doação por escritura pública. Se esta querendo tira-lo do teu nome para uso de FGTS em nova compra aviso que a CEF tem levado em conta a possibilidade de a doação ser fraudulenta isto é doado para que pudesse tirar teu fundo e pode negar o uso.
      Abraços

      Excluir
  35. Olá! Sou de Minas. Tive um companheiro por quatro anos, tivemos uma filha. Mas ele acabou voltando para Pernambuco. Lá ele tem dois imóveis em seu nome. Gostaria de saber se a minha filha tem direito, e como fazer para provar a existência desses imóveis? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim sua filha é herdeira dele em todos os bens que ele possuir ao falecer. Você pode pedir no cartório de imóveis lá em Pernambuco uma certidão de propriedade imobiliária em nome e CPF dele e virá todos os bens imóveis que ele possui.
      abraços

      Excluir
  36. maria angela meu email é osvaldopascoal2017@gmail.com meus irmãos venderam os bens de meu pai e repartiram entre eles e eu morava no estado de goiás,detalhe meu pai ainda é vivo, eu e um outro irmão meu não fomos inclusos na partilha preciso saber o q eles venderam e se tem mais alguma ben do meu pai,não sei o cpf ou rg dele sei a idade e o nome completo,a certidão negativa de bens dele não pode ser passada pela net por q não tenho estes dados,vc pode me dar alguma dica sobre o q devo fazer? agradecido,até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Osvaldo Valdinho, com o nome completo de teu pai talvez se consiga as informações ou então terás que contratar um advogado para fazer uma busca na cidade de origem. Abraços

      Excluir
  37. boa noite,gostaria de saber se tem como eu recuperar um imovel do meu vo, o irmão dele roubou do meu pai,pedindo para ele assinar um papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não tenho como te dar este tipo de certeza. Direito de herança é garantido e não prescreve então procurem um advogado pois dependendo do documento assinado pode ser anulável judicialmente.
      Abraços

      Excluir
  38. ola DOUTORA:MARIA ANGELA,sou amaziado comuma mulhera 5 anos,ela deu entrada nos papeis para o divorcio,so que o ex-marido nao assinou,nesse tempo juntos adiquirimos bens juntos,so que os filhos dela estao querendo partilhar esses bens!como fasso? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, deixamos de lado o dra. não sou advogada. Se durante o casamento houveram bens estes serão partilhados no divorcio com o ex cônjuge e os bens que vocês compraram durante esta atual união, não entram na partilha pois não se comunicam com o casamento anterior.
      o advogado que representa ela no divorcio deverá informar os bens que ficam fora da partilha porque foram comprados durante a nova união.
      filhos não apitam na partilha, são herdeiros mas não existe herança de pessoa viva. Consultem um advogado.
      Abraços

      Excluir
  39. Olá bom dia, meu tio morreu tem 9 anos do que não fui ao velório dele nem na leitura do testamento ele deixou um dinheiro pra mim em vida mais tem alguma possibilidade dele ter deixado bens pra mim e eu não ter sido informada? Tenho 17 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Droid Game LJ

      É bem difícil um testamento ser aberto e lido sem que todos os herdeiros tenham sido chamados. Como na época você era menor seriam comunicados teu tutor oficial que são teus pais. Acredito que no teu caso, não tenhas feito parte do testamento s ele foi publico pois fica arquivado no cartório. Um advogado pode averiguar isso pra você. Abraços

      Excluir
  40. Boa tarde! Meu pai faleceu e eu não o conheci. Um tempo atras descobri q ele tinha falecido , só q não sei em q ano,mes e dia. Agora a irmã dele faleceu e temos q fazer um inventario e preciso da certidão de óbito e não sei como saber aonde ele foi sepultado e nem em q hospital ele faleceu.Já tenho o numero dos documentos. Por favor me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não tenho como te ajudar, você vai precisar uma pesquisa mais ampla em cartórios nacionais.
      Abraços

      Excluir
  41. Desconfio que meu pai falsificou minha assinatura ou registrou algum imóvel em meu nome, mas nunca me comunicou. Eu mantém o endereço fiscal dele como o mesmo endereço de minha casa e não é só ele, minha irmã que nem mora mais aqui, faz o mesmo e ela é casada já faz alguns anos. Meu pai se casou de novo e é meio trambiqueiro. Ele sempre faz segredo de tudo que ele faz de errado, mas eu lhe conheço. Ele já é de idade e se algo acontecer com ele, eu não vou tomar conhecimento de nada. Entende? Basta eu ir no cartório solicitar a certidão negativa de imóveis pra saber se tem alguma coisa ou isso não é tudo? Me responda, por favor. Abraços. João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João. No cartório distribuidor do Fórum da cidade solicite uma certidão de propriedade imobiliária em teu nome. se tiver algo vi aparecer. abraços

      Excluir
  42. Olá Maria tudo bem? Eu moro no RS e fui fazer um financiamento e financeira falou que eu tenho um imóvel no estado de SP como faço pra saber se isiste realmente algo meu nome desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se não tens nenhum conhecido que possa tirar uma certidão negativa de bens imóveis em teu nome lá em SP,a solução é usar o cartório online. Tens nesse caso que pedir ao banco em que cartório consta esse imóvel porque são 18 cartórios de registro de imóveis e não vais tirar uma certidão em cada um. O custo é em torno de R$ 200,00 reais incluindo o SEDEX leva de 10 a 15 dias para chegar. Se tens alguém em SP é mais barato e mais rápido. Abraços

