COMO SABER SE EXISTE IMÓVEL EM SEU NOME


Atualizado em 2017

COMO SABER SE EXISTE IMÓVEL EM SEU NOME

COMO SABER SE EXISTE IMÓVEL EM SEU NOME

Uma das principais dúvidas que vejo na Internet é de pessoas que desconfiam ter algum bem imóvel em seu nome mas não sabem como localizar ou de pessoas que vão financiar um imóvel e são informadas pelo banco que existe um imóvel em sua propriedade, que desconhecem, o que acaba por atrasar todo o processo.

Pode ocorrer mesmo que difícil, alguém colocar um imóvel em propriedade de outra pessoa mas é mais provável que seja uma fraude ou um homônimo. Na doação,o cartório solicitaria os dados do donatário para comunica-lo do feito sem a presença dele. No testamento, para ser aberto, os beneficiários tem que ser localizados, no inventario, os herdeiros também devem ser localizados e aqui sim pode ocorrer problemas.

Saber se existe algo no seu nome não é tarefa fácil. Não há como emitir uma certidão negativa de propriedade imobiliária nacional (o eterno cadastro nacional imobiliário). Cada cidade grande tem diversos cartórios, cada um responsável por uma zona de endereços. Seria demasiado caro pedir uma certidão em cada um.

A certidão negativa de propriedade imobiliária é emitida penas pelos Cartórios de registros de Imóveis nos grandes centros. Nas cidades pequenas, em geral, um único cartório de notas concentra todos os serviços.

Exitem ainda o Cartório Distribuidor de Escrituras no Fórum de cada cidade. Solicite uma Certidão em seu nome. Se for positiva trará descrito que imóvel encontra-se em sua propriedade com o respectivo número do Registro no Cartório de Imóveis. Se for Certidão Negativa, nada consta em seu nome ou não foi possivel localizar. 

Para quem precisa fazer busca em outra cidade e estado o cartório online é uma opção, com um custo muito elevado mas uma ótima opção desde que você não tenha pressa. Leva em torno de 20 dias para receber um documento e evite escolher carta registrada devido aos descumprimentos de prazos de entrega. È serviço terceirizado.

Em ações judiciais que se precisa localizar bens a penhorar, se não houver sucesso, você pode pedir ao juiz que autorize busca em cadastros diversos que somente com autorização judicial pode ser utilizador devido a proteção de dados.

Alguns estados já estão informatizados facilitando esta busca por CPF através do BR Registradores. Aqui é bem mais barato mas você deve saber em que cartórios fazer a consulta. Basta se cadastrar e pagar as taxas solicitadas e você consegue o documento mais rápido. 





Comentários

  1. Amigo tenho uma conhecida que o pai dela descobriu que tinha uma herança pra ele lá em Penanbuco,quem informou foi a Receita Federal que tinha isso pra ele,só que o pai dela faleceu e não deu tempo dele correr atrás disso,o que ela tem que fazer nesse caso???

    ResponderExcluir
  2. SE O PAI DELA NÃO CHEGOU A RECEBER ELA NÃO CONSEGUIRÁ RECEBER Á NÃO SER QUE NA ORDEM HERIDITÁRIA NÃO HAJA SUCESSORES,POR EXEMPLO SE O PAI DELA NÃO TINHA IRMÃOS ELA RECEBE

    ResponderExcluir
  3. como posso descobrir se a casa que moro com meu esposo esta so no nome dele pois nunca vi nenhuma escritura e documento compramos a casa fas dois anos por 170 mil obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanderleia Varini.
      Procure o cartório de imóveis da zona de endereço do imóvel e solicite uma matricula imobiliária atualizada. Nela vai constar em nome de quem esta o imóvel e se estiver apenas em nome de teu esposo vai constar o estado civil dele como casado e você como esposa.

      Se o regime de bens do casal é de comunhão universal ou comunhão parcial de bens fique tranquila porque qualquer imóvel que seja comprado durante o casamento pertence ao casal mesmo que tenha sido comprado em nome de apenas um dos cônjuges e assinado por este.

