/>

15/09/08

COMO SABER SE EXISTE IMÓVEL EM SEU NOME


Uma das perguntas que mais leio na Internet é de pessoas que desconfiam ter algum bem imóvel em seu nome mas não sabem como descobrir.

Considero meio sem propósito que uma pessoa não conheça os bens que possui mas nunca se sabe quando alguém lá do outro lado do país decide deixar em testamento algo para alguém e este alguém não foi localizado ou então aquele amigo mentiroso que decidiu doar um imóvel a você, disse que legalizou mas você não compareceu a lugar algum com ele para assinar qualquer papel.

O local certo onde você deve se dirigir é o Cartório Distribuidor de Escrituras da sua cidade. solicite uma Certidão em seu nome. Se for positiva trará descrito que imóvel encontra-se em sua propriedade com o respectivo número do Registro no Cartório de imóveis. Se for Certidão Negativa, nada consta em seu nome.

Simples não! E tem gente que arranca os cabelos por conta disso.

38 comentários:

  1. Amigo tenho uma conhecida que o pai dela descobriu que tinha uma herança pra ele lá em Penanbuco,quem informou foi a Receita Federal que tinha isso pra ele,só que o pai dela faleceu e não deu tempo dele correr atrás disso,o que ela tem que fazer nesse caso???

    ResponderExcluir
  2. SE O PAI DELA NÃO CHEGOU A RECEBER ELA NÃO CONSEGUIRÁ RECEBER Á NÃO SER QUE NA ORDEM HERIDITÁRIA NÃO HAJA SUCESSORES,POR EXEMPLO SE O PAI DELA NÃO TINHA IRMÃOS ELA RECEBE

    ResponderExcluir
  3. como posso descobrir se a casa que moro com meu esposo esta so no nome dele pois nunca vi nenhuma escritura e documento compramos a casa fas dois anos por 170 mil obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanderleia Varini.
      Procure o cartório de imóveis da zona de endereço do imóvel e solicite uma matricula imobiliária atualizada. Nela vai constar em nome de quem esta o imóvel e se estiver apenas em nome de teu esposo vai constar o estado civil dele como casado e você como esposa.

      Se o regime de bens do casal é de comunhão universal ou comunhão parcial de bens fique tranquila porque qualquer imóvel que seja comprado durante o casamento pertence ao casal mesmo que tenha sido comprado em nome de apenas um dos cônjuges e assinado por este.

      Assim sendo se são casados no regime de comunhão parcial de bens e ele comprou apenas no nome dele o imóvel também pertence a você por força do regime de bens não importando se ele pagou o imóvel sozinho ou com sua ajuda. Na separação cada um tem 50% do bem e no falecimento de um de vocês o cônjuge sobrevivente é dono de 50% que não entra no inventario e nãos erá herdeiro dos 50% do esposo se tiverem filhos ou ele tiver parentes vivos(pai, mãe e irmãos). abraços

      Excluir
  4. Meu pai faleceu a três anos, não fizemos inventario por não saber se ele tinha alguma coisa. Porém chegou uma cobrança da receita esse mes como se ele possui-se algo. Como proceder? Pois ele não tinha nada, mas era laranja de algumas pessoas, mas achamos que isso havia sido resolvido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa.
      É preciso comunicar a Receita do falecimento de teu pai cancelando o CPF dele. somente indo até lá saberá do que se trata pois se ele era laranja e há bens em nome dele terão um problema bem grande pela frente. abraços

      Excluir
  5. Maria Ângela, bom dia. A empresa em que eu trabalhava irá abrir falência (por má fé) e gostaria de saber se existe alguma forma de eu saber se existe algum imóvel em nome do proprietário. Algum mecanismo de busca por nome ou CPF. Existe? Se não, como consigo saber?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo Gonçalves

      Com o nome completo do proprietário e da empresa + CPF e CNPJ você pode fazer uma busca nos cartórios de imóveis pedindo uma certidão de propriedade imobiliária e se acharem que podem estar sumindo com bens para não indenizar funcionários se pode fazer uma denuncia no Ministério do trabalho.
      abraços

      Excluir
    2. Olá
      Tenho um caso similar ao Rodrigo mas creio que haja propriedades em mais de uma cidade. Como procedo? Tenho que ir a mais de um cartório?