      Excluir
  43. Pode utilizar também o link abaixo, é mai barato
    https://www.registradores.org.br/sp/pesquisa.aspx

    ResponderExcluir
  44. Ola boa noite! Meu avo faleceu a 15 anos e alguns parentes dizem que ele me deixou uma casa, porem nunca vi nenhum documento, e quem toma conta dessa casa é minha avó,qual certidão devo solicitar pra saber se tenho um imovel mo meu nome, fiquei confusa com algumas coisas que li!
    Agradeço desde ja a ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. solicite uma certidão de propriedade imobiliária no Cartório de registro de imóveis da zona de endereço do mesmo. você vai dar teu nome e CPF e eles fazem a busca, se houver vai vir os dados do imóvel.
      Abraços

      Excluir
  45. Olá boa tarde como faço pra saber se a casa do meu esposo tá registrada . pois ele só tem a Declaração No nome dele que foi feito na prefeitura da cidade onde ele tem casa .gostaria de saber por que fiz uma inscrição para ganhar casa só que a exigência é não ter nem uma casa em seu nome por que é do governo.fomo faço pra saber. Obrigada c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se ele tem escritura ou declaração de posse não vais conseguir. Tens que pedir no cartório de registro de imóveis da cidade um certidão de propriedade imobiliária ou então na CEf pedir consulta do nome dele no CADMUT- cadastro dos mutuários.
      abraços

      Excluir
  46. Olá.. . Como saber se os imoveis q meu companheiro adquiriu ainda estão no seu nome. Eu tenho os números do iptu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. IPTU não serve, tens que no cartório pedir uma certidão de propriedade imobiliária com o nome e CPF dele.
      Abraços

      Excluir
  47. Olá, bom dia.
    Meu nome é Fernanda.
    terminei uma união estável de 13 anos agora em agosto de 2017, mas NÃO registramos essa união em cartório. Temos 4 imoveis que estão em meu nome e 1 imóvel no nome dele que é casa que moramos atualmente, mas existe uma posse que estou em duvidas se esta em meu nome, creio que esteja em meu nome porque ele trouxe um documento de concessão de posse deste mesmo imóvel para eu assinar,mas eu não assinei e ele disse que poderia vender mesmo sem minha assinatura por se tratar de posse. Creio que ele não tenha vendido, queria apenas tirar do meu direito. ele pode conceder a posse sem a minha assinatura?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda

      Mesmos endo posse tudo que for vendido deve ser assinado por ambos. Ocorre que ele pode ter vendido sem informar que viva com você porque o estado civil de ambos é solteiros e fica difícil comprovar a convivência como um casal. Vais ter que consultar um advogado e na partilha dos bens tens que citar a existência dessa posse.
      abraços

      Excluir
  48. Olá! Meu pai faleceu a 1 ano deixou um terreno de posse e uma casa da caixa onde moram.minha mãe e irmã já casada. Elas concordaram que eu faça uma casa neste terreno. Queria saber como fazer pra passar pro meu nome futuramente? O IPTU está no nome do meu pai há 10 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tem que fazer o inventario de teu pai até porque a casa da caixa que está financiada, o seguro vai quitar 505 em nome dos herdeiros que são os filhos. Os outros 50% tua mãe segue pagando as parcelas pois pertence a ela como meeira. O terreno de posse tem que fazer usucapião para entrar na partilha 505 de teu pai. Abraços

      Excluir
  49. vivo em uma união estável sem registro em cartório há 12 anos, temos um filho, temos bens que construímos juntos, em caso de separação tenho algum direito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim tens direito a 50% de tudo que compraram e construíram juntos comprovando o tempo de União com fotos,documentos, testemunhos, contas com endereço etc. Nos casos em que o imóvel era anterior a união e construíram nesse imóvel depois da união tens direito a 50% da construção e benfeitorias não do terreno em si. Abraços

      Excluir
  50. Meu pai não me registrou quando nasci, se ele morrer, posso reaver a herança com pedido de reconhecimento de paternidade? O processo é demorado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é fazer isso agora e garantir teus direitos, mas nada impede que faça quando ele morrer. Se é demorado depende. se tiver que exumar o corpo de teu pai pode sim demorar e muito e o inventario fica trancado. Abraços

      Excluir
  51. sou adotada. meu pai tem 5 filhos antes de mim. asim k amigou com a minha mae ele se divociou e repatiu seus bens com filhos e ex esposa.
    porem a um ano atras juntaram novamente os 5 filhos ouve outra reparticao dos bens dele e eu nao fui comtemplada tem como eu recorer a isso tenho direito tbm aos bens dele logo k sou resgistrado no nome dle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se você foi adotada oficialmente ou seja tem o sobrenome dele na tua certidão de nascimento tens exatamente os mesmos direitos dos filhos legítimos pois na adoção também tornas uma filha legitima.
      teu pai era casado e se divorciou. No divorcio 50% dos bens é dele e 50% da esposa se adquiridos durante o casamento então se ele viesse a falecer você e os 5 filhos repartiram 50% dos bens que iriam a inventario.
      A lei determina que o titular pode dispor livremente de 50% do que possui, assim ele pode pegar a metade dos 50% recebidos no divorcio e doar aos filhos sem te incluir. A outra metade tem que constar você na divisão ou poderás anular estas doações.
      Portanto precisas de um advogado para saber quais são todos os bens, como foram divididos, se ficou bem a ser dividido no futuro porque você não pode ser excluída da herança. Se ele doar tudo em vida tem que entrar com processo para te resguardar. Abraços