      Assim sendo se são casados no regime de comunhão parcial de bens e ele comprou apenas no nome dele o imóvel também pertence a você por força do regime de bens não importando se ele pagou o imóvel sozinho ou com sua ajuda. Na separação cada um tem 50% do bem e no falecimento de um de vocês o cônjuge sobrevivente é dono de 50% que não entra no inventario e nãos erá herdeiro dos 50% do esposo se tiverem filhos ou ele tiver parentes vivos(pai, mãe e irmãos). abraços

      Excluir
  4. Meu pai faleceu a três anos, não fizemos inventario por não saber se ele tinha alguma coisa. Porém chegou uma cobrança da receita esse mes como se ele possui-se algo. Como proceder? Pois ele não tinha nada, mas era laranja de algumas pessoas, mas achamos que isso havia sido resolvido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa.
      É preciso comunicar a Receita do falecimento de teu pai cancelando o CPF dele. somente indo até lá saberá do que se trata pois se ele era laranja e há bens em nome dele terão um problema bem grande pela frente. abraços

      Excluir
  5. Maria Ângela, bom dia. A empresa em que eu trabalhava irá abrir falência (por má fé) e gostaria de saber se existe alguma forma de eu saber se existe algum imóvel em nome do proprietário. Algum mecanismo de busca por nome ou CPF. Existe? Se não, como consigo saber?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo Gonçalves

      Com o nome completo do proprietário e da empresa + CPF e CNPJ você pode fazer uma busca nos cartórios de imóveis pedindo uma certidão de propriedade imobiliária e se acharem que podem estar sumindo com bens para não indenizar funcionários se pode fazer uma denuncia no Ministério do trabalho.
      abraços

      Excluir
    2. Olá
      Tenho um caso similar ao Rodrigo mas creio que haja propriedades em mais de uma cidade. Como procedo? Tenho que ir a mais de um cartório?

      Excluir
    3. Via internet com o cartório online podes pesquisar em todo o país se necessário, é mais caro mas compensa as idas e vindas que terás. Nos cartórios distribuidores também. é uma longa pesquis. abraços

      Excluir
  6. Olá bom dia, sou amigada a 4 anos tenho um filho de 3 anos com meu marido E gostaria de saber se tenho direito a alguma coisa caso venha me separar dele.
    Gostaria de saber tbm como faco pra saber se tenho algum imóvel em meu nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Para saber se tem algum imóvel em teu nome ou de teu companheiro é preciso solicitar no cartório de imóveis uma certidão de propriedade imobiliária.

      Tudo em bens que teu esposo comprou depois da união de vocês pertence a ambos e nãos eparação você tem 50% desde que o dinheiro usado no pagamento dos bens não seja proveniente de um investimento anterior a união de vocês.

      a pensão alimenticia das crianças é um direito delas paga pelo pai a você se ficar com a guarda dos filhos.

      abraços

      Excluir
  7. Minha tia morreu a 7 anos tem como saber quais bens tinha ou tem em nome dela ela não tinha filhos nem marido era sozinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvio, com o nome e o CPF dela você pode pesquisar nos cartórios de registro de imóveis se existe algum imóvel em nome dela.
      Abraços

      Excluir
  8. Boa tarde!Como passar um imóvel para o meu nome sendo q este está no nome de uma pessoa já falecida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende. Se for parente e você herdeira, através do inventario, se não fores herdeira e o falecido tiver herdeiros não é possível e se não houver herdeiros somente por usucapião daqui a 10 anos. Nesse caso tens que tomar posse do imóvel, cuidar, fazer dele tua casa, pagar todos os impostos por 10 anos e não podes ter outro imóvel em teu nome.
      abraços

      Excluir
  9. Boa tarde, tenho uma dúvida. Quando eu e meus irmãos éramos crianças meu pai comprou um lote em outro estado para cada um. Todos os meus irmãos descobriram o endereço e venderam seus lotes. Acontece que os familiares do meu pai, que moram no Estado onde foram comprados os lotes, são bastante "trambiqueiros ". Eu nunca consegui achar esse imóvel devido eu morar em outro Estado. Minha irmã quase fica sem o imóvel dela, pois tentaram adquirir uma cópia da identidade dela (com ajuda da minha mãe) para provavelmente falsificarem a assinatura. Tenho certeza que possuo um imóvel também, porém nem meu pai nem minha mãe me falam a verdade. O que fazer? Como descobrir?