      Excluir
    3. Via internet com o cartório online podes pesquisar em todo o país se necessário, é mais caro mas compensa as idas e vindas que terás. Nos cartórios distribuidores também. é uma longa pesquis. abraços

      Excluir
  6. Olá bom dia, sou amigada a 4 anos tenho um filho de 3 anos com meu marido E gostaria de saber se tenho direito a alguma coisa caso venha me separar dele.
    Gostaria de saber tbm como faco pra saber se tenho algum imóvel em meu nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Para saber se tem algum imóvel em teu nome ou de teu companheiro é preciso solicitar no cartório de imóveis uma certidão de propriedade imobiliária.

      Tudo em bens que teu esposo comprou depois da união de vocês pertence a ambos e nãos eparação você tem 50% desde que o dinheiro usado no pagamento dos bens não seja proveniente de um investimento anterior a união de vocês.

      a pensão alimenticia das crianças é um direito delas paga pelo pai a você se ficar com a guarda dos filhos.

      abraços

      Excluir
  7. Minha tia morreu a 7 anos tem como saber quais bens tinha ou tem em nome dela ela não tinha filhos nem marido era sozinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvio, com o nome e o CPF dela você pode pesquisar nos cartórios de registro de imóveis se existe algum imóvel em nome dela.
      Abraços

      Excluir
  8. Boa tarde!Como passar um imóvel para o meu nome sendo q este está no nome de uma pessoa já falecida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende. Se for parente e você herdeira, através do inventario, se não fores herdeira e o falecido tiver herdeiros não é possível e se não houver herdeiros somente por usucapião daqui a 10 anos. Nesse caso tens que tomar posse do imóvel, cuidar, fazer dele tua casa, pagar todos os impostos por 10 anos e não podes ter outro imóvel em teu nome.
      abraços

      Excluir
  9. Boa tarde, tenho uma dúvida. Quando eu e meus irmãos éramos crianças meu pai comprou um lote em outro estado para cada um. Todos os meus irmãos descobriram o endereço e venderam seus lotes. Acontece que os familiares do meu pai, que moram no Estado onde foram comprados os lotes, são bastante "trambiqueiros ". Eu nunca consegui achar esse imóvel devido eu morar em outro Estado. Minha irmã quase fica sem o imóvel dela, pois tentaram adquirir uma cópia da identidade dela (com ajuda da minha mãe) para provavelmente falsificarem a assinatura. Tenho certeza que possuo um imóvel também, porém nem meu pai nem minha mãe me falam a verdade. O que fazer? Como descobrir?

    ResponderExcluir
  10. Oi Márcia

    Te respondi via email que me enviaste. abraços

    ResponderExcluir
  11. Ola tbm to com uma grande dúvidas keria saber como posso fazer para descobrir se meu pai deixou alguma herança pois so filho fora do casamento dele e fiz exame de dna e fui registrado ele faleceu tem 8 anos e nunca rescebir nem uma informaçao sobre bens dele pois moro em são paulo e ele morava no nordeste como faço pra te informaçao sobre o k ele tinha se so tenho o nome dele e dos pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tens que na cidade onde ele faleceu solicitar a copia da certidãod e óbito dele onde informa se ele deixou bens a inventariar.ou no cartório de imóveis da cidade solicitar certidão de propriedade imobiliária. Estado em outro estado vais ter que usar o cartório online que não é barato.
      abraços

      Excluir
  12. Boa tarde no atestado de obito de meu marido costa que ele deixa bens mais foi feito o inventário e logo foi vendida , e sgora eu quero comprar uma casa pela caixa só que não pode ter tido um imóvel antes , eu godtaria de saber se a caixa puxar o atestado de óbito dele ela pode descobrir que eu ja tivr um imovel por favor preciso desta resposta urgente , muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não existe impedimento para novo financiamento e compra pela CEF a não ser que a casa fosse minha casa minha vida. Nesse caso não vais conseguir.
      Abraços