      Excluir
  52. Boa tarde. Para ir na defensoria publica estao pedindo uma certidao de bens..onde consigo esse documento? Pela internet é uma facada e demora mais de 15 dias e eu preciso o mais rápido possivel .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. diretamente no Fórum, Cartorio distribuidor porque via internet é bem caro.
      abraços

      Excluir
  53. boa noite estou com acao judicial , e estar sobre penhora ,como faco para saber se essa pessoa tem algum bem, na pessoa fisica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens que retirara uma certidão de propriedade imobiliária no cartório distribuidor, foro da cidade. abraços

      Excluir
  54. Como saber se a casa do meu esposo está no nome dele? A ex mulher dele disse que a casa é dela e do filho deles, e está nos expulsando de casa.Na separação eles fizeram um acordo e ele deu uma certa quantia pra ela...E assumiu as parcelas da casa e pagou tudo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jamile.

      Fizeram um acordo como, via judicial com divorcio e partilha ou separaram apenas e fizeram tudo extraoficialmente? Se não fizeram divorcio e partilha de bens onde ele comprou a parte dela mesmo o imóvel estando somente no nome dele foi comprado durante o casamento e ela tem direito a 50% pois pertencia ao casal. Nesse caso ele tem que ter os recibos da parte dela provando que ele comprou o imóvel e guardado todos os recibo de pagamento do mesmo a partir da separação dele comprovando que ele assumiu os pagamento pois nesse caso será dividido o valor pago pelo financiamento até a data da separação de corpos(se for imóvel financiado).
      No cartório de imóveis se pede a certidão de propriedade imobiliária onde consta o nome de quem comprou e o regime de bens doc asamento deles para comprovar se ela tem direito ou não. A posse está com ele e portanto ele não deve desocupar o imóvel até que pela via judicial tudo se resolva. Procurem um advogado.
      Abraços

      Excluir
  55. Bom dia, me chamo Huann, minha avó tem um terreno em São Paulo, mas eu moro em maceió, como posso saber a situação dele sem precisar ir lá.

    Obs: Ela mora no Japão.

    Grato desde já,
    Huann Rocha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Huann. utilize o cartório online e solicite uma matricula atualizada deste terreno fornecendo endereço e numero de matricula. Abraços

      Excluir
  56. Boa tarde Maria Angela, meu nome é Luanna e estou com uma dúvida que pode reerguer minha família financeiramente.
    Meu bisavô e meu vô eram donos de terras aqui na minha região, só que com o passar do tempo as pessoas foram se apossando pois ele não fazia nada; minha duvida é, como faço para saber se tem terras no nome dele e como faço para telas de volta ? Obg :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana Calazans

      Quanto a saber se tem terras ainda em nome dele, é preciso fazer uma busca nos cartórios de imóveis da região solicitando certidão de propriedade imobiliária em nome de teu avô. Se são terras antigas, talvez a busca seja maior pois antes de 1973 tínhamos as chamadas transcrições, que eram documentos de propriedade precários.

      Quanto a reaver estas terras, depende de analise detalhada mas em geral passado 10 anos em que o posseiro ali fez sua morada, plantou, cuidou e recolheu os impostos ele já tem direito a usucapião entre outras análises que devem ser feitas. terras abandonadas pelo proprietário não são terras invadidas. a terra que o proprietário não cuida, não recolhe os impostos, não cerca e não faz uso, é terra abandonada, infelizmente.

      As terras que estiverem desocupadas, é só pagar os impostos atrasados e reaver ou aquelas que ocupadas ainda não alcançou o tempo de usucapião.

      Não se anime muito, os casos que conheço passados 15 anos não houve nenhum que tivesse ganho para os herdeiros. Um advogado da região poderá te ajudar nessa situação. Boa sorte
      Abraços

      Excluir
  57. Bom dia! Maria,
    Meu marido tinha um lote quando casamos, aí juntos construímos uma casa, mas não chegamos a nos mudar pra lá. E agora iremos nos separar e temos um filho de um ano, qual é o meu direito e o do meu filho? Temos direito de morar na casa? Pois moramos de favor na casa dos meus pais. Sou casada por regime parcial de bens. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se o regime de bens do casal não for comunhão universal você tem direito a 50% das benfeitorias feitas no lote ou seja, 50% da construção. O lote foi adquirido antes do casamento e portanto faz parte dos bens particulares do seu esposo que não se comunicam com o casamento. Se a construção tem habite-se este informa o valor desta benfeitoria ao qual terás direito a metade.
      quanto a residir no imóvel somente se o pai do teu filho autorizar. Faça tudo conforme a lei, entre com o divórcio e partilha desta benfeitoria. ele deverá te indenizar.