    ResponderExcluir
  10. Oi Márcia

    Te respondi via email que me enviaste. abraços

    ResponderExcluir
  11. Ola tbm to com uma grande dúvidas keria saber como posso fazer para descobrir se meu pai deixou alguma herança pois so filho fora do casamento dele e fiz exame de dna e fui registrado ele faleceu tem 8 anos e nunca rescebir nem uma informaçao sobre bens dele pois moro em são paulo e ele morava no nordeste como faço pra te informaçao sobre o k ele tinha se so tenho o nome dele e dos pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tens que na cidade onde ele faleceu solicitar a copia da certidãod e óbito dele onde informa se ele deixou bens a inventariar.ou no cartório de imóveis da cidade solicitar certidão de propriedade imobiliária. Estado em outro estado vais ter que usar o cartório online que não é barato.
      abraços

      Excluir
  12. Boa tarde no atestado de obito de meu marido costa que ele deixa bens mais foi feito o inventário e logo foi vendida , e sgora eu quero comprar uma casa pela caixa só que não pode ter tido um imóvel antes , eu godtaria de saber se a caixa puxar o atestado de óbito dele ela pode descobrir que eu ja tivr um imovel por favor preciso desta resposta urgente , muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não existe impedimento para novo financiamento e compra pela CEF a não ser que a casa fosse minha casa minha vida. Nesse caso não vais conseguir.
      Abraços

      Excluir
  13. E tem mais ums coisa eu nunca registrei este imovel e nos cartorios de registros de imóveis nao costa nada em meu nome obtigada e continuação do caso a cima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas pode no imposto de renda constar que foi vendido para você ou o IPTU em teu nome, é risco.
      abraços

      Excluir
  14. Boa noite, fiquei sabendo por boatos que meu pai havia deixado um apartamento antes de morrer em meu nome, porém, eu não tinha contato com ele em vida. Como faço para descobrir si é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá com seu nome e CPF deve fazer uma busca nos cartórios de registro de imóveis pedindo uma certidão de propriedade imobiliária. Se houver vai aparecer nesta certidão.
      abraços

      Excluir
  15. olá boa noite meu avô está vivo ainda e ele passou uma parte da chacara dele em meu nome diz minha mãe
    como faco pra saber de está em meu nome mesmo não tenho contato com meu avô ja faz tempo aonde devo ir na minha cidade obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Scarlat. Procure o cartório de registro de imóveis e solicite uma certidão de propriedade imobiliária do imóvel. Se estiver em teu nome vai constar na certidão.

      abraços

      Excluir
  16. Boa tarde,
    Sei que possuo imóveis em meu nome devido a uma transição de família há uns 20 anos atrás, também sei que um dele não é na cidade onde resido, como posso realizar a pesquisa deste imóvel sem precisar ir a cada um dos cartório de cada uma das cidades possíveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo. Terás que utilizar o Cartório Online, é mais caro mas eles fazem a busca em teu CPF e te enviam a certidão.
      abraços

      Excluir
  17. Olá boa tarde recebi cobrança de 2 imóveis em nome de meu pai já falecido,fui até s prefeitura descobri mais 9 imóveis.
    Tem alguma possibilidade de fazer s pesquisa no cartório de imóveis?
    Pois a pesquisa para saber se esta em seu nome custa r$900.e no momento estou sem condições.
    Acho que usaram o nome dele como laranja.
    Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  18. Olá boa tarde recebi cobrança de 2 imóveis em nome de meu pai já falecido,fui até s prefeitura descobri mais 9 imóveis.
    Tem alguma possibilidade de fazer s pesquisa no cartório de imóveis?
    Pois a pesquisa para saber se esta em seu nome custa r$900.e no momento estou sem condições.
    Acho que usaram o nome dele como laranja.
    Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  19. Meu pai separou da minha mãe, ele diz que a casa estar no nome do outro filho dele, como posso saber se realmente a casa se encontra no nome do outro filho dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, com o endereço do imóvel procure o cartório de imóveis da região e solicite uma certidão de propriedade imobiliária. Esta certidão irá trazer o nome do proprietário. abraços