      Excluir
  13. E tem mais ums coisa eu nunca registrei este imovel e nos cartorios de registros de imóveis nao costa nada em meu nome obtigada e continuação do caso a cima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas pode no imposto de renda constar que foi vendido para você ou o IPTU em teu nome, é risco.
      abraços

      Excluir
  14. Boa noite, fiquei sabendo por boatos que meu pai havia deixado um apartamento antes de morrer em meu nome, porém, eu não tinha contato com ele em vida. Como faço para descobrir si é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá com seu nome e CPF deve fazer uma busca nos cartórios de registro de imóveis pedindo uma certidão de propriedade imobiliária. Se houver vai aparecer nesta certidão.
      abraços

      Excluir
  15. olá boa noite meu avô está vivo ainda e ele passou uma parte da chacara dele em meu nome diz minha mãe
    como faco pra saber de está em meu nome mesmo não tenho contato com meu avô ja faz tempo aonde devo ir na minha cidade obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Scarlat. Procure o cartório de registro de imóveis e solicite uma certidão de propriedade imobiliária do imóvel. Se estiver em teu nome vai constar na certidão.

      abraços

      Excluir
  16. Boa tarde,
    Sei que possuo imóveis em meu nome devido a uma transição de família há uns 20 anos atrás, também sei que um dele não é na cidade onde resido, como posso realizar a pesquisa deste imóvel sem precisar ir a cada um dos cartório de cada uma das cidades possíveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo. Terás que utilizar o Cartório Online, é mais caro mas eles fazem a busca em teu CPF e te enviam a certidão.
      abraços

      Excluir
  17. Olá boa tarde recebi cobrança de 2 imóveis em nome de meu pai já falecido,fui até s prefeitura descobri mais 9 imóveis.
    Tem alguma possibilidade de fazer s pesquisa no cartório de imóveis?
    Pois a pesquisa para saber se esta em seu nome custa r$900.e no momento estou sem condições.
    Acho que usaram o nome dele como laranja.
    Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  18. Olá boa tarde recebi cobrança de 2 imóveis em nome de meu pai já falecido,fui até s prefeitura descobri mais 9 imóveis.
    Tem alguma possibilidade de fazer s pesquisa no cartório de imóveis?
    Pois a pesquisa para saber se esta em seu nome custa r$900.e no momento estou sem condições.
    Acho que usaram o nome dele como laranja.
    Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  19. Meu pai separou da minha mãe, ele diz que a casa estar no nome do outro filho dele, como posso saber se realmente a casa se encontra no nome do outro filho dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, com o endereço do imóvel procure o cartório de imóveis da região e solicite uma certidão de propriedade imobiliária. Esta certidão irá trazer o nome do proprietário. abraços

      Excluir
  20. Ola Maria Quando você diz realizar busca no Cartório Distribuidor de Escrituras da sua cidade, isso vale para escrituras realizadas em outros Estados?

    Tudo indica que meu falecido pai tenha realizado registro de um imóvel em outro estado, mas hoje de pois de 30 anos não sei com investigar.

    Como faço para descobrir (se esta em seu nome ou usufruto), como em outros registros que estão sob minha guarda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nesse casotem que fazer abusca na cidade que desconfias que ele tenha imóveis. Talvez o cartorio online te ajude se tens recursos pois é bem mais caro. Abs

      Excluir

Meu Blog é democrático e criticas só virão a aperfeiçoar seu conteúdo. Fique a vontade para criticar, elogiar, sugerir ou implorar, eh,he,he.
Criticas ofensivas serão apagadas, criticas construtivas serão mantidas,
Se teu comentário não for respondido em 24 horas, envie um Email pois posso não ter recebido a notificação de que foi postado.

DÊ PREFERÊNCIA EM ME ENVIAR UM EMAIL

EMAIL: mcamini150@gmail.com