      Abraços

      Excluir
  58. Ola amigo. Necessito de esclarecimentos. Vendi um imóvel , tenho o documento do cartório atestando que já houve a transferência. No entanto, hoje dei entrada na caixa econômica para financiar um outro imóvel e consta que o tal imóvel ainda está em meu nome. Já paguei dois DAJE e o cartório me envia sempre o mesmo documento. O que posso fazer? Aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João Pedro

      Te respondi via email. Teu nome ainda deve estar ativo no cadastro do mutuário, tens que dar baixa na CEF e pedir a certidão para apresentar ao corretor que te solicitou. No cartório está tudo OK em nome de quem comprou.
      Abraços

      Excluir
  59. Olá. Bom dia. Minha mãe faleceu a alguns anos atrás. Aí gostaria de saber se há alguma possibilidade de haver herança da parte da mãe dela em outro estado. É possível descobrir? Desde já muito grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. é possível descobrir fazendo buscas em cartório civil na cidade em que ela faleceu. Estará anotado na certidão de nascimento os dados da certidão de óbito e se deixou bens a inventariar.
      Abraços

      Excluir
    2. ola queria saber so uma coisa minha mae tinha 2 terreno e meu pai vendeu sem a autorisacao da minha mae e ela nao assinou nem um papel nada eo 2 dono pois ela pra fora da propia casa e ele nao tem escrituda naa eles so foi no advogado e ele deu o dinheiro pro meu pai e sem minha mae saber da situassao que a casa estava avenda sem ela saber e foi despejada so queria saber se minha mae pode entrar com um prossesso se ela tem direitoa sua propia casa

      Excluir
    3. Oi Nathalia Santos

      Sua mãe não devia ter saído do imóvel, tinha que ter chamado a policia. Sem a assinatura dela o contrato não tem valor. Procurem urgente um advogado para analisar a situação do ponto de vista jurídico. Abraços

      Excluir
  60. Olá,meu pai faleceu faz 1 ano e 3 meses, a e mulher que ele morava tem dois filhos de menor com ele , só que ele tem 3 casas, como faço pra saber se a casa estava no nome dele realmente ?? Me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  61. Olá, boa tarde
    Com o nome e CPF de teu pai deves solicitar no cartório de registro de imóveis da cidade ou no cartório distribuidor da capital uma Certidão de Propriedade Imobiliária. Será listado nesta certidão todos os imóveis oficiais em nome de teu pai ou seja com escritura pública registrada na matricula de cada imóvel. Os que foram comprados com contrato particular não vai ser informado.

    Todos os filhos são herdeiros na mesma proporção. A atual esposa tem a metade de cada imóvel comprado na constância da União com ele(será chamada de meeira) e é herdeira dos imóveis adquiridos por ele antes da união na mesma proporção dos filhos herdeiros. Terá o usufruto do imóvel em que o casal residia. Recomendo procurar um advogado visto que tem uma série de situações que pode incluir ou excluir a viúva no direito aos bens.
    abraços

    ResponderExcluir
  62. bom dia pesquisando nomes achei esse link na internet e fiquei preocupado por não saber do que se trata pois minha mãe faleceu a 3 anos e nunca foi no rio de janeiro (SABER SE ELA FOI LARANJA EM CONTRA DE IMOVEIS OU ABERTURA DE EMPRESA FANTASMA)

    https://www.consultasocio.com/q/sa/rahmi-resek-cenci-martins

    por favor me de uma orientação

    grato
    JORGE
    Email

    ResponderExcluir
  63. Boa noite como descobri se a Casa ta no nome da minha mãe ela já faleceu

    ResponderExcluir
  64. Olá Jorge, fique tranquilo este site apenas informa que tua mãe não é sócia em nenhuma empresa, mas podes pedir para retirar os dados particulares dela da lista. Te retornei o email que me enviaste com maiores informações.
    Abraços

    ResponderExcluir
  65. Olá, para descobrir se a casa esta em nome da mãe faça uma buscar no cartórios de registro imóveis solicitando uma certidão de propriedade imobiliária. Se são vários cartórios na cidade solicite no distribuidor que fica no Fórum da cidade.Abraços

    ResponderExcluir
  66. Bom dia! Fiquei sabendo que minha vó deixou uma casa num meu mone,como ela. Ja faleceu como faço pra sabe sim ta num meu mone mesmo?

    ResponderExcluir
  67. Olá. Você tem que pedir uma certidão de propriedade imobiliária no cartório de registro de imóveis da cidade em que ela residia. Se desconfia que é em outra cidade a busca terá que ser mais ampla.
    Abraços

    ResponderExcluir
  68. Meu Pai Faleceu. Estou na dúvida que um apartamento que ele tinha estava no nome dele. Mas minha madrasta disse que está no nome dela. Como faço pra verificar isso ?