      Excluir
  20. Ola Maria Quando você diz realizar busca no Cartório Distribuidor de Escrituras da sua cidade, isso vale para escrituras realizadas em outros Estados?

    Tudo indica que meu falecido pai tenha realizado registro de um imóvel em outro estado, mas hoje de pois de 30 anos não sei com investigar.

    Como faço para descobrir (se esta em seu nome ou usufruto), como em outros registros que estão sob minha guarda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nesse casotem que fazer abusca na cidade que desconfias que ele tenha imóveis. Talvez o cartorio online te ajude se tens recursos pois é bem mais caro. Abs

      Excluir
  21. Olaa meu pai morrel a 15 anos e ouvir boatos que ele deixou um imovel no meu nome como fazo pra saber ?? Ou como faso pra saber se tem imovel no nome dele pois nao tenho cpf dele so o nome dele conpleto no meus documento tenho outros irmao que nao conheso filhos deles com outro mulher se ele morrell e nao deixou o imovel pra ninquem tenho direitos ?? Como faso pra adiquirir esse direitos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. No cartório de imóveis distribuidor solicite uma certidão de propriedade imobiliária em nome de teu pai e no teu nome, se tiver algo vai aparecer. abraços

      Excluir
  22. Eu e meu irmão, temos um imóvel que foi registrado com usos e frutos para minha mãe.a pergunta é se isso pode interferir na compra de um novo imóvel que teria ajuda de um subsídio governamental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriano.
      Sim, vai interferir pois já existe imóvel em nome de vocês mesmo sendo nua-propriedade. não interfere se for compra de imóvel que não seja MCMV com uso do teu FGTS mas para MCMV você já tem um imóvel.

      abraços

      Excluir
  23. Oi tudo bem, bom minha duvida e a seguinte: Minha tia tem um imóvel, sendo que segundo a irmã dela esta no meu nome e de uma outra tia minha! Só que ela não me deixa ver esse documento! tem como eu consultar pra saber se realmente esta no meu nome ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Augusto Nascimento

      Sim, procure o cartório de registro de imóveis da zona de endereço do mesmo e peça uma certidão de propriedade imobiliária. basta que tenhas o endereço completo do imóvel. Se não sabes a que zona pertence o imóvel, qualquer cartório te informa. A certidão trará o nome dos proprietários.
      Abraços

      Excluir
  24. Olá, bom dia!
    Meu avô antes de falecer deixou uma lote na época para cada filho, mas ele ficou com medo de colocar um dos lotes no nome do meu pai,porque ele temia que ele vendesse e eu e minha irma não ficaríamos com nada. Ele disse que iria deixar para mim, no meu nome, ele veio óbito e minha avó ficou para fazer isso, tem um ano mais o menos que ela faleceu. Eu era bebê na época e não sou próxima da parte da família do meu pai. Não tenho contato com ninguém. Como que eu faço pra descobrir se realmente foi feito o que meu avô queria? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. É preciso retirar uma certidão de propriedade imobiliária na cidade onde fica os lotes no cartório de registro de imóveis em teu nome. Se houver vai aparecer.
      abraços

      Excluir
  25. Olá, há 14 anos atrás comprei uma casa pagando o valor à vista ao proprietário. Fomos ao cartório da região e assinamos um recibo que foi registrado no próprio cartório mas nunca corri atrás da escritura da casa. Morei nessa casa durante um ano com minha ex esposa e depois me separei deixando-a lá com meus filhos. Há 5 anos eles estão morando comigo. Primeira pergunta: tem como eu encontrar a escritura ou algo que comprove que a casa é minha, pois tinha alguns documentos que minha ex escondeu achando que com a posse deles a casa seria dela. Segunda pergunta: com esse tempo dela lá, ela tem direito a casa, se quando comprei não éramos e nunca fomos casados no papel (nossa relação durou um ano)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Filipe.

      Você registrou o recibo em cartório de títulos e documentos ou apenas reconheceu firma da tua assinatura em cartório? são situações diferentes. Se só reconheceu firma o recibo tinha que estar com você, se registrou no títulos e documentos é só ir nesse cartório e pedir uma certidão que comprova o que consta no recibo e com isso entras com usucapião do imóvel. tendo sido comprado antes da união, na separação ela não tem direito. abraços

      Excluir
  26. Um imóvel q tem a certidão de ônus no nome d pessoa "A", e q na Prefeitura é constatado um débito desse imóvel. Só q é verificado nesse débito, q o nome do propietário continua, porém no CPF da pessoa "B"!
    Isso pode acontecer, ou é uma fraude, e como entrar com ação contra essa pessoa?
    E a pessoa "A" pode perder esse imóvel para a pessoa "B"?
    E como resolver essa situação para não perder esse imóvel?
    Agradeço a atenção, e fico no aguardo da resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Francisco.

      O débito referente a impostos e taxas do imóvel a este pertence e portanto acompanha a venda deste imóvel. Assim o dono na matricula pode ser A que vendeu para B por contrato particular sem passar escritura e B com este contrato transferiu o imposto para o nome dele.
      A pode ter abandonado o imóvel e B invadiu fez dele sua casa e depois declaração de posse, pagamento do imposto, etc,etc. Existem inúmeras situações, depende e cada uma a analise da solução.
      Abraços

      Excluir
  27. Um imóvel q tem a certidão de ônus no nome d pessoa "A", e q na Prefeitura é constatado um débito desse imóvel. Só q é verificado nesse débito, q o nome do propietário continua, porém no CPF da pessoa "B"!
    Isso pode acontecer, ou é uma fraude, e como entrar com ação contra essa pessoa?
    E a pessoa "A" pode perder esse imóvel para a pessoa "B"?
    E como resolver essa situação para não perder esse imóvel?
    Agradeço a atenção, e fico no aguardo da resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Frnacisco

      Te respondi via Email, parece mais um erro pois a prefeitura lança débitos em nome de quem consta na matricula salvo se é imóvel abandonado com posse de terceiros por contrato.
      Abraços

      Excluir
  28. Olá, meu caso é um pouco de novela! Soube por um amigo dá família, que meu pai financiou um apartamento na caixa econômica em meu nome antes de morrer, sem meu conhecimento! É possível? E como saber se realmente aconteceu isso? Que atitude devo tomar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rick Alisson,

      Isso só é possível se ele tinha uma procuração especifica da CEF assinado por você em cartório de notas do contrario não é possível. podes pedir no cartórios de imóveis da cidade uma certidão de propriedade imobiliária em teu nome.Se tiver algo aparece.
      Abraços

      Excluir
  29. Meu esposo comprou uma ca por consorcio depois de estarmos morando juntos (uniao estavel sem registro)e colocou na escritura que é solteiro e nao tinha compromisso nem morava com ninguem tenho algum direito caso me separe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,o que seu esposo fez foi uma fraude, falsidade ideológica mentir no contrato. Se tiveres como provar que já viviam juntos, tens direito a metade. Abraços

      Excluir
  30. Olá, meu nome é Ana lucia, tenho uma casa em uma construida em uma area da prefeitura, na candidatura da Luiza Erundina nos deu direito de posse de noventa anos, na gestao da Marta Suplicy ele fez a legalizaçao dessas obras, isso nao foi a cartorio, consta este imovel em meu nome, gostaria de saber pois me entereço pelo programa minha casa minha vida, posso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Lucia