    ResponderExcluir
  69. Olá. Mesmo estando em nome dela somente, se este imóvel foi comprado durante a união do casal, seu pai tem direito a 50% do imóvel e no falecimento vocês herdeiros ficam com estes 50%. É preciso fazer o inventario destes 50%. só não será de seu pai se este imóvel era de sua madrasta antes da união deles ou se ela comprou durante o casamento com dinheiro proveniente de recursos dela também anterior ao casamento/união. É preciso verificar toda a situação para ter certeza se vocês tem direito.
    No cartório de registro de imóveis da cidade deste imóvel vocês devem pedir uma matricula atualizada do imóvel informando o endereço completo e nome da tua madrasta. Eles vão te entregar a matricula e nela vai constar em nome de quem esta o imóvel, data da compra e se está registrado o regime de bens do casal. Nãos ei se eram casados ou união estável.
    A tua madrasta tem o usufruto legal deste imóvel até falecer, casar novamente ou enquanto for o único bem por ter sido a moradia do casal mas 50% da propriedade pode ser de vocês.
    Abraços

    ResponderExcluir
  70. Queria tirar um duvida!!separei faz uns 5 anos ou mais . Eu tinha uma casa da Caixa com minha ex só que,tipo nois só foi no cyber fazer um documento de comprar e venda. Tenho dúvida se essa casa tá no meu nome ainda ou ainda tenho algum direito na casa

    ResponderExcluir
  71. Minha filha tem 20 anos e o pai só fez registra-la, ele tem um imóvel na zona rural( me falaram uma vez que o imóvel estaria no nome dela) Como podemos saber se procede a informação?

    ResponderExcluir
  72. Olá, pelo que você diz, venderam a posse da casa para um terceiro. Pode ainda estar em teu nome mas se venderam por contrato particular não tens mais direito ao imóvel.
    Abraços

    ResponderExcluir
  73. Olá, procure o cartório de imóveis da região onde fica localizada a casa e peça uma certidão de propriedade imobiliária em nome de tua filha informando o CPF dela. Se a casa estiver em nome dela vai aparecer na certidão. Se você tem duvida de onde fica a casa peça certidão em todos os cartórios de registro de imóveis da cidade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  74. Eu era casada e no casamento comprei uma casa financiada, eu e ele teve que assinar um documento só que eu deixei a casa pra ele . E agora quero financiar outra mais não consigo pois consta que tenho um financiamento, mais a casa tá no nome dele e noisja nos separamos, oque eu fasso??

    ResponderExcluir
  75. Olá. Pela sua informação trata-se de imóvel com beneficio do governo como por exemplo, minha casa minha vida. Para teres direito a comprar outro após separada você é obrigada a se divorciar e partilhar esta casa financiada já existente fazendo constar na escritura de divorcio e partilha que o imóvel fica integralmente com teu cônjuge e que abres mão do mesmo.A escritura de divorcio e partilha deve ser registrada na matricula deste imóvel. Após este ato podes comprar um imóvel para você. Se o banco te negou é porque o procedimento acima não foi feito. Não importa em nome de quem esta a aquisição do imóvel, o casamento e o regime de bens vincula o imóvel ao casal.
    Abraços

    ResponderExcluir
  76. Minha irmã antes de falecer passou a casa pro meu nome, mesmo ela tendo um filho ,mãe outros parentes ... quem tem direito é só eu? Afinal ela colocou no meu nome

    ResponderExcluir
  77. Olá, se sua irmã tinha outros bens de maior valor está doação é válida ebó imóvel é seu pois foi doado da parte disponível da herança.
    Se era o único imóvel da sua irmã a doação é valida👍 se os herdeiros assinaram concordando com a doação, do contrário podem anular a mesma.
    Abraços

    ResponderExcluir
  78. Boa tarde, meu esposo e sua irmã moravam em Pitanga PR, sua mãe faleceu muito nova em e quem os criou foi os avós paternos. Porém seu pai e sua mãe tinham terras. Após o falecimentodeaua mãe seu pai os abandonou e nunca mais os procurou, sendo assim criados pelos avós, depois criado por tios. Hoje já adultos querem saber como fazem pra saber se eles ainda tem direitos apesar da fazer muitos anos. Qual o melhor caminho a fazer, porém não tem CPF do pai nem dá mãe. Apenas o registro de nascimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é complicado porque tem poucas informações mas a certidão é a base para começar a pesquisa em cartórios ou judicialmente. Consulte um advogado.

      Excluir
  79. Ola meu pai é falecido a mais de quarenta anos e agora descobrimos que a última terra que ele tinha ainda pode estar no nome dele como devemos agir sobre isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se sabem onde fica podem fazer uma pesquisa nos cartórios de imóveis da região solicitando certidão de propriedade imobiliária em cada Cartório. É só apresentar nome e CPF. Abraços

      Excluir
  80. Sou casada,porém meu ex marido comprou alguns imóveis,não fizemos o divorcio ainda,mas como posso saber se está registrado no nome dele??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma certidão de propriedade imobiliária deve ser solicitada nos cartórios de imóveis da cidade onde ele os adquiriu, se tiver algo em nome dele aparece listado na certidão. Lembrando que estes imóveis devem ser listados na partilha dos bens durante o divórcio. ele não consegue vender nenhum imóvel sem a tua assinatura.
      Abraços

      Excluir
    2. Olá meu nome é Sueli queria tirar uma dúvida meu pai faleceu em 2015 e ele deixou uma herança mas a gente queria saber que tá registrado no cartório a cidade de Pernambuco o nome dele é Arlindo domingo da Silva a nome do meu pai a Cidade Vitória de Santo Antão você poderia verificar para mim por favor que ele tem algum bem no nome dele.

      Excluir
  81. Boa tarde
    Achei uma escritura provisória (instrumento particular de compromisso de vendas e compra de fração ideal de terreno e outras avenças) em meu nome como compradora e do meu pai como compromissário pela dívida. Essa compra foi feita qndo eu tinha 3meses de vida.Qndo tinha uns 2 anos ele foi embora e nunca mais tive contato. Nunca soube desse terreno. Após 36 anos achei esse documento. Como devo proceder? Como saber se existe? Se está em nome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure o cartório de imóveis da região deste endereço para saber se este compromisso foi registrado. Abraços

      Excluir
    2. Oi boa noite,
      Como eu fico sabendo se tem algum imóvel no meu nome ?