      Não podes usar o MCMV porque já foste beneficiado com este imóvel de concessão de posse vitalicia. O beneficio de moradia governamental somente pode ser concedido uma única vez e mesmo que se desfaça deste imóvel já foste beneficiada e não podes mais usar qualquer beneficio na área habitacional.
      Abraços

      Excluir
  31. Olá! Recentemente descobri que existe um outro imóvel no nome de meu pai sendo que ele nunca fez compra dessa casa. A residencia real dele está toda regularizada na prefeitura, com IPTU todo em dia. No entando esse "novo"imóvel sob seu nome já está com dividas de iptu, imclusive prostestadas. O que deve ser feito? Ele pode vir a perder a residencia dele em função dessa outra divida? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manoel Silva

      Divida de IPTU tem como garantia o imóvel que gerou esta divida e portanto será penhorado o imóvel que tem o IPTU e vendido judicialmente. O imóvel atual fica fora desta penhora.
      abraços

      Excluir
  32. Olá td bem ?, a minha mãe mora no estado da Bahia, e ela recebeu uma correspondência da prefeitura da cidade de Cariacica Es. Dizendo que ela teria que comparecer em uma audiência de conciliação, referente a uma dividida de iptus , essa audiência seria pára um acordo em relação ao pagamento dessas dividas, a minha pergunta é : Como pode alguém que não comprou nem recebeu por herança bem nenhum e dirrepente aparecer um imóvel com divida em seu seu nome?, como resolver esse problema? Nos ajuda a resolver essa questão, ficaremos muito grato com a sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valdmir Santos

      Pode ser engano, pessoa com mesmo nome que fizeram uma busca e apareceu o nome de tua mãe. É preciso tirar uma matricula imobiliária deste imóvel para saber o que informa. Pode ser homônima com CPF diferente e na busca acharam tua mãe.
      Abraços

      Excluir
  33. Bom dia ! Gostei mto de suas dicas e eu tenho um problemão nas mãos , mãos gostaria de ajuda . Minha mãe faleceu a oito meses e e o parceiro dela a mais tempo , e a casa eata em.nome dos dois , ela tem um filho mas não sabe disso é não quero vender o imóvel e minha irmã por parte de mãe quer que venda . A casa só tem escritura de compra e venda, oq posso fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pqara a venda é preciso fazer o inventario e para o inventario é preciso reconhecer a propriedade de tua mãe e companheiro por usucapião. Sendo assim precisam procurar a Defensoria Pública para solucionar tudo isso. Judicialmente falando qualquer dos herdeiros pode após concluído o inventario solicitar a venda do imóvel e com certeza conseguirá mas antes tem que regularizar. Consultem um advogado pois cada caso é um caso.
      Abraços

      Excluir
  34. Olá , bom dia!
    Tenho 50% de um imóvel na escritura, em outra cidade , mas para passar outro imóvel para o meu nome, não pode constar que já tenho esse imóvel (outra propriedade).

    como faço para tirar o meu nome desse imóvel (revogar) para que não saia nenhum bem em meu nome quando for solicitado uma " Certidão de propriedade imobiliária" (certidão negativa de imóvel)....é possível isso? obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Para tirar de teu nome somente por compra e venda ou doação por escritura pública. Se esta querendo tira-lo do teu nome para uso de FGTS em nova compra aviso que a CEF tem levado em conta a possibilidade de a doação ser fraudulenta isto é doado para que pudesse tirar teu fundo e pode negar o uso.
      Abraços

      Excluir
  35. Olá! Sou de Minas. Tive um companheiro por quatro anos, tivemos uma filha. Mas ele acabou voltando para Pernambuco. Lá ele tem dois imóveis em seu nome. Gostaria de saber se a minha filha tem direito, e como fazer para provar a existência desses imóveis? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim sua filha é herdeira dele em todos os bens que ele possuir ao falecer. Você pode pedir no cartório de imóveis lá em Pernambuco uma certidão de propriedade imobiliária em nome e CPF dele e virá todos os bens imóveis que ele possui.
      abraços

      Excluir
  36. maria angela meu email é osvaldopascoal2017@gmail.com meus irmãos venderam os bens de meu pai e repartiram entre eles e eu morava no estado de goiás,detalhe meu pai ainda é vivo, eu e um outro irmão meu não fomos inclusos na partilha preciso saber o q eles venderam e se tem mais alguma ben do meu pai,não sei o cpf ou rg dele sei a idade e o nome completo,a certidão negativa de bens dele não pode ser passada pela net por q não tenho estes dados,vc pode me dar alguma dica sobre o q devo fazer? agradecido,até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Osvaldo Valdinho, com o nome completo de teu pai talvez se consiga as informações ou então terás que contratar um advogado para fazer uma busca na cidade de origem. Abraços

      Excluir
  37. boa noite,gostaria de saber se tem como eu recuperar um imovel do meu vo, o irmão dele roubou do meu pai,pedindo para ele assinar um papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não tenho como te dar este tipo de certeza. Direito de herança é garantido e não prescreve então procurem um advogado pois dependendo do documento assinado pode ser anulável judicialmente.
      Abraços

      Excluir
  38. ola DOUTORA:MARIA ANGELA,sou amaziado comuma mulhera 5 anos,ela deu entrada nos papeis para o divorcio,so que o ex-marido nao assinou,nesse tempo juntos adiquirimos bens juntos,so que os filhos dela estao querendo partilhar esses bens!como fasso? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, deixamos de lado o dra. não sou advogada. Se durante o casamento houveram bens estes serão partilhados no divorcio com o ex cônjuge e os bens que vocês compraram durante esta atual união, não entram na partilha pois não se comunicam com o casamento anterior.
      o advogado que representa ela no divorcio deverá informar os bens que ficam fora da partilha porque foram comprados durante a nova união.
      filhos não apitam na partilha, são herdeiros mas não existe herança de pessoa viva. Consultem um advogado.
      Abraços

      Excluir
  39. Olá bom dia, meu tio morreu tem 9 anos do que não fui ao velório dele nem na leitura do testamento ele deixou um dinheiro pra mim em vida mais tem alguma possibilidade dele ter deixado bens pra mim e eu não ter sido informada? Tenho 17 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Droid Game LJ

      É bem difícil um testamento ser aberto e lido sem que todos os herdeiros tenham sido chamados. Como na época você era menor seriam comunicados teu tutor oficial que são teus pais. Acredito que no teu caso, não tenhas feito parte do testamento s ele foi publico pois fica arquivado no cartório. Um advogado pode averiguar isso pra você. Abraços

      Excluir
  40. Boa tarde! Meu pai faleceu e eu não o conheci. Um tempo atras descobri q ele tinha falecido , só q não sei em q ano,mes e dia. Agora a irmã dele faleceu e temos q fazer um inventario e preciso da certidão de óbito e não sei como saber aonde ele foi sepultado e nem em q hospital ele faleceu.Já tenho o numero dos documentos. Por favor me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não tenho como te ajudar, você vai precisar uma pesquisa mais ampla em cartórios nacionais.
      Abraços

      Excluir
  41. Desconfio que meu pai falsificou minha assinatura ou registrou algum imóvel em meu nome, mas nunca me comunicou. Eu mantém o endereço fiscal dele como o mesmo endereço de minha casa e não é só ele, minha irmã que nem mora mais aqui, faz o mesmo e ela é casada já faz alguns anos. Meu pai se casou de novo e é meio trambiqueiro. Ele sempre faz segredo de tudo que ele faz de errado, mas eu lhe conheço. Ele já é de idade e se algo acontecer com ele, eu não vou tomar conhecimento de nada. Entende? Basta eu ir no cartório solicitar a certidão negativa de imóveis pra saber se tem alguma coisa ou isso não é tudo? Me responda, por favor. Abraços. João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João. No cartório distribuidor do Fórum da cidade solicite uma certidão de propriedade imobiliária em teu nome. se tiver algo vi aparecer. abraços