      Excluir
    3. Olá, solicite nos cartórios de imóveis da cidade uma certidão de propriedade imobiliária informando teu nome e CPF. Abraços

      Excluir
  82. Olá bom dia ! Vivo com uma pessoa q a um ano atrás comprou um imóvel com o dinheiro ganho por uma indenização de acidente de trabalho (na época ele vivia com outra pessoa). Ele comprou o imóvel e o contrato de compra e venda saiu no momento de ambos ,só q a escritura ele por infelicidade pos no nome da filha dela. Hj separados ele quer vender a casa mas ela se nega a entrar em contato com ele. Queria saber se ele tem direitos sobre o imóvel e o q deve fazer,já q ele tem como provar q nenhuma das duas tinha condições de comprar a casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se ele comprou de livre vontade em nome da filha, o imóvel é da filha. Como ele vai provar que não deu o imóvel a ela? A compra foi perfeita e dentro da lei. Procurem um advogado para ele verificar os documentos e tentar achar uma brecha na legislação que permita anular a escritura. Abraços

      Excluir
  83. Boa tarde! Sou casada em comunhão parcial de bens.
    A pergunta é: Caso me separe, meu esposo tem algum direito na minha caderneta de poupança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da situação, em geral sim mas se tiveres como comprovar que são valores depositados antes do casamento então estes valores farão parte da tua lista de bens particulares e ficam fora da partilha, já os depositados na constância do casamento serão divididos com os rendimentos em 50% para cada. Não é minha área mas é isso que costuma ocorre.

      Excluir
  84. Quando eu tinha 5 anos meu padrasto comprou um imóvel com minha mãe e colocou em meu nome é do meu irmão com o passar dos anos naceu outro irmão logo depois meu padrasto separou da minha mãe se passaram muitos anos eu casei tenho 38 anos hoje meu padrasto faleceu há 3 meses e eu gostaria de saber como está hoje essa documentação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o imóvel continua a ser seu e de seu irmão pois foi doado em vida a vocês antes do outro irmão nascer. É preciso verificar se fizeram usufruto pois se foi feito deve ser cancelado por falecimento do teu pai. Quem reside hoje neste imóvel? Você e seu irmão podem pedir a desocupação do bem se residia teu pai com uma nova família e nesse caso é como o juizado conceder 12 meses para desocupação. Procure um advogado.

      Excluir
  85. Boa noite minha mãe de criação tinha um Filho que morava em SP pois agora descobri que ele está falecido gostaria de saber se e possível descobri se ele deixou bens através do CPF dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim na cidade onde ele faleceu podem solicitar no cartório a certidão de óbito e certidões de propriedade imobiliária em nome dele. Abraços

      Excluir
  86. Meu estado e critico meu vo era bem de vida e ele acabou falecendo e ate aqui o que sei é que ele deixou um sítio em nome meu e do meu Irma com os usufruto da minha mas mais até agra não tive parte de nada desse sítio pois quem tôma conta e meu padastro e minha mae so que eles não deixa eu fazer nada la ja sou casada e nao moro com eles e eles nao me deixa vender nem alugar e so eles estão pegando dinheiro com isso no caso eles arendarao e ja venderao uma parte do sítio e a maior parte das coisas eh o advogado passando por cima dos papeis origunais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, enquanto suas tias estiverem vivas vocês não tem direito de usar e colher os frutos deste sitio. O usufruto deixado por seu avô da direito a eles de usar e fruir deste imóvel e somente após o falecimento de todos você e seu irmão terão direito.
      Ocorre que o usufruto não dá direito a venda de nenhuma parte nesse imóvel e sendo assim é preciso pela justiça questionar e anular as vendas. Só um advogado pode resolver.
      Abraços

      Excluir
  87. Bom dia, Fui contemplada com imóvel do governo e subsidio MCMV, tinha união estável mas agora me separei e meu ex quer financiar um imóvel pelo programa FGTS mas naonao consegue porque o nome dele consta no CADMUT, como ele pode retirar o nome dele já que o imóvel tem o boleto no meu nome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês tem que oficialmente por escritura pública desfazer a união fazendo constar na escritura que ele perde o direito ao imóvel que ficará integralmente com você. Se já tem essa escritura averbar na matrícula e apresente ao banco para atualizar o cadastro.
      Abraços

      Excluir
  88. por gentileza, meu pai(89 anos) faleceu há quase 2 anos e só tinha 1 apartamento e fiquei sabendo que ele fez doação desse único imóvel para uma mulher que no momento está morando nesse imóvel (meu pai era divorciado da minha mãe há 37 anos) eu e meu irmão queremos saber se temos direito nesse imóvel, e se podemos anular essa doação .Como devemos proceder nesse caso, aonde devo ir,
    não temos condições financeiras para acionar um advogado.Gratidão pela resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, procure a Defensoria pública do estado onde o advogado é gratuito para entrar com ação judicial para anular esta doação. Sendo o único imóvel a doação integral não poderia ter sido feita e principalmente pela idade de teu pai. É preciso tirar uma matricula imobiliária no cartório de imóveis da zona de endereço deste para saber realmente se ele fez a doação pois do contrario, se não estiver em nome dela é preciso que pela justiça se peça a desocupação e vocês entrem com o inventario. Não espere mais. Abraços