      Excluir
  42. Olá Maria tudo bem? Eu moro no RS e fui fazer um financiamento e financeira falou que eu tenho um imóvel no estado de SP como faço pra saber se isiste realmente algo meu nome desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se não tens nenhum conhecido que possa tirar uma certidão negativa de bens imóveis em teu nome lá em SP,a solução é usar o cartório online. Tens nesse caso que pedir ao banco em que cartório consta esse imóvel porque são 18 cartórios de registro de imóveis e não vais tirar uma certidão em cada um. O custo é em torno de R$ 200,00 reais incluindo o SEDEX leva de 10 a 15 dias para chegar. Se tens alguém em SP é mais barato e mais rápido. Abraços

      Excluir
  43. Pode utilizar também o link abaixo, é mai barato
    https://www.registradores.org.br/sp/pesquisa.aspx

    ResponderExcluir
  44. Ola boa noite! Meu avo faleceu a 15 anos e alguns parentes dizem que ele me deixou uma casa, porem nunca vi nenhum documento, e quem toma conta dessa casa é minha avó,qual certidão devo solicitar pra saber se tenho um imovel mo meu nome, fiquei confusa com algumas coisas que li!
    Agradeço desde ja a ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. solicite uma certidão de propriedade imobiliária no Cartório de registro de imóveis da zona de endereço do mesmo. você vai dar teu nome e CPF e eles fazem a busca, se houver vai vir os dados do imóvel.
      Abraços

      Excluir
  45. Olá boa tarde como faço pra saber se a casa do meu esposo tá registrada . pois ele só tem a Declaração No nome dele que foi feito na prefeitura da cidade onde ele tem casa .gostaria de saber por que fiz uma inscrição para ganhar casa só que a exigência é não ter nem uma casa em seu nome por que é do governo.fomo faço pra saber. Obrigada c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se ele tem escritura ou declaração de posse não vais conseguir. Tens que pedir no cartório de registro de imóveis da cidade um certidão de propriedade imobiliária ou então na CEf pedir consulta do nome dele no CADMUT- cadastro dos mutuários.
      abraços

      Excluir
  46. Olá.. . Como saber se os imoveis q meu companheiro adquiriu ainda estão no seu nome. Eu tenho os números do iptu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. IPTU não serve, tens que no cartório pedir uma certidão de propriedade imobiliária com o nome e CPF dele.
      Abraços

      Excluir
  47. Olá, bom dia.
    Meu nome é Fernanda.
    terminei uma união estável de 13 anos agora em agosto de 2017, mas NÃO registramos essa união em cartório. Temos 4 imoveis que estão em meu nome e 1 imóvel no nome dele que é casa que moramos atualmente, mas existe uma posse que estou em duvidas se esta em meu nome, creio que esteja em meu nome porque ele trouxe um documento de concessão de posse deste mesmo imóvel para eu assinar,mas eu não assinei e ele disse que poderia vender mesmo sem minha assinatura por se tratar de posse. Creio que ele não tenha vendido, queria apenas tirar do meu direito. ele pode conceder a posse sem a minha assinatura?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda

      Mesmos endo posse tudo que for vendido deve ser assinado por ambos. Ocorre que ele pode ter vendido sem informar que viva com você porque o estado civil de ambos é solteiros e fica difícil comprovar a convivência como um casal. Vais ter que consultar um advogado e na partilha dos bens tens que citar a existência dessa posse.
      abraços

      Excluir
  48. Tem como eu saber se tenho parte em alguma coisa? Alguma herança e tal,pela internet ? Com meus dados e tal,se responder,agradeço de coraçao

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Meu Blog é democrático e criticas só virão a aperfeiçoar seu conteúdo. Por outro lado elogios só vem a incentivar sua criadora.Criticas ofensivas serão apagadas, criticas construtivas serão mantidas. Se teu comentário não for respondido em 48 horas, envie um Email pois posso não ter recebido a notificação de que foi postado. Os assuntos aqui postados são amplos e podem sofrer alterações de acordo com cada caso.

DÊ PREFERÊNCIA EM ENVIAR UM EMAIL
EMAIL: mcamini150@gmail.com