      Excluir
  89. Tenho a escritura de uma casa no meu nome, um rapaz, tirou a xerox e levou para trocar o proprietário, e ja faz um bom tempo, tem como eu ainda pegar essa casa de volta, eu tenho a escritura no meu nome

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sem procuração pública arquivada no tabelionato de notas ninguém troca a propriedade de um imóvel na matricula arquivada no cartório de imóveis. Se você vendeu o imóvel e recebeu não há que se falar em pegar de volta e sim em efetivar a transferência de propriedade. Em qualquer outra situação tem que ser analisado com um advogado o que pode ser feito.Abraços

      Excluir
  90. Como Fasso para saber se existe um imóvel em meu nome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você tem que fazer uma busca nos cartórios de registro de imóveis com teu nome e CPF. Peça uma certidão negativa de propriedade imobiliária. Abraços

      Excluir
  91. Gostaria de saber quem é o proprietário da casa aonde eu moro ... E de herança pro meu marido dos pais dele mas a gente não tem a escritura é nem sabe se tava no nome da mãe ou do pai ? Tem como saber se precisar ir ao cartório .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, no cartório de imóveis da região solicitem uma matrícula atualizada do imóvel com busca pelo endereço completo. Nesta vai constar o nome do proprietário. Se não for possível a busca, solicite certidão de propriedade imobiliária em nome do teu sogro e sogra. Abraços.

      Excluir
  92. ola tem como achar um imovel no nome do vo de um amigo meu ja que ele tem apenas o nome e sobrenome do vo dele?(11)9-9607-5881 se tiver como nos ajudar grato desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é preciso o numero do CPF do avô para junto ao cartório distribuidor pedir uma certidão de propriedade imobiliária. Somente o nome não irá resolver. Não existe nenhum documento que possa identificar o número do CPF dele? Certidão de óbito se ele já faleceu, tem o numero e se retira no cartório da cidade do falecimento.
      Abraços

      Excluir
  93. tirei uma casa na caixa usando o nome do meu irmão com o consentimento dele em 1998 fizemos uma novação e a poupança passou a vir no meu nome como titular. em 2007 paguei a hipoteca desse imóvel. Nesse caso quem é o dono do imóvel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se todo o procedimento foi feito por escritura registrada na matricula deste imóvel você substituiu teu irmão. Solicite ao cartório o cancelamento desta hipoteca, se você esta respondendo por tudo esta como titular. A matricula imobiliária deve sair com teu nome como proprietária.
      Abraços

      Excluir
  94. Olá, minha mãe veio a falecer e eu e minja irmã recebiamos pensão, minha irmã completou os 21 e não recebeu mais e minha parte ficou trancada ok !
    Eu sendo de menor minha irma ficou responsável por mim e essa pensão acumulou ela pegou o valor acumulado e um dos meus tios disse a ela que só daria a pensa se comprasse um terreno e uma casa em meu nome gostaria de saber como posso fazer para me informar se ha algo em meu nome pois ela me botou pra fora e trocou a casa com uma vizinha da mesma rua mas nada em cartório só de boca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sua situação necessita de análise de advogado e não sou este profissional. Você precisa urgente de um advogado e podes procurar a Defensoria Pública do estado que é gratuita. É provável que ela tenha comprado por contrato de gaveta ou de boca, o estranho é que a justiça exige comprovação. Você tem que procurar o cartório de imóveis da cidade e solicitar uma certidão de propriedade imobiliária em teu nome. Se oficialmente ela comprou algo em teu nome vai aparecer nesta certidão. Se ela comprou de boca na justiça terá que te prestar consta tendo inclusive que te devolver o dinheiro se ela não apresentar o imóvel que comprou. Como era administradora dos teus bens responde por qualquer prejuizo que te causou.
      Abraços

      Excluir
  95. saber se vendero meu imovel usando a minha assinatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, solicite ao cartório de imóveis onde esta matriculado seu imóvel uma matricula imobiliária atualizada. Se o último ato for a venda para terceiros feita por você, falsificaram tua assinatura.
      Abraços

      Excluir
  96. Olá , chega carta de IPTU da casa e fui no cartório e lá disseram que a casa não tem documento . E pode chegar carta de IPTU e a casa não ter documento? Obrigada. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta, sim. O IPTU é imposto municipal. Se você tem um terreno e constrói um imóvel o imposto deixa de incidir sobre o terreno e passa a incidir também sobre a construção, tenha você averbado esta construção na matricula do terreno ou não. No caso o proprietário não averbou a construção no cartório mas o imposto existe porque a prefeitura é quem cuida disso. Lembrando que o imposto pode existir somente sobre o terreno se a prefeitura não sabe da construção e sobre o terreno e a construção quando fica mais caro. Verifique na prefeitura
      Abraços

      Excluir
  97. Boa noite quero sabe ser acasa da minha vó tá no nome dela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure o Cartório de Registro de Imóveis responsável pelo zoneamento do imóvel e solicite uma certidão de propriedade imobiliária. É preciso o nome e CPF da tua avó.
      Abraços

      Excluir
  98. meu ex colocou um apartamento em meu nome porem não assimei nada.apos a separação eu reenvidiquei, fui vetada. tenho direito ou fui apenas laranja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um advogado, você tem direito a uma parte deste imóvel. Abraços.

      Excluir
  99. Boa tarde ligaram para mim falando que eu tinha dado entrada no indenização na Bruasquem alegando que eu tinha 2 emove que séria de alto risco e que eu queria uma indenização sendo que eu ñ fiz isso eu ñ tenho nem imóvel gostaria de sabe como fasso pra resolver isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devido a escrita não deu para entender a tua situação, procure um advogado que é o profissional que pode te dar a segurança de resolver o problema.
      Abraços

      Excluir
  100. Como posso saber se existe algum um móveis no meu nome ? Precisava do número da matrícula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, precisas fazer uma busca nos cartórios de imóveis da cidade com seu nome completo e CPF. Solicite uma certidão de propriedade imobiliária.
      Abraços

      Excluir
  101. DR. Estou em União estável a 6 anos , meu marido é corretor de imóveis tudo oque ele compra ele coloca em nome de outras pessoas , "tipo" do pai dele , mais de 4 lotes e uma área de terra, e o pai dele só tem uma chacrinha e é aposentado nem teria condições para comprar tantos imóveis assim , a única bens que meu marido tem no nome dele é o carro , ah 1 ano ele começou a ser rudi comigo , quando pedi a separação ele só rir de mim e fala não tenho nada mesmo , ha eu trabalho com ele no escritório sem salário pois achei que éra pra nós mesmo , mas agora não sei como agir , sair e deixar tudo pra ele ????? Pois já não vejo outra saída já que tudo oque ele adquire esta em nome do pai dele , e o pior que quando ele compra ele manda passar direito para não passar pelo nome dele ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe não sou advogada e tua questão é referente a direito de família. Infelizmente não tenho como te ajudar. Precisas procurar um advogado até porque fica fácil comprovar que o pai não tem condições além de estar havendo uma possibilidade de sonegação de impostos. qualquer bem que você compre e pague no nome de outra pessoa recolhe imposto estadual de doação pois o dinheiro utilizado para pagamento pertence a outra pessoa.
      Procure um advogado.

      Excluir
  102. Bom dia! Eu moro no Maranhão, mas já ouvi falar que tenho um imóvel em Uberlândia, como posso tirar essa dúvida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cassiane precisas pedir uma certidão de propriedade imobiliaria no cartório distribuidor de imóveis de Uberlândia. Podes fazer bia internet.
      Abraços

      Excluir
  103. Olá, eu gostaria de tirar umas dúvidas, eu me casei no civil com uma pessoa que já tinha outros fihos e comigo tem 2 filhos e vivemos alguns anos e nos separamos judicialmente e ficamos alguns anos separados e nesse meio tempo eu sofri um acidente e recebi uma indenização e com esse dinheiro eu investir todo na compra de uma casa e inclusive a escritura está só em meu nome e confirmando que sou separada judicialmente, só que eu acabei voltando com ele depois de algum tempo, do qual nós continuamos separados judicialmente e gostaria de saber como ficaria a minha situação com relação a casa se caso nos separar de novo ele tem direito alguma coisa?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a casa foi comprada durante a separação e portanto faz parte da tua lista de bens particulares se não foi usado dinheiro do casal que não tenha sido partilhado. No falecimento ele é herdeiro. Em nova separação vai depender.
      Abraços

      Excluir
  104. Meu ex-marido tem muitas propriedades, mas, não costa nenhuma delas em seu nome. Ele compra o proprietário que vende faz uma procuração o próprio registra em firma dizendo que vendeu e da total poderem para meu ex-marido. Mas mesmo assim não costa nada no nome dele. Como posso resolver isso e descobrir mesmo o registro em firma não és no nome dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cibele, se ele compra e revende por procuração e fica com o valor de venda, ele está sonegando imposto e informações porque ele é obrigado a informar a Receita Federal a operação no imposto de renda dele. Se o dinheiro da venda entra na conta corrente dele e ele não repassa para o vendedor, caracteriza-se o imóvel como dele. Essa operação toda pode dar problema para ele e para os vendedores que respondem com imposto sobre ganho de capital não recolhido. O banco central detém todas as informações de pagamento. Se na justiça você alega que ele compra e vende por procuração toda a movimentação financeiras destas compras e vendas estão registradas. Se ele recebe 50 mil na conta e não repassa ao mandante da procuração, este pode ser chamado a justificar.
      Em geral a procuração contém poderes para vender inclusive para si mesmo. Um advogado saberá te orientar.
      Abraços

      Excluir
  105. Como saber se a casa ainda está em meu nome

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, solicitando uma certidão negativa de propriedade imobiliária ao cartório de imóveis você saberá se ainda está em teu nome ou não. Podes pedir a matrícula atualizada. Hoje é possível em alguns estados visualizar a matrícula via internet.
      Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.

Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com

POLITICA DE COOKIES

Este site usa cookies e armazena dados como endereço do IP e localização para fins de melhorar o conteúdo específico e a visitação.Em respeito aos leitores não armazeno dados pessoais. PROSSIGA SOMENTE SE VOCÊ CONCORDAR.
Maiores informações acesse POLITICA DE PRIVACIDADE.